Sunday, January 30, 2011

CARTAS DOS NOSSOS LEITORES

CARTAS DOS LEITORES

Com o pedido de publicação, recebemos uma carta de um dos nossos leitores, a qual publicamos na integra:

‘’ UMA HISTÓRIA QUE FICOU POR ACABAR’’


No dia 16 de Janeiro de 2011, realizou-se uma reunião anual da Assembleia Geral do ‘’ Oriental Sports Club’’ para tratar de vários assuntos da vida do Clube e, muito particularmente, das eleições dos novos Corpos Sociais. Pela primeira vez, de há muito tempo a esta parte, não foi preciso haver segunda Assembleia Geral.
Ainda bem que assim aconteceu.!
Aos novos Corpos Gerentes do Clube envio os meus votos de um ano repleto de sucesso.
Sendo sócio desta Associação estive presente na Reunião acima mencionada, como era meu dever. Antes de começar a Reunião pedi ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral que depois de tratar dos vários assuntos da vida do Clube e que, antes de começar a votação para os Novos Corpos Sociais, desejava falar aos sócios presentes, durante alguns minutos, para fazer alguns comentários e dar algumas sugestões, o que me foi concedido.
O meu fim era tentar apaziguar a família orientalista e fazer uma pequena retrospectiva da vida do Clube a partir da Direcção de 2006 até à presente, 2010. A certa altura fiquei com a sensação que alguns sócios não estavam satisfeitos e não compreenderam o alcance da minha intervenção, infelizmente. Talvez pensaram que eu estava ali para me fazer importante. Pois que fique bem claro; Eu nunca gostei de fazer discursos, nem dar entrevistas, nunca quis elogios, nem nenhum reconhecimento por parte de ninguém. Quem me conhece sabe muito bem disso.
O que fiz, juntamente com a minha Direcção, fi-lo pelo Clube e pela Comunidade que ficou mais enriquecida. O passado deste Clube, mesmo o ainda bem recente, era do tempo do carro puxado –a – bois, hoje já pertence à era do automóvel. Mas ainda falta muito para fazer.! Lembram-se do tempo em que os sócios elegiam o Presidente da Direcção e depois era ele quem formava a Mesa da Assembleia Geral e o Conselho Fiscal.!? Lembram-se das ‘’ GUERRAS’’ que existiam quando os Corpos Gerentes eleitos é que dividiam entre si as tarefas dos Bartenders, dos arrendamentos, limpeza e manutenção do Salão e da propriedade!? Do tempo em que só se arrendava o Salãozinho e não a cozinha !?. Eu fui ‘’acusado’’ por sócios e não sócios por dividir o Clube e tirar poder ao Presidente da Direcção e muito mais.
Não, o que eu fiz, juntamente com as minhas Direcções, foi modernizar o Clube, criar as estruturas necessárias para o desenvolvimento e o bem-estar desta agremiação. Foi isto que fizemos e os resultados são bem vísiveis.
Eu sempre ouvi dizer que naquilo que está bem, não se deve mexer. É como no futebol, na equipe que ganha não se mexe ! Isto para dizer, que algumas coisas falharam no ano de 2010. Tudo devido ao que acima foi dito. Hoje temos a família orientalista dividida, infelizmente! O Clube não tem culpa, mas no fim é ele que paga a factura.
Todo o individuo que entrar, para um executivo duma qualquer Direcção, com o intuito do poder ( o tal, quero, posso e mando ), muito dificilmente terá o sucesso desejado.! Deve-se dar total liberdade as pessoas nomeadas para cargos directivos, para mais tarde lhes pedir a factura, se tal for necessário, e, assim conquistar o seu respeito. A humildade é uma virtude.!
Eram estes os meus comentários e as minhas sugestões com as quais pretendia apaziguar e aconselhar os meus consócios que viessem a ser eleitos para tomar conta dos destinos do Clube. Infelizmente, acabei por abandonar a sala e não cheguei a concluir as minha intenções. Que me desculpem os que estavam comigo, os outros que Deus os ilumine.!
Em conclusão, tudo isto devido a alguns sócios, um em particular, que começou por me fazer uma pergunta um tanto ou quanto anormal e que até se deu ao luxo de marcar o tempo em que estive a falar, e, o pior ainda é que mentiu, disse que eu estive a falar durante 45 minutos, quando talvez nem 25 minutos gastei. Esse senhor tem um vazio de alcance e de respeito pelos outros. Por qualquer motivo, pensava que estava no programa de ‘’ Perguntas e Respostas’’, quando apenas era de‘’ Comentários e Sugestões ’’, muito pessoais.
Um bom ano para todos. Viva ao Oriental.!

PS: Geralmente, e pela lei que rege as normas de aceitação de opiniões, desmentidos, declarações, etc., qualquer artigo para ser inserido num jornal, por mais pequeno que seja, tem de ser assinado pelo seu autor.
O artigo que acabamos de inserir nesta página não vem assinado, mas, por sabermos de onde vem, e por conhecermos bem a pessoa em causa, não nos foi difícil abrir uma excepção e publicar o bem delineado e elucidativo artigo.

A Redacção do REMATE

LAURÉNIO RESENDES

No comments: