Friday, February 1, 2008

AS NOSSAS ENTREVISTAS JOSÉ CARLOS


AS NOSSAS ENTREVISTAS .... JOSÉ CARLOS, ex-jogador do Oriental


O REMATE – Com que idade começou a jogar futebol na Ilha de São Miguel.?
JOSÉ CARLOS –
Comecei a jogar com 17 anos nos juniores do Santa Clara onde jogava o Artur e outros bons jogadores.

O REMATE – Demorou muito a passares para as primeiras categorias do Santa Clara.?
JOSÉ CARLOS –
Ainda levou algum tempo porque eu não tinha possibilidades para treinar, naquela altura o treinador era o Ben David e para ele só jogava quem treinava, e por isso joguei muito tempo nas reservas, depois passei a suplente e jogava quando faltava algum jogador, e depois mais assiduamente nas primeiras categorias, uns seis meses antes de vir para o Canadá fui transferido para a União Micaelense em troca com outro jogador, mas nessa altura já estava com os papeis prontos para vir para o Canadá.

O REMATE – E porque razão não tinhas possibilidades para treinar.?
JOSÉ CARLOS –
Era devido ao meu trabalho, há patrões que não são desportistas e para deixarem a gente ir treinar era um problema, treinavamos duas vezes por semana e os patrões não queriam perder o empregado e por isso muitas vezes era difícil ser dispensado do serviço para ir treinar.

O REMATE – Nos dois clubes onde jogou, chegou a ganhar algum título.?
JOSÉ CARLOS –
Que me lembre no Santa Clara fui em 1969 ao Faial jogar para o Torneio Açoriano, e foi o Angrense ou o Praiense que o ganhou, mas fomos muito infelizes nesse Torneio, que eu me lembre naquela altura ganhei alguns títulos no campeonato de reservas, mas na primeira categoria não me lembro de ganhar alguma coisa.

O REMATE – Em que ano veio para o Canadá.?
JOSÉ CARLOS –
Cheguei aqui em Janeiro de 1972 e comecei logo a jogar pelo Oriental, o senhor Barbosa foi-me buscar a casa para eu assinar porque ele era conhecido da família e comecei logo a jogar no Oriental.

O REMATE – Quando cá chegou quem era o treinador do Oriental.?
JOSÉ CARLOS –
Nessa altura acho que quem começou a treinar o Oriental foi o Saúl Cabral, viemos para o Canadá quase na mesma altura.

O REMATE - Nessa época o Oriental tinha bons jogadores.?
JOSÉ CARLOS –
Tinha o Medina, o Vitória, o Melão, o Simão e uns rapazes do Continente que vinham de Toronto, o Artur o José Silva e outros.

O REMATE – Achou diferença entre o futebol dos Açores e o que se praticava aqui no Canadá.?
JOSÉ CARLOS
– Naquela altura não achei porque os jogadores que jogavam aqui também tinham vindo dos Açores. Era o mesmo sistema de futebol, por isso não achei grande diferença.

O REMATE – Porque saíu do Oriental e foi para o Supersónics.
JOSÉ carlos –
Isso já foi há muitos anos, e não me lembro bem, mas acho que naquela altura o Saúl também saíu para o Sónics, mas não foi problemas com o Oriental, como disse no Supersónics joguei pouco tempo porque tive problemas com um rapaz que jogava com a gente, foi num jogo em Kitchener contra os Leões, quando saí o treinador era o José Manuel e como ele não estava muito satisfeito comigo, então saí.

O REMATE - Acha muita diferença entre o futebol do seu tempo e o actual.?
JOSÉ CARLOS –
Vejo muita diferença, hoje não há aquela vontade que havia no meu tempo, a gente jogava e se esfolava todo pela vitória, hoje penso que já não há essa vontade de jogar pela camisola.

O REMATE – E quanto às assistências aos jogos, achas que é pela diferença do futebol praticado que as pessoas não vão aos campos de futebol.?
JOSÉ CARLOS –
Exactamente, no tempo em que joguei, o campo enchia e até os jogadores gostavam de jogar com muita assistência a aplaudir e a puxar pela sua equipa. Hoje em dia só meia dúzia de pessoas vai ver o futebol, o pessoal mais velho já está saturado, e a mocidade não liga muito ao futebol, o que é uma pena.

O REMATE – Tens acompanhado o futebol local.?
JOSÉ CARLOS –
Não acompanho porque o meu trabalho não me dá essa possibilidade, às vezes apareço no Oriental, mas vou poucas vezes, e também o futebol de agora não chama as pessoas aos campos, vejo os resultados e as classificações no jornal.

HILDEBERTO ALVES

No comments: