Thursday, May 22, 2008

PÁGINA DOS AÇORES

TAÇA ‘’ REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES’’


BELÉM, 3 – SP. IDEAL, 1

Dois aspectos explicam a prematura eliminação do Sporting Ideal da Taça Região Autónoma dos Açores: o primeiro está relacionado com o desperdício ofensivo e o segundo diz respeito à infracção de Macedo, não descortinada pelo árbitro, no lance que antecedeu o segundo golo do Belém. A formação do concelho da Ribeira Grande perfilava-se como favorita à passagem para as meias-finais e cedo começou a querer vincar a sua superioridade quando, aos seis minutos, Mário Jorge acertou no poste da baliza de Paulo Bettencourt. Aos 19, os mesmos intervenientes em mais uma jogada de perigo para os micaelenses, novamente com o guardião terceirense a levar a melhor. O Ideal ia desbobinando melhor futebol numa partida onde nem necessitava de acelerar para chegar junto da área contrária, controlando as operações mesmo sem pressionar em demasia porque o Belém, com alguns jogadores a roçarem os 40 anos, mantinha-se atrás da linha da bola, espreitando apenas o erro contrário para se colocar em vantagem. As limitações técnicas dos locais ficaram bem patentes ao longo dos 90 minutos, mas o Ideal não teve arte nem engenho para pressionar um pouco mais e colocar a nu as fragilidades contrárias. Ao invés, foram os homens da Terra-Chã quem tiraram partido de uma falha de marcação para se colocarem à vantagem ao minuto 28, aproveitando Canário todo o espaço que lhe foi concedido para cabecear para o 1-0.
Se a primeira parte não teve muitos atractivos, a complementar não lhe ficou atrás. O futebol praticado foi perdendo brilho à medida que o Sol foi aquecendo, fazendo transpirar o cansaço dos atletas das duas equipas.
Só este desgaste pode explicar as perdidas de São Pedro e Nelson, ambos com a baliza à sua frente, isto depois de Canário ter acertado na trave.
Mas o Ideal nunca deixou de acreditar e chegou ao empate aos 82 minutos num bom cabeceamento de França que, em antecipação, bateu o guardião da casa. Faltavam oito minutos e já se pensava no prolongamento quando o recém-entrado Macedo tirou da cartola a… mão para ajeitar o esférico na área e rematar para o fundo das redes. Um golo precedido de infracção clara que o árbitro não viu, sentenciando Hélder Ribeiro o resultado já nos descontos com um remate que ainda embateu em Xexé e traiu Jason.

Acácio Mateus em ’desportosemparalelo online’’

SEMI-FINALISTAS ENCONTRADOS

A primeira edição da Taça Região Autónoma dos Açores já conhece as equipas que vão disputar as meias-finais da competição. A eliminatória de abertura da novel competição apurou quatro formações para a ronda seguinte, três delas vitoriosas e uma repescada na condição de melhor derrotada. O Vitória foi o primeiro a carimbar o apuramento ao derrotar, através do desempate por grande penalidades, o Flamengos.
As duas equipas chegaram ao fim dos 120 minutos empatadas a dois golos, conseguindo os picarotos ser mais felizes na lotaria da marca dos onze metros, vencendo por 5-4. Depois, Calheta e Belém juntaram-se à formação do Pico nas meias-finais.
O conjunto de São Jorge porque recebeu e goleou o Luzense por 4-1 e a formação da Terra-Chã, na ilha Terceira, porque deixou pelo caminho um dos favoritos, o Sporting Ideal, ao triunfar por 3-1.

Com estes dois desfechos ficou a saber-se que o Flamengos também estava nas meias-finais, pois sendo ímpar o número de vencedores, era necessário repescar o melhor derrotado. E a turma do Faial como empatou no tempo regulamentar, perdendo apenas nas penalidades, foi a que continuou em prova.
Assim, no próximo fim-de-semana as meias-finais comportam os seguintes
encontros: Belém-Flamengos e Vitória-Calheta.

‘’ In desportosemparalelo online ‘’

No comments: