Friday, November 16, 2007

AS NOSSAS ENTREVISTAS- JOSÉ MARIA


AS NOSSAS ENTREVISTAS

JOSÉ MARIA, EX JOGADOR DO

ORIENTAL E CAMBRIDGE UNITED

O REMATE – José Maria, com que idade começou a jogar futebol.?

JOSÉ MARIA – Com 12 anos eu já jogova futebol com os meus amigos nos terrenos dos lavradores, depois fui jogar para a União Sportiva onde joguei três anos e onde também jogava o Mota, nessa altura o Fernando Reis era o treinador. Como a União Sportiva entrou em crise financeira o Fernando Reis saíu e foi para o Micaelense, então ele chamou-me para eu ir jogar lá, era o clube do coração do meu pai, lembro-me quando era pequeno ver o meu pai no campo Jácome Correia a torcer pelo Micaelense, assim tive oportunidade de jogar numa equipa que sempre adorei, joguei lá durante quatro anos, até vir para o Canadá.

O REMATE – Nesses dois clubes onde jogou, ganhou algum troféu. ?

JOSÉ MARIA – Por acaso não ganhei, mas na União Sportiva havia grandes jogadores que lutavam pela camisola, não ganhei troféus mas ganhei muitos amigos a jogar futebol. No Micaelense e quando vim para o Canadá estavamos em primeiro lugar na 2ª divisão porque tinhamos uma boa equipa como o Fernando Castanha, o Paulino, o Martins, acho que acabamos no segundo lugar e não subimos à 1ª divisão.

O REMATE – Jogou nos juniores e nos Seniores.?

JOSÉ MARIA- Sim, principalmente na União Sportiva, e quando fui para o Micaelense.

O REMATE – Em que data veio para o Canadá.?

JOSÉ MARIA – Cheguei ao Canadá em 1991 e fui jogar no Oriental, a minha equipa hoje em dia porque sempre gostei do Oriental porque foi a primeira equipa onde joguei e onde tenho muitos amigos como o Joe Resendes, o Marinho Barbosa, nesse tempo tinhamos uma grande equipa.

O REMATE – Quer aqui, quer nos Açores, qual foi o melhor treinador que teve.?

JOSÉ MARIA – Para ser sincero o melhor treinador foi o Fernando Reis, infelizmente já falecido, era um homem espectacular como pessoa e como treinador com quem aprendi muito no futebol, aqui em Cambridge foi o José António, também um grande treinador um dos melhores que eu já vi, escolhi o Fernando Reis para o melhor porque foi uma pessoa que muito me ajudou.


JOSÉ MARIA – Quando comecei a jogar no Oriental tinha 27 ou 28 anos, mas depois vieram os filhos e aí uma pessoa tem que dedicar mais tempo à família, eu também gostava de ter continuado a jogar, mas como disse, em primeiro lugar está a família.

O REMATE – Sei que também jogou nos veteranos do Cambridge United, aqui era como uma família, não era?

JOSÉ MARIA – Em princípio o Cambridge United foi formado por jogadores que tinham jogado em equipas daqui, o primeiro ano foi espectacular, diziamos que era o Cambridge Internacional, fomos jogar a Lisboa, jogamos contra uma equipa treinada pelo Octávio onde jogava o Hernâni, o Sobrinho e outros bons jogadores, aqui jogamos em Montreal, jogamos com o Santa Clara e outras equipas. Decidimos ir para a 2ª Divisão da Liga de Veteranos e aí foi mais difícil porque quase todos trabalhavamos na construção e em fábricas e não podiamos comparecer aos jogos, havia jogos em que só apareciam 7 ou 8 jogadores, acabamos a época, mas depois alguns jogadores foram jogar para o Oriental, outros para o Supersónics, mas o Cambridge United não morreu, continua bem vivo e estive a falar com o Sr. Saúl Cabral, também um dos bons treinadores, o Saúl disse-me que se houver alguma equipa que queira jogar contra nós, o Santa Clara ou outra, é só fazer uma chamada e os jogadores comparecem para jogar.

O REMATE – Sei que acompanhas o futebol local, o que achas das nossas equipas.?

JOSÉ MARIA – Olha, o Supersónics e o Oriental têm grandes jogadores, o futebol aqui no Canadá evoluíu muito desde quando vim para cá, acho que as condições podiam ser muito melhores. Quando eu jogava no Oriental dava sempre o meu melhor, penso que os jogadores de hoje também jogam assim por amor à camisola, há momentos em que queremos dar o nosso melhor e não conseguimos, as coisas não correm bem no jogo, mas acredito que dão sempre o seu melhor.

O REMATE – Que balanço faz à época do Sónics e do Oriental.?

JOSÉ MARIA – Por acaso tenho sempre lido o jornal O REMATE e vi que o Oriental fez uma boa época, foi o 2º ano que jogou na Regional League e portou-se muito bem, o Supersónics não fez uma época razoável devido a alguns jogadores terem ido estudar quando a escola abriu e assim o plantel ficou mais fraco, mas também tem uma boa equipa.

O REMATE – Quer deixar alguma mensagem.?

JOSÉ MARIA – Quero agradecer ao REMATE por esta entrevista, quero também dizer que o REMATE é um jornal espectacular e está a fazer um bom trabalho na comunidade de Cambridge, e desejo a vocês muitas felicidades para o futuro.


HILDEBERTO ALVES


No comments: