Sunday, October 17, 2010

ORIENTAL CONQUISTA TAÇA DOS PLAYOFFS


FINAL DOS PLAYOFFS
DA PREMIER DIVISION

ORIENTAL, 3 – SONNY’S, 2
( na conversão de grandes penalidades )

Park de Jogos do Woodside Park, Kitchener

Foi no Domingo, dia 3 que teve lugar a final da Taça dos Playoffs entre o Oriental e o Sonny’s, precisamente os primeiro e segundo classificados do campeonato da Premier Division.

Antes de entrar no resumo do jogo, propriamente dito, quero deixar aqui um reparo.
Acho que em pleno mês de Outubro é desaconselhavel realizar jogos à noite, porque as noites já são muito frescas e isso até pode ter sido um forte motivo para afastar as pessoas de assistirem a uma final. Dado que era Domingo, porque não realizar o jogo durante a tarde. Sei que nesse Domingo à tarde teve lugar um outro jogo entre o Feeds e o Stratford, mas foi realizado no Centennial Park, portanto seria mais conveniente marcar também este jogo para as 4 ou 5 horas da tarde, mas pronto, é o calendário da KDSL o qual, como é óbvio, temos que respeitar.

Falando do jogo da final podemos dizer que foi uma partida tem disputada, jogada taco a taco, com as equipas sem usaram quandes cautelas defensivas, por isso aconteceu o aparecimento de 4 golos, e outros mais ficaram por marcar.
Na primeira parte, onde foram marcados os quatro golos, as equipas jogaram equilibradas, mas nos primeiros minutos o Sonny’s chegou a ter algum ascendente e adiantou-se no marcador aos 12 minutos através de um golo algo consentido pelo Manny Rego já que a bola cabeceada do lado direito foi vagarosamente entrar no lado contrário, com o Manny apenas a seguir a trajetória da bola.
A euforia dos jogadores do Sonny’s durou escassos dois minutos já que logo a seguir o Oriental chegou ao empate através de um grande penalidade convertida por Andy Incitti.
Tudo voltava ao princípio e com as equipas empatadas o jogo voltou a ficar equilibrado, com ambas as equipas a usufruir de algumas boas oportunidades para marcar, e quando se esperava que fosse o Oriental quem marcasse, já que estava mais balanceado para o ataque, num contra – ataque rápido o Sonny’s colocou o resultado em 2-1 a seu favor.
Os rapazes do Oriental não acusaram o golo e foram de novo para a frente em busca da igualdade, a qual apareceu aos 39 minutos e uma vez mais por Andy Incitti, que, com um pontapé forte à entrada da área colou a bola às malhas adversárias. Os últimos minutos da primeira parte mostraram um Oriental mais activo e nesse período até podia ter desempatado a partida, mas o guarda-redes do Sonny’s sempre atento ia evitando o pior para a sua baliza. Na 2ª parte o jogo tomou um cariz diferente com o Oriental a ser dono e senhor do encontro. Controlando bem o meio-campo e atacando com muita objectividade a causar sérios embaraços aos defensores do Sonny’s.
A todo o momento era esperado o golo orientalista, mas, devido sobretudo à boa exibição do guarda-redes do Sonny’s e à falta de sorte dos avançados do Oriental, o resultado teimava em continuar numa igualdade a duas bolas. No espaço de 10 minutos o Oriental dispôs de soberanas oportunidades para marcar, primeiro um jogador salvou de cabeça sobre a linha de golo, depois foi o guarda-redes que defendeu por instinto dois remates com selo de golo, de novo foi o guarda-redes quem salvou a sua equipa ao defender com muita classe um remate forte de Jonathan. O Oriental não dava sossego aos defensores do Sonny’s que estavam ansiosos pelo apito final do árbitro para tentar vencer na marcação de grandes penalidades, já que no tempo regulamentar sabiam que não conseguiriam.
Terminado o período de jogo houve que recorrer à famigerada marcação de grandes penalidades onde o factor sorte tem também a sua contribuição
E foi nas grandes penalidades que o Oriental esteve quase a perder um jogo que não merecia perder. Na primeira serie de 5 penalidades Kevin Pereira falhou a transformação do 3º penalty, e o Sonny’s seguiu em vantagem até ao 5º penalty que a ser convertido daria a taça ao Sonny’s, só que o jogador encarregado da sua marcação acusou a responsabilidade, ou por mérito do Manny, o certo é que rematou para defesa do guardião orientalista, foi o respirar fundo e a continuação de um sonho que por pouco se perdia. Na 2ª série de grandes penalidades onde quem falhasse perdia, começou por rematar o jogador do Oriental que conseguiu bater o guardião adversário, fez-se suspense no Woodside Park pois se o jogador do Sonny’s falhasse a Taça seria orientalista, e foi isso mesmo que aconteceu, o jogador chamado a marcar o penalty fê-lo defeituosamente e mandou a bola ao lado da baliza de Manny Rego. Foi a explosão de alegria da rapaziada do Oriental que, com toda a justiça, conseguiu o brilharete de conquistar a Taça dos Playoffs, depois de se ter sagrado campeão. Por aquilo que fez, mormente na 2ª parte, o Oriental não necessitava de passar por uma situação destas, de ter que ir ao desempate por grandes penalidades, mas o futebol é assim mesmo, quando as bolas teimam em não entrar.!
Os nossos parabéns aos jogadores e equipa técnica do Oriental por mais esta saborosa conquista.


Texto: Laurénio Resendes Fotos: Durval Pereira

No comments: