Saturday, March 29, 2008

AS NOSSAS ENTREVISTAS - HERMANO RAULINO


HERMANO RAULINO

ANTIGO JOGADOR DO VILANOVENSE

O REMATE – De onde é natural.?
HERMANO RAULINO –
Sou natural dos Fenais da Luz, concelho de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel.

O REMATE – Com que idade começou a jogar futebol.?
HERMANO RAULINO-
Em miúdo comecei a treinar com a equipa equipa senior e com 18 anos trabalhava para o Terra Nostra e fui temporariamente transferido para a Ilha de Santa Maria onde joguei futebol no Gonçalo Velho e onde marquei muitos golos, em Santa Maria eu era conhecido pelo ‘’Terceirense ‘’ depois regressei à Terceira e ingressei no Vilavovense, no dia 3 de Março de 1961 tive o azar de partir uma perna, e até àquele momento eu era o melhor marcador da Ilha Terceira..

O REMATE – Então nunca jogou futebol na Ilha de São Miguel.?
HERMANO RAULINO-
Nunca joguei em São Miguel porque fui pequeno para a Terceira, os meus pais foram para lá em 1946 e eu tinha 4 anos de idade.

O REMATE – Quer no Vilanovense, quer no Gonçalo Velho a sua posição era de avançado.?
HERMANO RAULINO –
Sim, em qualquer das equipas eu jogava a interior-esquerdo ou extremo-esquerdo, na época de 1960/ 61, data em que parti a perna eu era o melhor marcador na Liga da Ilha da Terceira.

O REMATE – Lembra-se de alguns jogadores que jogavam consigo ou foram seus adversáríos nessa época.?
HERMANO RAULINO – Sim, na minha equipa jogava o Picanço que era muito conhecido nos Açores e até no Continente, o José António que mais tarde foi jogar para o Lusitânia, o Mário que foi jogar no Angrense, o Alberto Ferreira que foi para o Sporting da Horta, o Pana era o guarda-redes que era muito conhecido na Terceira e jogou muitos anos no Lusitânia, nós tinhamos uma equipa muito razoável naquela altura estávamos em 3º lugar a um ponto do segundo.

O REMATE – E qual o treinador que mais apreciou.
HERMANO RAULINO –
O nosso treinador naquela altura era o Picanço, jogava e treinava, para mim foi considerado um dos melhores jogadores não só açoriano como português, era um jogador que qualquer pessoa que já ouviu falar no Picanço sabe que foi um dos melhores jogadores nos Açores.

O REMATE – E quando veio para o Canadá?
HERMANO RAULINO –
Vim para aqui em 1972 e fui para Toronto, vivi 20 anos em North York e depois reformei-me e resolvi vir viver para Cambridge.

O REMATE – Apesar de ter partido a perna nos Açores, quando aqui chegou recebeu convites para jogar futebol.?
HERMANO RAULINO –
Quando estava em Toronto tinha rapazes do Operário que me convidaram para jogar nessa equipa, mas como eu tinha uma vida muito atarefada com muito trabalho porque tinha uma casa de família não aceitei, mas joguei numa equipa da CP Air, era uma equipa de companhias de aviação e jogavamos em Montreal, Vancouver, Toronto e outras cidades, joguei aí até aos 43 anos e era sempre o melhor marcador.

O REMATE- Acompanhava o futebol que se jogava aqui no Canadá.?
HERMANO RAULINO –
Não, como disse tinha uma vida muito atarefada, trabalhei na Chromalax, uma companhia de electricidade em Rexdale e joguei lá nós jogavamos um departamento contra o outro e passavamos o tempo.

O REMATE – E actualmente vê o futebol que se joga aqui.?
HERMANO RAULINO-
Não vejo o futebol local, mas gosto de ver o futebol na televisão principalmente o futebol inglês, sou um homem de golo e gosto de ver golos, agora como estou em Cambridge e quando chegar a época vou ver o Oriental e até sou sócio do Oriental.

O REMATE – Qual a sua equipa preferida nos Açores e no Continente.?
HERMANO RAULINO –
Nos Açores e como fui criado na freguesia da Vila Nova da idade dos 6 anos até aos 23 e os meus dois irmãos jogaram no Vilanovense e claro é esse o meu clube nos Açores, no Continente, é como costumo a dizer que como o Porto é a cor do céu dos Açores, sou do Porto, na Inglaterra a minha equipa favorita é o Manchester United.

O REMATE – Para terminar quer deixar alguma saudação aos seus amigos através das páginas do REMATE.?
HERMANO RAULINO –
Desejo que me aceitem em Cambridge como uma pessoa de bem, e convido a irem até ao Wall Street tomar um cafézinho comigo, mais ao menos entre a 1 e as 3 horas, para convivermos.

Para além do gosto pelo futebol o nosso entrevistado adora jogar golfe e é membro do P.C.G.A.

HILDEBERTO ALVES




No comments: