Sunday, March 30, 2008

EDITORIAL....POR LAURÉNIO RESENDES


EDITORIAL
POR..... LAURÉNIO RESENDES

A JUSTIÇA EM PORTUGAL

Na manhã do dia 25 de Março as manchetes dos jornais diários, os noticiários das televisões e rádios só falavam de um assunto: Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do F C Porto vai a julgamento por corrupção desportiva activa no caso que envolveu o jogo Beira Mar – FCPorto, realizado na época 2003 / 2004.

Na minha ótica, todo o réu é inocente até ser provado que realmente cometeu o delito de que é acusado, portanto, o Pinto da Costa tem todo o direito de se defender das acusações que sobre ele recaem. Se é culpado ou inocente, isso não sei, mas, de uma coisa tenho quase a certeza, mesmo que seja considerado culpado, tudo vai acabar em águas de bacalhau, isto é, se considerado culpado vai acabar por apanhar uma pena suspensa, o que em Portugal não será novidade, porque infelizmente no nosso país de origem a Justiça anda muito por baixo, sem credibilidade, não só no desporto, mas em todos os aspectos em que a justiça deveria funcionar, mas não funciona .

Que há corrupção no futebol em Portugal, disso não tenho a menor dúvida, só que apanhar os grandes tubarões e os meter à sombra é que é muito mais problemático. As influências, as amizades e o dinheiro fazem com que esses acusados de gravata escapem sempre às malhas da lei. Em Portugal é mais fácil mandar para a cadeia um indivíduo que roubou um pão numa padaria do que esses senhores que fazem mil e uma falcatuas, corrupção desportiva, branqueamento de dinheiro, fuga ao fisco e afins.

Pinto da Costa julgado em tribunal, acredito que vá lá, mas vai sair em liberdade e ainda vai pedir uma indmenização por danos causados pela acusação sofrida, disto não tenho dúvidas.

Os grandes senhores saem sempre dos tribunais com um sorriso nos lábios.

LAURÉNIO RESENDES


No comments: