Friday, February 25, 2011

CARTAS DOS LEITORES

‘’ A HISTÓRIA QUE AINDA NÃO ACABOU’’

Como já devem ter lido na edição do ‘’ REMATE’’ de 10 de Fevereiro de 2011, o Senhor José Mota ( o excelentissimo Presidente do Oriental ) deu uma entrevista, na qual a certa altura, mostra um vazio de alcance simplesmente abismal !. Confundiu quase tudo o que eu escrevi na edição do ‘’ REMATE’’ de 27 de Janeiro de 2011. Confesso, não conhecia essa faceta no homem em causa. Parecia-me uma pessoa equilibrada e inteligente.
Antes da reunião da Assembleia Geral do dia 16 de Janeiro de 2011, eu não tinha intenção nenhuma de escrever qulaquer artigo para ‘’ O REMATE’’. O único motivo que me levou a escrevê-lo, foi quando um dos sócios presentes na reunião, lamentávelmente me provocou. Por isso, ausentei-me da sala. E como não tinha finalizado a minha intervenção, decidi escrever o artigo. Nesse artigo, só me referi ao Senhor Mota, por duas vezes: Uma, quando o aconselhava, dizendo que no que está bem não se deve mexer. Estava a referir-me às ‘’ guerras’’ que existiam entre ele e o director das touradas e não só, e que eram totalmente desnecessárias e negativas para o Clube. Será que há alguma coisa de mal dar um conselho.?! Fica a pergunta. A outra vez, foi quando disse quem muito poder quer ter, dificilmente terá o sucesso desejado. Sim, o Senhor Mota gosta de ser visivel, gosta que o reconheçam pelo cargo que ocupa. Todavia, tudo tem o seu limite.! Os que leram e compreenderam o meu artigo de opinião, certamente sabem que eu não disse nada mais do que o acima mencionado. Sou um sócio activo e participante do clube e tenho o direito de opinar, tanto positivamente como negativamente. É um direito que assiste a todos os sócios.! Agora vejam a série de asneiras, totalmente lamentáveis e desnecessárias, e, fora do contexto, que o Senhor Mota deitou pela boca fora:
- Que eu não assinei o artigo que escrevi. O inglês diz ‘’Big Deal !’’. Sem estar assinado, ele não teve problema nenhum em reconhecer de quem vinha. Por isso respondeu. Se calhar pensou que eu tive medo e cobardia. Pois que fique bem claro, medo e cobardia são coisas que não fazem parte do meu ser. Não mencionei o nome de ninguém, simplesmente dei a minha opinião pessoal.
- Disse que existiu falta de respeito pelo presidente e pelas decisões da direcção, por parte de dois ou três senhores que se julgam ‘’ donos’’ do Clube. Certamente que um, dos dois ou três senhores, sou eu. Pois bem, no que me diz respeito, só uma vez isso aconteceu. Fi-lo porque também houve falta de respeito por certas pessoas, por parte do senhor presidente, e, não só. Como disse atrás, sou um sócio activo e participante e tenho o direito e o dever de opinar. A parte de querer ser ‘’Dono’’ do clube, é duma infantilidade incrível!. Não merece mais comentários.
- Disse que há uns anos atrás todos os directores (incluindo eu) ajudaram a pagar a ‘’ mortgage’’ do Clube. Eu também fazia parte dessa direcção ( eu era o Vice-Presidente e ele era o secretário) e também paguei a minha parte. Que não sairam por aí a falar mal dos que noutros tempos por aqui passaram, e, menos fizeram. É mentira.! O Senhor Mota deve estar armado em esperto ou deve andar a sonhar. Não queira fazer-se anjinho, Senhor Mota !. Lembra-se dos dias e das noites... que ninguém o podia aturar. Por respeito, até me desviava de si ou ia-me embora.
- Falou das expressões que eu usei do tempo do ‘’ carro puxado a bois’’ e do ‘’automóvel’’. Incrivel !. São expressões e nada mais. Elas querem dizer que houve evolução e modernidade. É a lei natural das coisas!, continuo pasmado com tanta asneira.
- Disse que eu só elogio os meus amigos. O homem quer reconhecimento, quer ser visível, não é?!. Várias vezes o aconselhei e o elogiei em certos pormenores, mas também lhe disse, cara a cara, que a presidência não era o seu forte. É a minha opinião.
E já agora, para os que não sabem, fui eu que falei com ele e lhe disse para se candidatar às eleições. Quando um dia estava a por em dia o livro dos sócios, notei que o Senhor Mota já não pagava as quotas de sócio há uns anos. Não o risquei fora da lista sem primeiro falar com ele, ele disse-me que estava a pensar voltar a ser sócio. E assim aconteceu, ainda bem.!
- Criticou também a maneira como eu organizei o clube, dando liberdade aos directores das comissões. Que daqui a dias o clube era um grupo de organizações independentes debaixo do mesmo tecto. Pois bem, primeiro confundiu Liberdade com Independência. No caso em questão, há uma diferença entre uma coisa e outra.
O que eu fiz, foi dar liberdade aos chefes das comissões para se organizarem e trabalharem. Não lhes disse para se tornarem independentes. O Senhor tornou a confundir tudo, outra vez. Caramba, já mete dó !. Para quem fala e apregoa tanto respeito pelas decisões do presidente e da sua direcção e agora acaba por desrespeitar as minhas decisões e da minha direcção.!, não faz sentido!. Coitado, caíu no poço!, espero que saiba nadar, não quero que se afogue.
- Acusa-me de saber tudo, de ser moralista, ‘’ Dono do Oriental’’ e arrogante. Mais uma infantilidade das suas e desequilibrio metal. Se eu fosse o que ele acima diz, o Clube não teria tido o sucesso que teve.
E já agora que sou arrogante, posso aqui dizer, e em voz bem alta, que o clube teve a melhor direcção de sempre, ainda que tenha havido alguns pormenores menos bons!.
Se é mentira, que me provem o contrário ?!.
- Disse que os presidentes e directores antigos não devem nem têm o direito de vir mandar no que as direcções seguintes fazem, e, muito menos devem vir para a praça pública dar lições de moral. Pois bem, não é que, o Senhor em causa, fez precisamente a mesma coisa, e agora esta, hem ?!, dizia um certo jornalista. Veio para a praça pública ‘’ O REMATE’’ dizer tanta asneira e muitas das coisas qie disse, deviam ser só do fôro interno do clube. Se queria ser o senhor do tão apregoado respeito, o senhor do saber ser, etc, etc, não deveria ter descido tão baixo como eu. Teria falado comigo, cara a cara. Assim teria sido diferente para melhor!, assim, acabou por ser a mesma coisinha. Coitado, mais uma vez caíu no pôço. Já estou a ficar cansado de tanta asneira, mas vou continuar.
- Disse que eu finalizei o artigo com a expressão: Que Deus os ilumine.!, disse também que eu devo achar-me superior ou mais esperto que os outros. Não, não sou nem mais nem menos esperto que os outros. Sou a mesma coisinha!. Esta critica não era dirigida ao excelentíssimo presidente, mas sim a um dos sócios presentes, na reunião da Assembleia Geral, que me provocou. Tenho o direito de me defender, o sócio em causa é que poderia opinar. Devem ser muito amigos, ou então o Senhor presidente quer ser visível novamente.
- Disse que, quanto ao ano passado, muito foi feito, que as obras estão à vista. Que obras ?!. Disse ainda que decoraram o salão, compraram 400 cadeiras novas ( tudo sem irem buscar um cêntimo ao banco ). Mas foram ao banco do Império para 100 das 400 cadeiras. Fala nas festas que fizeram e na presença da maioria dos políticos da Região a candidatos às eleições Regionais, e, que tanto gabaram o Oriental, etc, etc. A quem se deve isso, senhor presidente?. À sua direcção ?! Já que sou arrogante, será que se não tivesse havido a tal evolução e modernidade, o seu tão apregoado sucesso seria possível ?!, não, não seria !, mas repito, é a lei natural das coisas, e ainda bem que assim é!. Desde os fundadores até ao presente todos, de uma forma ou de outra, contribuiram para o que esta sociedade é hoje. Todos nós sabemos disso, senhor presidente, não era preciso você vir à praça pública falar disso. Mais ainda disse, que pela primeira vez na história do clube, ganharam duas taças ( Campeonato e Playoffs). Aonde quer chegar com tudo isto?. Já sei, quer visibilidade e reconhecimento !.
- No fim disse: ao contrário do que alguns pretendem fazer crer, o Oriental está bem. O que está mal e é preciso acabar, é com a má língua e os mexericos constantes de uns poucos, que em muito prejudicam o Oriental. Estou inteiramente de acordo, a começar por si. Não se faça anjinho, Senhor presidente!. Não sei o que você entende por estar bem ?!, quando você paga os ‘’Taxes’’ com a quantia que o clube recebeu do ‘’ Tax refund’’ das obras do meu tempo. Senão, não teria dinheiro para liquidar a conta. Com a factura que ainda não pagou ao electricista no montante de 10,000.00 dollars. Quando talvez teve que ir ao Império buscar dinheiro para as despesas currentes. Se a direcção anterior não tivesse deixado 30,000.00 dollars, e que você se deu ao luxo de mostrar só 26,259.00 dollars, esquecendo-se de juntar mais 3,440.00 dollars de ‘’ stock’’ ( pago), e de mais 200.00 dollars de ‘’ cashflow’’, a sua dívida, em vez de ser de 10,000.00 dollars, seria de 40,000.00 dollars. Mas tudo bem, é como eu já disse atrás, é a lei normal das coisas. Eu não queria chegar a este ponto. Foi você que, lamentavelmente me provocou com a sua atitude arrogante ( como me chamou !). Você fez de uma coisa tão pouca, um caso de vida ou morte !, dum copo de água fez um rio !, e tudo fora do contexto. Você meteu-se com a pessoa errada. Talvez um dia venha a reconhecer isso !.
A terminar, vou dizer-lhe que é a última vez que venho para a praça pública falar de coisas que só deveriam ser do fôro interno do clube. Espero, sinceramente, que você faça o mesmo. Se tem mais algumas asneiras para dizer fale comigo, cara a cara, ou então convoque uma Assembleia Geral. Será um prazer !. Até breve Senhor presidente. Fique bem.
Sou Joe Almeida.

No comments: