Thursday, May 22, 2008

EDITORIAL....POR LAURÉNIO RESENDES


EDITORIAL
POR....... LAURÉNIO RESENDES

EMIGRANTE, PAGA

PARA VER A FINAL


No Domingo, dia 18 do corrente mês, teve lugar mais uma final da Taça de Portugal.
Segundo dizem os entendidos a Final da Taça é a festa do futebol Português, a festa do povo, mas sinceramente estamos em desacordo com essa afirmação.
Acreditamos que antigamente poderia ser mesmo a festa do povo, mas actualmente é a festa do dinheiro e do desprezo pelos milhões de emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. E porque? Ora bem, se bem me lembro, ainda no ano passado aconteceu ser a RTP a transmitir o jogo da final, em circuito aberto para os quatro cantos do mundo onde vive um português.
Este ano, e vá lá saber porquê, a RTP ficou de fora e o jogo foi transmitido pela estação de Televisão SIC, até aqui nada a apontar, só que, e como tem acontecido com outros eventos desportivos, e não só, o emigrante ficou fora das contas da SIC e se quis ver a transmissão televisiva teve que pagar, e para cúmulo, pagar a uma companhia de televisão estrangeira. Enquanto os portugueses residentes no Continente e acho que na Madeira e Açores poderam assistir ao jogo comodamente instalados nos seus lares, e gratuitamente, nós, os esquecidos emigrantes, tivemos que pagar para ver o referido jogo. Afinal que dualidade de critérios existe nas nossas estações de televisão?, ou uns são filhos e outros enteados? Na minha modesta opinião, e já que o jogo da final da Taça é o jogo do povo, porque razão a RTP não o transmite gratuitamente para o estrangeiro como anteriormente acontecia.?
Vá lá entender isto. De quem é a culpa.?

LAURÉNIO RESENDES


No comments: