Saturday, January 29, 2011

AS NOSSAS ENTREVISTAS


GRUPO DE MÚSICA POPULAR

‘’ OS CAGARROS’’LANÇA C.D.


ENTREVISTA COM... DANNY BRAGA




O REMATE – Como nasceu essa ideia de formarem um grupo de cantares à moda de Santa Maria e colocarem o nome de Cagarros.
DANNY BRAGA – Isto foi uma ideia que eu tive em Agosto e é uma maneira de mantermos as nossas tradições, para que as nossas cantigas possam viver mais uns anos. Telefonei a pessoas que conhecia e começamos a preparar as músicas para gravar um CD. O nome dos Cagarros nasceu num ensaio quando eu perguntei a todos e então ficou os cagarros porque o cagarro representa o povo mariense.


O REMATE – Foi fácil a gravação do C.D,?
DANNY BRAGA – Foi muito fácil, todas as pessoas que estão envolvidas na gravação do CD foram sempre unidos, todos davam a sua opinião trabalhamos sempre juntos para fazer este CD, não foi só um quem fez isto, foram todos juntos.

O REMATE – Sei que já andas há anos envolvido com o Starlight, mas muitos dos que fazem parte do Grupo acho que não tinham experiência a cantar ou fazer cantigas, mas parece que correu tudo bem.
DANNY BRAGA – Eu já conhecia alguns há seis ou sete horas desde que eu tocava acordeon quando os impérios me chamavam para ir tocar, e ficou-me na memória aqueles que eu via cantar naquele tempo, então falei com eles e formamos o grupo. Foi uma experiência que deu certo, e hoje estou contente por ver que estamos todos unidos e que o salão está cheio.

O REMATE – Quem fez as letras e a música para este CD.?
DANNY BRAGA – Muitas cantigas tem as letras que usavam antigamente, outras cantigas mudamos as letras, como o Tibério Braga que escreveu a cantiga dos cagarros, Natália Sousa que escreveu Mariense Emigrante, e Viva Portugal, e tem mais outras escritas pela Natália e o Tibério, quando tudo estava pronto gravamos o CD no meu estúdio, tenho alguma experiência porque já há anos gravo para o Starlight.

O REMATE – Onde fica o teu estúdio de música.?
DANNY BRAGA - É mesmo na minha casa, ainda falta algumas coisas para poder gravar CDs para ouros cantores, mas para gravar o CD dos Cagarros eu tinha tudo o que era preciso.

O REMATE – Se a comunidade aceitar bem este CD, vocês estão pensando em gravar mais algum.?
DANNY BRAGA – Tenho esperança que vamos gravar mais alguns, já tivemos um convite para ir à América no dia 9 de Abril e estamos a trabalhar para ver se vamos lá.

O REMATE – Para terminar queres deixar alguma mensagem ou agradecimento à nossa comunidade, principalmente aos marienses.?
DANNY BRAGA – Queria agradecer a todos que estiveram hoje aqui no clube e nos apoiaram, porque sem vocês a gente não conseguia nada, uma coisa que tenho que dizer, os Cagarros é de Santa Maria, mas não quero dizer que é só de Santa Maria porque também cantamos cantigas de outras Ilhas, mas escolhemos o nome dos ‘’ Cagarros’’ porque todos os elementos que fazem parte do grupo são todos marienses.

HILDEBERTO ALVES

No comments: