
POR.... LAURÉNIO RESENDES
ESTRANGEIROS A MAIS.?
Ao consultarmos os planteis dos três principais clubes portugueses, verificamos que predominam os jogadores estrangeiros, o que em parte vem dificultar a progressão dos jovens atletas portugueses que acabam por serem cedidos a clubes de menor expressão futebolística e a sua evolução no futebol não acontece. E assim se perdem grandes valores nacionais a troco da ganância de formar equipas para altos voos, o que na maioria das vezes não acontece, e o Benfica é a prova disso pois com um plantel recheado de estrangeiros acabou o campeonato de 2007/08 em 4º lugar.
A título de curiosidade e só nos 3 grandes os jogadores estrangeiros sobrepõem os portugueses.
No F.C. do Porto actuam 7 argentinos e 4 brasileiros e apenas 10 portugueses, no Sporting essa percentagem é mais pequena mas mesmo assim os leões têm nas suas fileiras 6 brasileiros para além de outras nacionalidades, portugueses são 14. No Benfica, embora a lista de dispensas ainda não tenha sido feita verifica-se que os brasileiros são 5, contra 11 portugueses, e depois segue uma lista de jogadores de várias nacionalidades como uruguaios, argentinos e outros países.
Na nossa modesta maneira de ver o futebol achamos esse número de estrangeiros exagerado, e acontece que muitos dos estrangeiros, alguns são de valor duvidoso e outros com menos qualidade do que os jovens portugueses. Enfim é o futebol que temos.
No comments:
Post a Comment