Saturday, March 27, 2010

AS NOSSAS ENTREVISTAS


ENTREVISTA COM... MARCO SILVA

ÁRBITRO E CANTOR


O REMATE- De onde és natural.?
MARCO SILVA- Sou natural da freguesia de São Mateus, Ilha Terceira, Açores

O REMATE- Onde começou a praticar futebol.?
MARCO SILVA – Fui guarda-redes do Marítimo de São Mateus em Juniores-B durante uma época, depois deixei, uns 10 anos depois voltei ao futebol e joguei numa equipa da INATEL mas era mais jogos treinos, também abandonei e só mais tarde tirei o curso de arbitragem.

O REMATE – Tinha em mente ser árbitro ou aconteceu tirar o curso por mero acaso.?
MARCO SILVA – Não foi por mero acaso porque sempre gostei da arbitragem, claro que não foi uma coisa que nasceu logo comigo, uns anos mais tarde tirei o curso através de um cunhado meu que me incentivou e me disse, se gostas da arbitragem vai, tirei então o curso onde correu tudo bem e até hoje já tenho 10 anos de arbitragem.

O REMATE – Onde tirou o curso.?
MARCO SILVA – Foi na Ilha Terceira, há 10 anos atrás foi como estagiário, dois anos mais tarde como árbitro de segunda categoria, e há seis anos para cá sou árbitro de primeira categoria.

O REMATE – Sendo tu um árbitro de primeira categoria, quais os jogos que podes apitar.?
MARCO SILVA – Posso apitar todos os jogos de futebol a nível Açores, em seniores, Juniores-A, B e C, escolas, como disse, todo o futebol a nível Açores.

O REMATE – Como sabe a nível nacional, internacional e regional há sempre jogos com muitos problemas, no teu caso já teve algum jogo em que aconteceu problemas.?
MARCO SILVA – Há jogos mais difíceis do que outros, não se pode facilitar quando os jogadores querem complicar, não posso dizer que sou melhor do que os outros porque também falho às vezes nas minhas decisões, mas faz parte de mim pensar sempre em não errar por maldade.

O REMATE – Quando apitas um jogo é sempre com os mesmos auxiliares, ou trocas de jogo para jogo.?
MARCO SILVA- Em todos os jogos são sempre os mesmos auxiliares, os mesmos assistentes.

O REMATE – Quem é que fornece o uniforme a vocês, é a Associação de árbitros ou são vocês que o compram.?
MARCO SILVA – Todo o material que o árbitro usa é adquirido por ele, normalmente a Associação de Futebol de Angra do Heroísmo também oferece os equipamentos, mas desde os apitos, cartões, equipamentos, botas, bandeirolas é tudo comprado pelo árbitro.

O REMATE – Segundo sei a Federação Portuguesa de futebol é que concorre com essas despesas, pelo menos no continente, então porque razão nos Açores não trabalha assim.?
MARCO SILVA – Acontece que a Federação Portuguesa de Futebol dá os equipamentos aos árbitros federados da primeira categoria nacional, aos escalões mais baixos, como os distritais eles já não dão.

O REMATE – Quer dizer que, a nível regional são vocês que tem de pagar tudo, e acho que isso deve ser muito dispendioso, não é.?
MARCO SILVA – É bastante mesmo, imagina que mandas buscar três camisas de manga curta, outras três de manga comprida, três calções, três pares de meias, um saco, lá nos Açores todo este material pode sair à volta de quase 600 euros.

O REMATE – E qual é o pagamento a um árbitro nos regionais.?
MARCO SILVA – Os pagamentos não são de valores muito altos, um jogo de seniores é à volta de 26 euros, um dos juniores-A é perto de 19 euros, um jogo de juniores-B são 16 euros, são valores muito baixos.

O REMATE – Esses valores é o pagamento do árbitro, ou é igual também para os árbitros auxiliares.?
MARCO SILVA – O valor é igual para os três, mas eu acho que acima de tudo deve-se estar lá dentro por amor à camisola, não só por causa do dinheiro.

O REMATE – Sei que além de seres árbitro de futebol e já teres jogado futebol, és também cantar, como podes conciliar isto tudo no teu dia a dia.?
MARCO SILVA – Há seis anos para cá e em tudo que havia cortejo ou tudo o que se inventava na escola, festas e outras coisas, o Marco estava lá, mas na altura eu era um pessoa tímida que só olhava para o tecto quando a professora dizia, Marco vem cantar uma música ao quadro, eu ia e nunca conseguia olhar na cara das pessoas, olhava sempre para o tecto, graças a Deus uma coisa que gosto e sempre gostei foi de cantar, tenho quatro CDs no mercado, um primeiro disco de prata, e graças a Deus as pessoas gostam dos meus espectáculos, da minha música.

O REMATE – Até agora sentes-te realizado por tudo aquilo que já fizeste. Na arbitragem e na música.?
MARCO SILVA – Graças a Deus estou satisfeito e tenho mais alguns projectos para o futuro, e que se Deus quiser vão ser realizados.

O REMATE – É a primeira vez que vens ao Canadá?
MARCO SILVA – Sim, é a primeira vez que venho aqui, estou a gostar muito já estive nos Estados Unidos da América e vou estar lá de novo em Setembro e agora futuramente vamos ver o que vai acontecer.

O REMATE – É verdade que em Junho vens de novo actuar aqui na cidade de Cambridge.?
MARCO SILVA – É verdade, venho actuar na festa do Divino Espírito Santo do Império de São João, a convite da Comissão que falou comigo há mais de quatro meses, e será com muito gosto que venho cá.

O REMATE – Está satisfeito da maneira como te acolheram aqui.?
MARCO SILVA – Tenho sido muito bem recebido, desde as pessoas com quem falo, nos clubes onde entro, onde me encontro sou sempre bem recebido.

O REMATE – Quando sais-te da Terceira esperavas ser assim tão bem recebido pelos nossos emigrantes.?
MARCO SILVA – Esperava porque o imigrante recebe um irmão que vem de longe sempre com um abraço muito forte, quando estive nos Estados Unidos da América fui recebido da mesma maneira, e vi que toda a gente tem a vontade de pagar, de dar e de partilhar comigo de tudo um pouco, isto para mim é muito bom.

O REMATE – Porque motivo vieste agora e não na época de verão.?
MARCO SILVA – Vim agora a convite de um empresário, o senhor Raúl Ferreira, e no Verão venho a convite dos senhores Jerónimo Silveira, Hildeberto Alves e toda a direcção do Império de São João.

O REMATE – Dentro de dias vais voltar para a Ilha Terceira, mas eu gostava de saber o que levas de melhor desta tua estadia entre nós.
MARCO SILVA – Olhe, levo tudo de bom, acho que não há palavras para descrever a maneira como fui recebido e tratado aqui, foi tudo muito bom, desde as amizades que fiz, das pessoas com quem falei, foi tudo de bom e não tenho mais para descrever neste sentido.

O REMATE – Para terminar esta entrevista querer deixar algum agradecimento a alguém em especial ou queres agradecer a todos por igual.?
MARCO SILVA – Quero agradecer a todas as pessoas de um modo em geral, quero deixar um grande abraço a todas as pessoas que me tem apoiado, as pessoas que tem andado comigo como o Hildeberto Alves o Jerónimo Silveira, a Senhora Fátima, o senhor Raúl Ferreira, enfim para todos os que me tem apoiado. Acho que nunca mais vou esquecer esta viagem. Volto em Junho e se venho mais vezes não sei, isso só depende das pessoas que me queiram convidar para actuar aqui.

HILDEBERTO ALVES

No comments: