Thursday, August 9, 2007

AS NOSSAS ENTREVISTAS- LUÍS DUARTE


LUÍS DUARTE, DIRECTOR DO QUINZENÁRIO

'' SEARA VERDE '' DA VILA DA POVOAÇÃO

SÃO MIGUEL AÇORES

Esteve á poucas semanas entre nós Luís Duarte, Presidente do Quinzenário
Seara Verde, que vai promover o 1º Congresso de Imprensa Não -Diária a ter lugar no Vale das Furnas na Ilha de S. Miguel nos dias 12, 13 e 14 de Outubro.

Foi sobre este evento que na ocasião aproveitamos para lhe colocar algumas perguntas.

O REMATE- O que o levou a visitar a cidade de Cambridge onde vive uma grande comunidade de expressao Portuguesa?
LUÍS DUARTE - Ora bem, a minha vinda a Cambridge está dentro de um programa que foi estabelecido nos Açores, como sabe somos um jornal Quinzenário de pequena dimensão, e no qual toda a gente que trabalha no Seara Verde são tudo colaboradores que trabalham por amor à camisola, como disse já estive nos Estados Unidos, em Montreal e agora aqui em Cambridge, e para semana em Toronto, com o mesmo objectivo. Como sabe nós fizemos um projecto e apresentamos ao Governo Regional para fazer o congresso de Imprensa não-diária, e a ideia agradou às entidades envolvidas, e nós, em colaboração com a Universidade dos Açores e a Associação de Imprensa Portuguesa, avançamos com o projecto, ora bem, o projecto está com pernas para andar e realiza-se o congresso a 12 ,13, e 14 de Outubro, e vim com o objectivo de convidar os jornais não diários e alguns diários, desde que seja de língua Portuguesa e que diga respeito às Comunidades açorianas de forma que aqui viemos pessoalmente para participarem no congresso no Vale das Furnas em São Miguel.

O REMATE - Qual a mensagem gostaria de deixar a esta comunidade Portuguesa que vive em Cambridge à mais de 40 anos, mas que não esquecem as suas origens, com a qual contactou de perto durante os dias que aqui esteve.?
LUÍS DUARTE - Ora bem, a minha estadia aqui foi duma recepção explendida
desde todas as pessoas e algumas que não conhecia, inclusivamente do jornal O Remate as pessoas responsaveis, e quer dizer-vos que os jornais pequenos nas comunidades, e dou exemplo do jornal O Remate, só sobrevive se toda a gente colaborar, e quando houver colaboração e não digo muitas vezes de publicidade, mas de colaboraçao escrita, na cobertura de evento e temos que pensar que os jornais pequenos não são ligados a uma emprensa, são todavia duma comunidade, são um meio de comunicação, um veículo de informação na comunidade e por isso devem colaborar. Como sabe já sou um visitante de Cambridge por duas ou três vezes, num futuro esperovisitar novamente a comunidade de Cambridge.Obrigado a todos.

O Remate - Gostaria de agradecer ao Seara Verde na pessoa do seu Presidente Luís Duarte pelo o convite que nos fez para participarmos nesse Congresso que certamente será uma óptima ocasião para ganhar experiências, pois vamos fazer o possível para que alguém possa eventualmente estar nesse congresso.
Obrigado.

DURVAL PEREIRA

No comments: