Sunday, February 13, 2011

AS NOSSAS ENTREVISTAS


JOSÉ MOTA, REELEITO
PRESIDENTE DO ORIENTAL


O REMATE - Como decorreu a Assembleia Geral do dia 16 ?
JOSÉ MOTA - Na parte que me toca correu bem. Procurei reponder a todos com respeito e educação. Como devem ter lido na edição anterior do Remate, houve um desentendimento entre alguns Sócios, o que é absolutamente normal. É preciso perceber que com razão ou sem razão, nem sempre as pessoas estão de acordo com o que é dito, ou com o tempo que se demora a dize-lo. Pessoalmente acho que numa Assembleia Geral com respeito, todos os Sócios (todos pois no Oriental não há sócios de primeira ou segunda classe) têm o direito de comentar, de falar, de sugerir e de discordar, há opiniões diversas e desacordos e cabe ao Presidente da Assembleia Geral manter a ordem, o que sem dúvida nenhuma foi feito. Foi tudo normal; assim é a vida dum clube.

O REMATE - Todos os assuntos apresentados pela Mesa da Assembleia foram aprovados?
JOSÉ MOTA - Da parte da Direcção foram. As contas foram aprovadas pelo Conselho Fiscal e pelos Sócios. Fizemos o melhor que pudémos. É preciso entender que nenhum de nós é gestor profissional de clubes, ou contabilista, ou tem algum dom superior para fazer tudo com perfeição, mas meus senhores, tudo foi feito com seriedade e honestidade.

O REMATE - Já tinha conhecimemto que não havia nenhuma lista a concorrer à presidência do Clube?
JOSÉ MOTA - Não tinha e não estou nada admirado pois o normal é nao haver quem pegue no clube. O constante falar mal dos que por aqui passaram, as raivas pessoais, os mexericos, e mais grave o difamar o caracter e o bom nome das pessoas (incluindo o meu) são um grande problema no Oriental. Na boca de alguns parece que ninguem presta. Depois admiram-se... quem é que se quer meter aqui?
Gostava de chamar a atenção dos sócios do Oriental para que deixem de dar ouvidos a uma minoria que só sabe falar mal deste e daquele, a maldizer direcções e presidentes anteriores, o Império, etc. Tanto veneno meu Deus...parece mentira. A grande maioria dos que por aqui passaram e aqui estão são pessoas decentes e honestas incluindo eu e os que comigo trabalham. Quem diz o contrário é sem dúvida nenhuma mal intencionado e em nada beneficia o clube.

O REMATE- Em caso positivo, não acha estranho não haver um grupo de sócios com vontade de dirigir os destinos do Clube?
JOSÉ MOTA - Não acho. Como disse infelizmente há uma minoria que constantemente critica e não concorda com o que é feito, o que até pode ser normal. O que não é normal é que essas pessoas não são capazes de apresentar uma lista no dia e lugar próprio que é a Assembleia Geral e então assumirem a responsabilidade, que não é nada pequena, de estar á frente dos destinos do clube. Se querem pôr as vossas ideias em prática ou podem fazer melhor, sinceramente ainda bem para o Oriental. Na altura própria (agora o normal será em Janeiro 2012) juntem-se, apresentem listas para a Direccão e assumam a responsabilidade de estarem á frente dos destinos do clube, então façam o que acham deve ser feito mas até lá é preciso que fique bem claro que o Oriental tem um Presidente e uma Direcção legitimamente eleitos e somos nós quem dirige o clube. Ás vezes podia-se fazer melhor ou diferente, concerteza que sim. Pela nossa parte vamos respeitar todos e se têm sugestões sem dúvida nenhuma são bem vindas. Se têm ideais diferentes em como gerir o clube apresentem-nas, são bem vindas, mas se a Direcção decidir prosseguir doutra forma por favor respeitem.

O REMATE - Já estava preparado para enfrentar um novo mandato, ou resolveu depois?
JOSÉ MOTA - Resolvi aproximadamente uma semana antes da Assembleia Geral.

O REMATE - Este novo mandato será também por 1 ano como o anterior , e para quando a tomada de posse?
JOSÉ MOTA - A direcção tomou posse imediatamente a seguir á Assembleia Geral.

O REMATE - A próxima direcção conta com todos os elementos da direcção cessante, ou vai entrar e sair alguns elementos?
JOSÉ MOTA - Vão sair alguns e entram outros.

O REMATE - Neste seu segundo mandato vai continuar com mais obras, ou acha que as obras para fazer estão todas acabadas?
JOSÉ MOTA - A Direcção vai reunir-se e só depois vamos decidir o que fazer. No ano passado gastamos em obras mais de 60,000 dólares – transformador e linha de alta tensão novos, porta nova no salão, 300 cadeiras, decoração do salão, fonte de água na entrada, eletricidade e canalização para a praça de toiros, segunda camada de drywall no quarto das máquinas e muito mais. Tomem bem nota que tudo foi feito sem irmos buscar um centavo ao banco ou á conta do Império, tudo foi feito com os lucros realizados durante o ano de 2010. A conta do Império está a crescer. Poupamos esse dinheiro, que é um bom pé de meia e pode servir para alguma emergência ou obras futuras. O dinheiro na conta do Império pertence ao clube e a decisão em como usá-lo (ou não) cabe á Direcção e será sempre feito em acordo com a Direcção do Império pois a conversar e com respeito é que a gente se entende. Das obras correntes pouco falta pagar e estão na grande maioria prontas.
Agradeço a todos quantos trabalharam sem excepções, mas não nomeio ninguém em particular, não vou elogiar os meus amigos e esquecer-me dos outros. Como presidente do clube e em nome da Direcção agradeço a todos. O clube está bem, as contas estão em dia.

O REMATE -É que segundo já ouvi dizer, alguns sócios pensam que outras obras tem de ser feitas. Isto é verdade?
JOSÉ MOTA - É verdade mas os sócios elegem uma Direcção para gerir os destinos do clube, portanto compete á direcção decidir o que fazer, até podemos não fazer obras este ano. Só quero relembrar para respeitarem as nossas decisões.

O REMATE - Quer o departamento de futebol, quer as touradas, as festas no clube e o Império continuam a ser dirigidas pelos mesmos dirigentes, ou vai haver alterações?
JOSÉ MOTA - Até a Assembleia Geral decidir doutra maneira, o Oriental é um clube com uma só Direcção. Cada departamento do clube vai ter directores responsáveis que tem que trabalhar de acordo com o que é decidido e estipulado nas reuniões da Direcção, incluindo o Presidente que sou eu. As pessoas são directores para dirigir de acordo com o estipulado pela Direcção. Quanto ás touradas e festas do clube, na altura própria vamos convidar pessoas para ajudar e trabalhar; as touradas não são mais que uma festa entre outras que o clube realiza... é o manter das nossas tradições.
O Império pertence ao clube mas tem direcção própria presidida pela senhora Zelzira que sem dúvida tem feito um bom trabalho.
O futebol vai ficar praticamente na mesma pois o ano passado e pela primeira vez na história do Oriental ganhámos o Campeonato e os Play-off. Ao contrário do que alguns pretendem fazer (minimizar ou tirar o crédito a quem pertence só por raivas pessoais...que tristeza) todos nós estamos de parabéns: o Presidente que fui eu, toda a Direcção, os Sócios, os que ajudaram e a comunidade em geral... um clube português foi campeão..somos campeões...duas taças! No entanto referencio o excelente trabalho feito pelo Carlos Teixeira, o Carlos Pereira, o Bairros Almeida e a Maria Sousa (Freitinhas) que estavam á frente dos destinos do Departmento de Futebol e em especial aos jogadores muitos deles filhos de portuguêses. Todos estão, todos nós estamos de parabéns...grande trabalho.

O REMATE - Se tiver mais algo a acrescentar pode fazer á vontade, fica com espaço para isso, assim como alguma mensagem ou agradecimento que queira fazer.
JOSÉ MOTA - Num clube como o Oriental são normais os problemas e desacordos. O que é anormal e inaceitavel é que um senhor mande um artigo de opinião para a edição anterior do Remate (sem o assinar) e falsamente me ponha a mim ou a outros que aqui trabalham por aquilo que não somos. Ao contrário do que esse senhor diz, aqui não há nem houve desonestidade, falta de humildade e nunca, mas nunca existiu o quero posso e mando, existiu sim falta de respeito pelo Presidente do Clube e pelas decisões da Direcção por parte de dois ou três senhores que se julgam donos do Oriental. Desde 1965 muita gente trabalhou para ajudar a fazer este clube a começar pelos que adquiriram o terreno. Ao longo dos anos até aos nossos dias muitas pessoas decentes passaram. Todos eles merecem o meu respeito.
Há uns anos atrás todos os directores (incluindo eu) ajudamos a pagar a mortgage do clube mas ao contrário de uns poucos não saimos por ai a falar mal dos que noutros tempos por aqui passaram e menos fizeram. Pessoalmente não me considero mais do que um sócio como outro qualquer só que neste momento com funcões directivas. Por exemplo se não estou enganado as primeiras obras que conduziram á construção do salão começaram com o Senhor Gilberto Cabral e a sua direcção.
Podemos concordar ou discordar com o que foi feito ou como foi feito (como eu já fiz) mas no mínimo essa direcção merece consideração por aquilo que fizeram e sem dúvida nenhuma algo de bom fizeram ou não é assim? Se a intenção desse senhor era apaziguar a família Orientalista que tal ter a humildade e a decência de respeitar os outros incluindo os do tempo do carro puxado a bois ou só os amigos merecem elogios, os outros ninguem presta.
Esse senhor disse no artigo: a humildade é uma virtude e o intuito de poder (tal, quero, posso e mando) é péssimo; bem, que tal começar por ter directores que tenham a humildade de respeitar as decisões da Direcção do clube e repito “decisões da Direcção do Clube” não do Presidente. Directores para mandarem e fazerem o que querem sem o mínimo de respeito pelo Presidente do clube e pelas decisões da Direcção não pode ser, ou não é assim ? Desde quando em qualquer organização os directores tem total liberdade para fazerem o que querem, e só no fim se pede a factura? O clube daqui a dias era um grupo de organizações independentes debaixo do mesmo teto onde cada um faz como bem entende.
Sem dúvida esse senhor tem todo o direito de discordar. Podiamos fazer melhor ou diferente? Plenamente de acordo. Mas a clube tem uma direcção legitimamente eleita que se reune com frequência, decide e se necesssário vota pare definir como se vai trabalhar. Fizemos diferente do que esse senhor fez... é o fim do mundo... pois aí vem o senhor sabe tudo, moralista, dono do Oriental para o jornal e diz: “no que está bem não se mexe”... quanta arrogância hã? Presidentes e directores antigos não devem nem tem o direito de vir mandar no que as Direcções seguintes fazem e muito menos devem vir para a praça pública dar lições de moral sobre intuito de poder que no caso desse senhor bem as podiam usar nele mesmo. E finaliza o artigo com: “Que Deus os Ilumine!” Caramba, deve achar-se superior ou mais esperto que os outros. Quanto ao ano passado muito foi feito, muitos fizeram, muitos ajudaram incluindo o senhor que mandou o artigo: as obras (está a vista) , decoramos o salão, compramos 400 cadeiras novas (tudo sem irmos buscar um cêntimo ao banco), festas tais como o luncheon para todos os candidatos ás eleicões regionais onde tivemos a maioria dos politicos da região presentes e que tanto gabaram o Oriental, espetáculos tais como o Iran Costa e outros, as festas do Império das Crianças sempre cheias, “motorcicle ride”, pela primeira vez na história ganhamos duas taças, tivemos uma boa passagem de ano, e mais.
Correu tudo bem ou fizémos tudo bem?
Concerteza que não.
Mas ao contrário do que alguns pretendem fazer crer o Oriental está bem, o que está mal e é preciso acabar é a má lingua e o mexerico constante de uns poucos que em muito prejudica o Oriental e isso meus amigos cabe a todos. Que tal começarmos por deixar de falar mal dos que antes por aqui passaram... e deixarmos de por os que agora aqui estão por aquilo que não somos. Aos Sócios do Oriental agradeço a confiança em nós depositada e a oportunidada que nos deram para estar mais um ano á frente dos destinos do Oriental. Prometo só uma coisa: vamos trabalhar duma forma séria e honesta em prol do bem deste clube. Á comunidade em geral apelo para se fazerem sócios (o Oriental precisa de crescer em termos humanos) pois só assim podemos melhorar. Apareçam e ajudem pois não estão nem nunca estiveram a ajudar-me, ou a prejudicar-me pessoalmente mas sim ao Oriental.

HILDEBERTO ALVES

No comments: