Saturday, January 29, 2011

PÁGINA SOCIAL DO'' REMATE ''


VERISSIMO SANTOS
FOTOGRAFO PORTUGUÊS


Veríssimo Santos é natural da cidade de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores

O REMATE – Estudou lá.?
VERÍSSIMO SANTOS – Sim, frequentei a Escola Industrial de Ponta Delgada. Depois trabalhei lá numa Ourivesaria.

O REMATE – Com que idade veio para o Canadá?
VERÍSSIMO SANTOS- Com 22 anos

O REMATE – Quando chegou cá, foi logo trabalhar, ou foi para a escola tirar algum curso.?
VERÍSSIMO SANTOS – Fui trabalhar para a construção a servir pedreiros, para mim era um serviço pesado porque nunca tinha feito isso em São Miguel.

O REMATE – Foi depois que montou o seu negócio.?
VERÍSSIMO SANTOS – Não, depois da construção ainda trabalhei na Bibi Foundry e na Babcock Wilcox, então sim, depois é que montei o nossos negócio.

O REMATE – Há quanto tempo tem este negócio de fotografia.?
VERÍSSIMO SANTOS – Já estou envolvido com a fotografia há 36 anos, a minha mulher trabalhava neste negócio, a companhia foi a bancarrota, e pegamos no negócio para nós.

O REMATE – Quando começou o negócio onde estava localizada a sua loja.
VERÍSSIMO SANTOS- Começamos na Dickson St., na baixa da cidade.

O REMATE – Com o tempo foi mudando de lugar até chegar ao Cambridge Centre, foi diretamente da Dickson para a Mall?.
VERÍSSIMO SANTOS – Depois de estar algum tempo na Dickson, mudei-me para a Main Street e só depois é que mudei para o Cambridge Centre.

O REMATE – Depois de anos no Mall, há meses saíu de lá e está agora noutro local. Houve alguma razão especial para sair.?
VERÍSSIMO SANTOS – Como já disse, estive no Cambridge Centre quase 36 anos, nos últimos 10 anos a renda estava sendo um pouco elevada, nunca tive oportunidade para sair do Mall para me melhorar, agora estou no 350 da Hespeler Road, é mesmo defronte do Mall, gosto de estar aqui, tenho mais espaço, a renda é metade do que antes pagava.

O REMATE – E os clientes que tinha no Mall continuam a preferir os seus serviços.?
VERÍSSIMO SANTOS – Foi uma surpresa grande para mim que os meus fregueses tenham vindo atrás de nós, já estamos há muitos anos neste ramo de negócio servimos muita gente, e espero continuar a servir muitos mais. Ainda temos muitos casamentos, o nosso maior negócio é tirar fotografias de casamento, fotografias para passaporte e familiares.

O REMATE – Sei que também tem alguns contratos com escolas para tirar fotos dos alunos, isto logicamente é bom para si.
VERÍSSIMO SANTOS – Sim, é muito bom, tiro fotos em escolas, já tirei fotografias nas escolas aos filhos e na segunda geração aos pais desses alunos quando andavam na escola.

O REMATE- Mudando um pouco de assunto, sei que é desportista e por isso gostava de saber qual a sua equipa favorita em São Miguel.
VERÍSSIMO SANTOS – Em São Miguel era o Clube União Sportiva, era o meu clube do coração, mas sempre admirei o FC Porto, e hoje sou um portista e também sócio do Porto.

O REMATE – E aqui em Cambridge, tem ou teve prefrência por algum clube em especial.?
VERÍSSIMO SANTOS – A minha preferência foi e é o Oriental onde fui jogador, director e presidente.

O REMATE – Na altura quem foi o seu treinador.?
VERÍSSIMO SANTOS – No meu tempo o treinador era o senhor Nuno Santos e joguei com grandes jogadores como o Osório, o Talefa, o Duartinho, o Dinis e muitos mais bons jogadores.

O REMATE – Naquela altura em que jogou futebol dizia-se que os jogadores jogavam por amor à camisola, o que hoje infelizmente não se vê. O que acha desta nova geração de jogadores.?
VERÍSSIMO SANTOS – O futebol aqui não passa mais do que isto porque não tem força para seguir para a frente, só dá para quem gosta de jogar á bola se entreter.

O REMATE – Há pais e mesmo avôs que gastam muito dinheiro para os seus filhos e netos aprenderem a jogar futebol, só que da maneira que o futebol está esses jovens não tem futuro no futebol. Concorda.?
VERÍSSIMO SANTOS –Além de terem as crianças a jogar no Minor Soccer, vai levar muito tempo a desenvolver o futebol aqui. Estamos com muita sorte porque temos o Clube Português com o Supersónics e o Oriental que ainda vão suportando esses jovens para jogarem, para se entreterem, se não fossem esses clubes não tinhamos mesmo nada aqui.

O REMATE – Para finalizar quer deixar alguma mensagem.?
VERÍSSIMO SANTOS – Em primeiro lugar quero agradecer ao REMATE pela oportunidade que me deram, quero também agradecer a todos os nossos clientes, principalmente os portugueses e deseja-lhes um ano muito feliz, com muita saúde.


HILDEBERTO ALVES

No comments: