Friday, October 19, 2007

APURAMENTO PARA O EUROPEU - 2008

CASAQUISTÃO, 1 - PORTUGAL, 2

Portugal quase no Euro 2008

A selecção nacional venceu por 2-1 o Cazaquistão com dois golos tardios do estreante Makukula e de Cristiano Ronaldo, o que coloca Portugal muito perto de garantir presença no Euro 2008. Num jogo em que foi evidente uma maior dificuldade ofensiva devido à maior qualidade do adversário, Portugal nunca baixou os braços e com as entradas de Nani e Makukula na segunda parte conseguiu chegar aos golos, que valeram mais três pontos para o grupo A de apuramento.

Portugal iniciou a partida com o mesmo onze que havia derrotado o Azerbaijão por 2-0, mas desta feita enfrentou um adversário bem organizado na sua defesa, o que causou muitas dificuldades na manobra ofensiva da equipa nacional. Deco, Quaresma e Ronaldo não conseguiram colocar em campo o seu talento e exageraram nas jogadas individuais, originando muitas perdas de bola, enquanto Hugo Almeida praticamente não se viu durante toda a partida. O Cazaquistão apostou numa pressão intensa sobre o portador da bola e Portugal não foi capaz de superar a organização adversária.

Apesar da falta de qualidade no jogo ofensivo, Portugal foi sempre mais dominador, teve mais posse de bola e foi a única equipa a causar perigo na baliza adversária. Maniche foi um dos mais inconformados e podia ter chegado ao golo através da sua meia distância, enquanto nos lances de bola parada (algo ensaiado com insistência por Scolari nos treinos) foi evidente o bom entrosamento dos jogadores que apenas por falta de pontaria não fizeram alterar o marcador.

Com o aproximar do final do jogo, Flávio Teixeira foi obrigado a mexer na equipa em busca do primeiro golo e retirou de campo Maniche e Hugo Almeida para as entradas de Nani e Makukula. Portugal passou a pressionar mais em cima do adversário, conseguiu começar a criar maiores dificuldades à defensiva contrária com Makukula e Ronaldo em plano de destaque, e o perigo passou a rondar em mais vezes a baliza do Cazaquistão.

Aos 82 Makukula coloca justiça no marcador, e depois de uma boa iniciativa de Quaresma pelo lado direito aproveitou da melhor maneira o excelente assistência do número 27 para de cabeça, bem no coração da área, inaugurar o marcador. Na estreia pela selecção nacional, o jogador de 26 anos do Marítimo não poderia ter desejado melhor já que para além do seu golo, assinou uma boa exibição, que certamente agradou a Luiz Felipe Scolari.

A parte final da partida foi de uma natural pressão do Cazaquistão, mas Portugal susteve muito bem as investidas adversárias e beneficiou dos espaços deixados na zona mais atrasada dos cazaques. Nani ameaçou perto dos 90 minutos quando isolado atirou ao lado, para Ronaldo já nos descontos apontar o segundo golo português aos 91 minutos, confirmando uma importante vitória no caminho para o Euro 2008. Portugal ainda sofreu o 2-1, aos 92 minutos, numa jogada em que a desconcentração da defesa depois do 2-0 foi evidente, ao permitir a entrada na pequena área de Byakov que facilmente encostou a bola para o fundo da baliza de Ricardo. No entanto o jogo estava muito perto do fim, pelo que a vitória portuguesa estava garantida.

Com este resultado Portugal está a um pequeno passo de garantir o bilhete para a fase final do Europeu 2008, já que com apenas dois jogos por disputar (ambos em casa) está com três pontos de vantagem sobre o terceiro classificado e a um ponto do primeiro, a Polónia, que terá um calendário complicado até ao final do apuramento.

Ficha de jogo:

Estádio Tcentralny

Árbitro: Jan Wegereef (Holanda)

Cazaquistão – Loria; Smakov, Kuchma, Zhalmagambetov e Irismetov; Karpovitch (Nurdauletov, 88) e Baltic; Larin (Lyapkin, 35), Zhumaskaliyev e Skorykh; Ostapenko.

PORTUGAL – Ricardo; Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Paulo Ferreira; Maniche (Nani, 59), Miguel Veloso e Deco; Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Makukula, 62) e Quaresma (João Moutinho, 83).

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: 0-1, Makukula (81); 0-2, Cristiano Ronaldo (90), 1-2, Byakov( 90+3 ).

Grupo A

Equipa

J

V

E

D

GM

GS

P

1

Polónia

12

7

3

2

20

10

24

2

Portugal

12

6

5

1

23

10

23

3

Finlândia

12

5

5

2

11

6

20

4

Sérvia

12

5

5

2

16

9

20

5

Bélgica

11

3

3

5

10

14

12

6

Arménia

9

2

3

4

4

8

9

7

Cazaquistão

12

1

4

7

10

20

7

8

Azerbaijão

10

1

2

7

5

25

5

No comments: