Friday, September 18, 2009

BOLETIM DESPORTIVO '' O REMATE''

EDIÇÃO # 233

17 DE SETEMBRO DE 2009

O REMATE DESPORTIVO

O REMATE


BOLETIM DESPORTIVO ''O REMATE'' CAMBRIDGE, ONTÁRIO, CANADÁ

DIRECTOR: DURVAL PEREIRA

CHEFE DE REDACÇÃO: LAURÉNIO RESENDES

REPORTER PRINCIPAL: HILDEBERTO ALVES

COMPILAÇÃO DO BOLETIM..... LAURÉNIO RESENDES

Para publicidade contacte: HILDEBERTO ALVES – 519-635-7041

ANO-10 * EDIÇÃO # 233* 17 DE SETEMBRO DE 2009

QUINZENAL * SAI ÀS 5ª - FEIRAS



CONTACTOS: Laurénio Resendes: Tel. 519-623-1636
E-Mail: lresendes@hotmail.com

Durval Pereira: Tel. 519-621-2093 * Hildeberto Alves: Tel. 519-740-0230

Para anúncios Hildeberto Alves: Tel. 519-635-7041

* Compilação do Jornal: Laurénio Resendes

Website: www.oremate-jornal.blogspot.com


OS NOSSOS PATROCINADORES


O BOLETIM DESPORTIVO '' O REMATE'' TEM O PRECIOSO APOIO DAS SEGUINTES FIRMAS:

REAL ESTATE

Norm & Dennis Gouveia da RE/MAX: 519-241-8222 ou 519-241-2394
Marie Miller da Prudential: 519- 658-0936
John Moniz da Prudential: 519-621-2000
Diogo Duarte- Remax: 519-240-5977

INSPEÇÃO DE CASAS

Castlewwod - Ed Pereira: 519 - 267-2506


CONTRUÇÃO- Framing and Roofing

Cabral Framingo & Roofing: 519-622-4989


CAFÉ E RESTAURANTES

Wall Street @ Saginaw Golf Club: 519-520-0322
Cabana-Bar e Vídeo Hut: 519- 621-2791
Mamas Maria's Grill: 519-624-9782


SERVIÇO DE CATERING

Classic Catering Service:519-465-2233 ou 519-241-0106
Armenian Community Centre: 519-623-4812
Joe Leite Catering: 519-740-0728

MERCEARIAS PORTUGUESAS

Franky's Mini-Market: 519-622-1280


PADARIAS PORTUGUESAS

Da Silva Portuguese Bakery: 519-622-7042
Azores Cambridge Bakery: 519-623-2660


GARAGENS PORTUGUESAS

Franklin Auto Body: 519-740-6846
Carlos Couto-Mecânico: 519-594-1662
Timothy Andrew Automobiles: 519-6547044

COMPANHIA DE SEGUROS

João Raposo- Seguros: 519-623-6300 ext. 26


PROGRAMAS DE RÁDIO

Programa de Rádio CKMS: 519-884-2567


SERVIÇO DE CÓPIAS

Print Three- Copier: 519-623-9588


FOTOGRAFO PORTUGUÊS

Veríssimo Santos- Fotografo: 519-62O3-9060


DENTISTAS

DR. MARK LOYER D.D.S. - 519-622-5950


TRATAMENTO DA PELE

Dra. Sandra Goy- 519-621-2325


COMPANHIA DE CARPETES E MOSAICOS

Dunbar Carpetes : 519-623-3530


MÚSICA PARA FESTAS

Music Nation D. J. ... Luís Almeida....519-653-1605

EDITORIAL.. LAURÉNIO RESENDES


EDITORIAL.. LAURÉNIO RESENDES


Apuramento em risco !!



Sou optimista por natureza, mas em certas ocasiões penso duas vezes antes de me mentalizar a acreditar que os desejos se concretizam, e é isso que neste momento me acontece em relação à nossa selecção. Depois da dupla jornada da equipa das quinas que se saldou por um empate e uma vitória, as contas continuam muito baralhadas, ou melhor, as hipóteses de apuramento são muito remotas, direi mesmo, o apuramento para o mundial da África do Sul ainda é possível, mas só se acontecer um milagre. Com apenas dois jogos para realizar Portugal tem forçosamente de vencer os seus jogos e esperar que a Suécia perca pontos nos seu confronto com a Dinamarca. Neste momento Portugal está em 3º lugar com 13 pontos, menos dois que a Suécia e só uma derrota dos suecos nos garantirá acabar o apuramento na 2ª posição e depois disputar um jogo extra contra um 2º classificado de outro grupo. A Dinamarca ganhar à Suécia não será coisa do outro mundo, mas será que a nossa selecção irá ganhar os dois jogos que faltam e se terminar no 2º lugar conseguirá ganhar o jogo contra outro 2º classificado? Tudo pode acontecer, mas as minhas dúvidas são fundamentadas nas fracas exibições que Portugal tem feito e deixam muito a desejar. A sina do português é esta, acabar as fases de apuramento sempre com o credo na boca e de calculadora na mão, vamos esperar que o tal milagre aconteça.




LAURÉNIO RESENDES

HOJE REMATO EU.... POR DURVAL PEREIRA


HOJE REMATO EU.... POR DURVAL PEREIRA


Braga assegura liderança


Com muito para jogar, como é sabido a quarta jornada trouxe duas goleadas, Porto e Benfica foram quem mais marcou na jornada, mas maior destaque porém é outro, embora com vitória tangencial o Braga bateu o Marítimo na difícil deslocação aos Barreiros, com este resultado os Arsenalistas garantiram a quarta vitória consecutiva.

Só ainda se concluiu a quarta jornada, o que manifestamente é pouco e este Sporting de Braga parece com o grande desempenho e atitude de guerreiro como diz seu treinador, normalmente por esta altura os mais directos adversários costumam estar no topo do nosso futebol, mas até aqui os grandes vão somando vitórias com algumas goleadas, à excepção do Sporting que aparentemente não está a render o que seria de esperar .

O Braga que se mantenha na Liderança com todo o mérito, é até agora a melhor equipa numa altura e que, a uma semana, recebe o Porto num jogo com muita expectativa atendendo às posições que ocupam nesta altura na Liga Sagres, espera-se um grande jogo e acima de tudo uma grande enchente, entretanto por estas paragens se avançam com alguns prognósticos, vamos ver até que ponto vai ser o desfecho desse jogo que aí vem.



DURVAL PEREIRA

O MEU APONTAMENTO ---- HILDEBERTO ALVES


O MEU APONTAMENTO -- HILDEBERTO ALVES


FC PORTO REPRESENTOU BEM PORTUGAL



Meus caros leitores e desportistas e aqueles que estão a par do futebol a nível nacional e internacional sabem que o F C do Porto na passada terça- feira jogou para a Liga dos Campeões e logo na primeira jornada teve de defrontar a poderosa equipa inglesa do Chelsea com a qual perdeu por 1-0, mas na realidade e por aquilo que o Porto jogou e como encarou o jogo não teve medo do seu adversário, mesmo com este a jogar em casa e perante o seu público. Depois de terminado o jogo eu cheguei à conclusão que o resultado é enganador, embora reconheça que o Chelsea criou mais oportunidades, mas também tenho que dizer, como português e apesar do Porto não ser o meu clube preferido, está visto e revisto que o FC Porto tem dignidade e qualidade como tem mostrado nos últimos anos de ser a equipa que melhor representa Portugal na Europa, digo isto com sinceridade, mas não para desvalorizar o meu clube nem o clube dos nossos amigos leitores.



HILDEBERTO ALVES


AUTOGOLO........Por MANOEL AREDE


AUTOGOLO........Por MANOEL AREDE



AUTOGOLO CONTINUA COM PORTUGAL NO APURAMENTO PARA A COPA DO MUNDO DE 2010 !

Nós adeptos da equipa lusa, continuamos esperando uma grande exibição do Seleccionado comandado pelo sr. Carlos Queiroz, agora os jogos serão em terras lusitanas, Lisboa, e Guimarães, sendo no dia 10 de Outubro o jogo mais importante contra a equipa da Hungria, nesse mesmo dia Dinamarca jogando em casa encontra o Seleccionado da Suécia, que precisa vencer para tentar a sua classificação no dia 14 de Outubro jogando contra a equipa da Albânia, em seu campo, com todos os seus adeptos presentes, o mesmo é esperado pelos adeptos portugueses, que precisa vencer bem as equipas da Hungria, e de Malta, mesmo vencendo esses jogos, o Seleccionado de Portugal pode não se classificar, pois depende de resultados negativos da Dinamarca e da Suécia, mas estamos mais tranquilo com a nova postura do sr. Carlos Queiroz, convocando, e escalando os melhores jogadores de Portugal na actualidade, precisávamos de um milagre para conseguir a classificação, e penso que ele vai acontecer, Quem Viver Vera
Você leitor amigo, está satisfeito com o técnico Carlos Queiroz, diga sim ou não e porque ? deixe aqui a sua opinião, ou faça um comentário, pode enviar por e-mail para manoel.arede@gmail.com
Manoel Arede directo do Bar Rio Pomba News em Rio Pomba/MG/Brasil

CONVERSANDO COM.... JOÃO MACIEL


JOÃO MACIEL



O REMATE –Tenho conhecimento que em breve vais aos Estados Unidos para conviveres com antigos colegas da Universidade onde estudaste. Como aconteceu haver esse encontro.?

JOÃO MACIEL – É verdade, vou-me deslocar aos Estados Unidos, mais concretamente ao estado de Illinois, a uma pequena vila de nome Macomb, Illinois onde estudei numa Universidade que fica no sul de Chicago a 5 horas de distância. Na década de 70, concretamente entre 1974 e 1977 estive lá a estudar, recebi uma bolsa de estudo e fui para lá estudar e jogar futebol. A Universidade todos os anos organiza um encontro entre ex-alunos e e ex- jogadores para conviverem em conjunto e até fazem uma brincadeira de um jogo tipo, casados e solteiros, e como já náo ia lá à vinte e tal anos, decidi este ano ir , e por duas razões: a primeira porque tenho um colega meu que vive aqui em Ayr, com quem andei também na escola, o Andy Queen, e quem segue o futebol local deve-se lembrar dele porque jogou muitos anos no Cambridge FC, e também porque este ano calhou que muitos colegas com quem joguei naquele período de 1974 a 1977 decidiram também ir, segundo sei vão lá estar 13 ou 14 colegas, portanto é uma oportunidade não só para rever o meu ex-treinador, que já não treina, está reformado e para ver os muitos colegas com quem joguei.


O REMATE – O que pensas do actual futebol local.?

JOÃO MACIEL – Esta é uma pergunta que me fazem quando nós falamos sobre o futebol e é uma pergunta delicada porque muita coisa mudou, o futebol daquele tempo era muito diferente do de hoje, era um futebol muito mais maduro, muito mais evoluido do ponto de vista dos atletas que jogavam, do compromisso e do empenho que tinham pela camisola, e pelo amor que tinham pelo clube que representavam, as coisas mudaram de muita forma, eu acho que é como comparar o futebol de antigamente e o de agora como comparar uma laranja com uma cebola, são coisas que comemos, mas com sabores completamente diferentes, hoje há excelentes jogadores mesmo dentro da nossa comunidade, mas eu acho que não se pode comparar com o futebol anterior.

O REMATE – João, para terminar queres deixar alguma mensagem nas páginas do REMATE.?

JOÃO MACIEL – Eu agradeço sempre a oportunidade que vocês me têm dado durante estes anos todos de poder falar com a comunidade, tenho imenso respeito pela comunidade portuguesa, não só do ponto de vista futebolistico porque realmente é onde sou mais conhecido, últimamente sou também conhecido pelo meu trabalho na ‘’Rádio Sons de Portugal ‘’ , e desta forma continuo a ter grande respeito pela comunidade, uma comunidade fantástica, e apenas agradeço a oportunidade seja através do REMATE ou do programa que faço todos os sábados de poder continuar a ter contacto com a nossa comunidade e todas as vezes que vejo pessoas amigas ou relacionadas com o futebol que já não via à muitos anos, ou pessoas quer me ouvem todas as semanas, as palavras de agrado, as palavras positivas que me dão é o que faz com que nós continuemos a trabalhar, sei que isto é da mesma forma a maneira que vocês trabalham para O REMATE.

O REMATE – Na lista de melhores marcadores estás referenciado como o melhor entre os melhores com um recorde que já dura à muitos anos, não é verdade.?

JOÃO MACIEL – Lembro-me que o meu treinador na Universidade dizia que há um ditado inglês que diz: ‘’Não há letra I na palavra team’’ ele queria dizer com isto que a referência de uma equipa de futebol é o colectivo, não o individual, enfim, este meu recorde devesse ao facto de eu ter jogado com grandes jogadores e grandes equipas, porque recordes individuais para mim são bons quando uma pessoa trinta e três anos depois olha para a lista dos marcadores e vê que realmente continua no topo de uma lista onde tem passado muitos e bons jogadores durante estes 33 anos e nunca conseguiram ultrapassar o número de golos que marquei e dei a marcar, mas eu acho que o ponto final disso é que se deve aos colegas com quem joguei, excelentes jogadores e excelentes treinadores.

O REMATE - Sentes-te realizado ou achas que podias ir mais além como jogador?.

JOÃO MACIEL – Devemos olhar para trás mas num ponto positivo, porque olhar para trás e dizer eu tenho pena de não ter feito isto ou aquilo, não é bom, os anos passam e a gente tem que olhar sempre em frente, eu acho que no ponto de vista do futebol, posso mesmo dizer que noventa e cinco por cento ficou concretizado, se há por exemplo o pensamento em que se eu tivesse tido oportunidade de fazer de outra maneira talvez tentava fazer de maneira diferente, seria tentar o futebol na europa numa segunda divisão em Portugal ou em outro país, mas não tenho pensamentos negativos, porque o que se passou está passado e feito.



HILDEBERTO ALVES



Ao meu amigo e conterrâneo João Maciel desejo uma boa viagem e óptima estadia nos Estados Unidos, e se possível que traga algumas fotos desse convívio para que possamos depois publicar no Boletim Desportivo O REMATE.

LAURÉNIO RESENDES



CAMPEONATO DA KDSL


PREMIER DIVISION

ORIENTAL, 8 - NURI FC, 0


Campo de jogos do Oriental

O Nuri FC, praticamente condenado à descida de divisão, apresentou-se no campo do Oriental com apenas 10 jogadores e sem treinador, mas mesmo assim fez tudo por tudo para evitar ser goleado, só que o Oriental não esteve pelos ajustes e durante os 90 minutos instalou-se no meio campo adversário e controlou a partida.
Na 1ª parte o Nuri ainda tentou chegar à baliza orientalista em exporáticos contra-ataques, mas quando o fez nunca conseguiu criar algum perigo. Na 1ª parte o Oriental marcou por 3 vezes e falhou uma mão cheia de boas oportunidades para elevar o marcador, mas o guarda-redes, os postes e algumas vezes a falta de pontaria obstaram a que o resultado ao intervalo fosse mais volumoso.
A 2ª parte começou como tinha terminado a 1ª isto é, o Oriental a comandar a partida e o Nuri a defender com todos os jogadores acantonados no seu meio campo. Aos 8 minutos o Oriental elevou para 4-0, mas não quiseram ficar por aqui e marcaram mais 4 golos aos 23, 26, 29 e 36 minutos. Foi um jogo fácil para o Oriental, agora vamos entrar nos playoffs e acreditamos que se o Oriental continuar a jogar como o fez durante o campeonato, é um sério candidato à conquista dos playoffs.

LAURÉNIO RESENDES

DECLARAÇÕES DE MANNY REGO


MANNY REGO, GUARDA-REDES DO ORIENTAL




O REMATE–Manny, sei que és guarda-redes, mas hoje jogaste alguns minutos a defesa central, porque aconteceu isso.?

MANNY REGO – Temos muitos jogadores que já jogaram muitos jogos este ano e como estavamos a ganhar já por 6-0 tiramos um jogador para descansar para os jogos dos play-offs e deram-me a chance de eu entrar para a defesa, foi uma brincadeira e para mim é melhor do que jogar na baliza.

O REMATE – Geralmente cada jogador tem a sua posição favorita no campo e onde se adpata melhor, mas parece que tu consegues jogar em outras posições para além de guarda-redes, como é possível isso.?

MANNY REGO – O meu lugar é guarda-redes, sempre fui guarda-redes, mas hoje por brincadeira os rapazes queriam me ver jogar fora da baliza, nos treinos estou sempre a dizer a eles para correrem e treinarem mais. Mas como já disse, isto hoje foi uma brincadeira.

O REMATE – Notei que hoje o treinador e o presidente não estiveram presentes ao jogo, sabes explicar o que se passou?.

MANNY REGO - O nosso treinador Bairos Almeida teve o batismo do pequeno e já sabemos que a família é mais importante que o futebol, primeiro a família e depois a bola.

O REMATE – Lembro-me de ter feito uma entrevista contigo já lá vai 1 ou 2 anos tu disseste que seria o último ano que jogavas para te dedicares mais à família, afinal continuas a jogar, será que o futebol está nas veias e não te deixa deixar de jogar.?

MANNY REGO – Quando uma pessoa gosta de jogar futebol e de estar com os amigos é sempre difícil deixar de jogar, mas este ano o Bairos Almeida falou comigo para ajudar a treinar os guarda-redes, eu disse que sim e quando comecei a treinar-los ele disse-me que gostava que eu fosse o guarda-redes principal, eu disse a ele que sim porque se estava a treinar também podia jogar, esta é uma equipa de bons rapazes que respeitam muito o Bairos Almeida e o seu pai por aquilo que eles tem feito pelo Oriental.

O REMATE – Embora digam que a KDSL não é uma liga boa, vocês conseguiram bons resultados este ano.

MANNY REGO – Este ano temos uma boa equipa, arranjamos bons jogadores e este ano foi muito bom, acabamos o campeonato no segundo lugar e ganhamos a taça da KDSL, agora vamos ver o que fazemos nos play-offs. O nosso objectivo é sempre ganhar e nos play-offs vamos tentar isso, perdemos dois ou três jogadores porque voltaram para a escola, mas temos uma equipa boa e se nos play-offs jogarmos como jogamos durante o ano vamos dar luta e ver até onde podemos chegar.



HILDEBERTO ALVES


EQUIPA FEMININA DE FUTEBOL


REPORTAGEM FEITA NO ORIENTAL

O REMATE – Quais as suas funções nesta equipa de futebol de raparigas.?

LESLIE – Sou a manager para o futebol.

VINCE FIGUEIROA – Sou o treinador principal.

O REMATE- Como aconteceu a sua equipa utilizar o campo do Oriental para realizar os seus jogos.?

LESLIE – Acontece que o Oriental deu-nos condições para jogarmos no seu campo, e também gosto de estar envolvida com a comunidade portuguesa.

VINCE FIGUEIROA – Esta equipa é individual, não pertence ao Oriental, o clube apenas nos dá o seu suporte e facilidades para usarmos o seu campo de jogos.

O REMATE – Fale-nos da sua equipa deste ano.

LESLIE – É uma boa equipa de jovens raparigas com vontade de jogar futebol, este é o primeiro ano que jogamos aqui no Oriental.

O REMATE – Então está satisfeita com a sua equipa.

LESLIE – Sim, estou muito satisfeita com a equipa e com o treinador, o Vince tem muita experiência de futebol e sabe treinar.

O REMATE – Vicente, quantos anos jogou no Oriental.?

VINCE FIGUEIROA – Estive no Oriental como jogador durante 17 anos e agora ainda jogo na equipa de veteranos.

O REMATE- Sendo uma senhora casada e com filhos, como consegue arranjar tempo para se dedicar ao futebol nos fins de semana.?

LESLIE – Gosto imenso de futebol e de lidar com crianças, tenho dois filhos e eles dão-me todo o seu apoio por isso continuo envolvida com o futebol.

O REMATE – Notei que as jovens depois do jogo fizeram uma grande festa, isso acontece sempre depois dos jogos ou foi só hoje.?

VINCE FIGUEIROA – É sempre assim depois dos jogos, elas são amigas, gostam de jogar e depois dos jogos aproveitam para confraternizar umas com as outras e isto é saudável para elas.



HILDEBERTO ALVES

Thursday, September 17, 2009

BARBEQUE NO CABANA BAR


B.B.Q. NO CABANA-BAR

No Sábado, dia 5 de Setembro o Cabana-Bar realizou mais um dos seus já habituais barbeques, estes barbeques ocorrem antes dos jogos da nossa selecção e durante o campeonato da Liga.

Para além da respectiva salada mista, os clientes e amigos do Cabana-Bar poderam saborear steaks acompanhado de batatas fritas.

A exibição do selecionado português foi agradável mas faltaram os golos suficientes para conseguir a vitória, mas assistir com o estômago confortado com boa comida, ajuda a digerir o nervosismo.



LAURÉNIO RESENDES

FUTEBOL DE VETERANOS


FUTEBOL VETERANO



SUPERSONICS, 4 -SHAKESPEERE,2

O Campeonato da Velha Guarda chegou ao fim, os veteranos dos Supersónics na 2ª divisão conseguiram mais uma vitória em que o adversário tudo fez para contraiar o resultado, no entanto foi um jogo por vezes bem disputado com alguma dureza nos momentos cruciais, na concretização os Sónics foram mais felizes, o Shakespeere mostrou ter bons valores.

O Supersónics ficam após o jogo de Domingo passado no quarto lugar da segunda divisão, agora vão jogar os play-offs, esperam, como é óbvio assegurar a conquista, o que se antevê difícil, mas não impossível.

Vamos ver até que ponto os menos jovens do futebol veterano podem chegar.



DURVAL PEREIRA

A POPULARIDADE DE PAULETA


A POPULARIDADE DE

PAULETA

Já sabiamos que o Pauleta era muito acarinhado pelos açoreanos, e na Festa do Espírito Santo da Nova Inglaterra, em Fall River assisti ''1n loco '' a essas manifestações de popularidade em relação ao jogador.

Convidado de honra das grandes festas, Pauleta desfilou no Domingo à tarde na grande parada da Coroação e durante o percurso foi sempre ovacionado, com as pessoas a gritarem o seu nome.

Na verdade para além do grande jogador que foi, Pauleta demonstrou em Fall River a sua grande humildade, sem ares de grandeza, como infelizmente muitos futebolistas utilizam.

Homem simples, conversava com todos aqueles que se abeiravam dele demonstrando assim que a fama não lhe subiu à cabeça.

Pauleta é na verdade um Homem com H grande.

Parabéns e que continue assim.


( Na foto Duarte Correia com o Pauleta )



LAURÉNIO RESENDES

OPINIÃO DOS NOSSOS LEITORES


A pergunta da quinzena foi a seguinte:




‘’ Acha que o futebol local deve ter mais apoio financeiro e mais adeptos aos jogos, que se pode fazer neste sentido ?



A resposta dos nossos leitores:

MANUEL SANTOS

Eu acho uma excelente pergunta só que repare uma coisa acho que as equipas locais tiveram uma grande oportunidade, tiveram esse apoio de muita de muita gente e desperdiçaram tudo. O que está por atrás de tudo isso, mas repare uma coisa . Eu penso que há algumas carraças na nossa comunidade que não querem que o futebol local vá para frente .


DURVAL PEREIRA

OPINIÃO DOS NOSSOS LEITORES


A pergunta da quinzena foi a seguinte:




‘’ Acha que o futebol local deve ter mais apoio financeiro e mais adeptos aos jogos, que se pode fazer neste sentido ?



A resposta dos nossos leitores:





CLINTON DE SOUSA




Eu penso que o nosso futebol a qualquer nível merecia mais apoio dos adeptos , em minha opinião mais informacção para trazer mais familias aos jogos, melhores árbitros ao futebol, terá que haver mais empenho de todos mas às vezes a equipas tem dificuldades ter a equipa completa para jogar, o futebol neste país continua a ter certa paixão mas há outros desportos como Hoquei o Futebol Americano faz criar melhores assistências, eu tenho um filho com 5 anos e joga futebol este ano e gosta muito do futebol. Há que pensar o que mais se pode fazer.




DURVAL PEREIRA