Saturday, February 16, 2008

ENTREVISTA.... NUNO PORTELA


ENTREVISTA.... NUNO PORTELA

JOGADOR E CAPITÃO DA EQUIPA
DO SANTA CLARA

O REMATE- Quando e onde iniciou a sua carreira desportiva.

PORTELA – Iniciou com cerca de 10 anos nas camadas jovens do Vitória de Setúbal, onde até aos 19 anos percorri todas as camadas jovens, isto é, infantis, iniciados, juvenis e juniores, em juniores estive 3 anos porque foi na altura em que houve os sub-19 e portanto fiz o terceiro ano de junior e depois subi a senior, estive 1 ano no Vitória de Setúbal, nesse ano o Setúbal estava na 2ª Liga e conseguimos subir à 1ª Liga com o mister Quinito, depois na temporada seguinte fui emprestado ao Portimonense da 2ª Divisão-B para jogar mais porqure no ano anterior joguei alguns jogos, mas não era aquilo que estava à espera, em Portimão joguei mais e fiz a época quase toda, e depois deu-se o regresso a Setúbal na época seguinte onde comecei a fazer a pré-época com o mister Manuel Fernandes só que no final da pré-época o plantel tinha 33 ou 35 jogadores e calhou a mim ser um dos dispensados, e foi o próprio Manuel Fernandes quem me aconselhou o Santa Clara e também através do adjunto mister António Oliveira que conheciam um director do Santa Clara, aconselharam-me a ir para o Santa Clara, e aqui estou.

O REMATE – Em que época foi para o Santa Clara.?
PORTELA – Represento o Santa Clara desde a época 1997 / 98, com 20 para 21 anos e se Deus quiser irei representar por muitos mais anos.

O REMATE – Representar o mesmo clube já há 11 anos é obra, portanto é como quem diz, chegar, ver e vencer, e por lá continuas. !
PORTELA –
Sim, graças a Deus desde que cheguei lá as coisas correram-me bem, logo no primeiro ano que lá estive na 2ª-B subimos de divisão e na seguinte na Divisão de honra voltamos a subir de divisão, portanto esses primeiros dois anos foram fantásticos porque consegui alcançar os objectivos que qualquer jogador tem quando está numa divisão inferior que é subir ao patamar de cima, portanto duas épocas espectaculares das qual muito me orgulho e que também muito ajudou o Santa Clara.

O REMATE – O Portela está há 11 anos no Santa Clara e melhor do que ninguém pode esclarecer uma dúvida que paira no ar entre os simpatizantes santaclarenses aqui no Canadá. De uns anos a esta parte o futebol do Santa Clara tem baixado e nos últimos 4-5 anos tem sido mais notório esse abaixamento, a que se deve isso.?
PORTELA –
Esta é uma questão que também fazem muito lá nos Açores e eu que há onze anos estou ligado a este clube também sinto isso, sinto que há 6 ou 7 anos atrás o futebol era tecnicamente mais atractivo para quem via e para quem jogava, hoje em dia não se passa isso, existe uma maior uniformidade a nível do treino de qualquer equipa, todas as equipas treinam, são muito competitivas, os treinadores estão informados das melhores maneiras do método de treino, é comum principalmente da 2ª Liga nós termos acessos aos jogos das outras equipas, as equipas são estudadas ao pormenor, durante a semana que antecede um jogo temos 4 ou 5 horas para estudar o adversário, colectivamente ou individualmente, ficamos a saber onde são mais fortes e onde são mais fracos, e certamente as outras equipas também têm essa coisa em relação ao Santa Clara, portanto, hoje em dia existe um grande equilíbrio entre as equipas, e no meu entender há um pensamento mais de não perder em vez de tentar ganhar, comparo muito esta 2ª Liga com a Liga Italiana que é muito defensiva onde os resultados são de 1-0, 2-1, no meu entender na 2º Liga não existe uma equipa que seja muito superior às restantes, existe um maior equilíbrio e que muitas vezes são pequenos pormenores que decidem os jogos.

O REMATE – Temos uma exemplo muito concreto do que acabaste de dizer, senão vejamos, há umas três semanas o Santa Clara foi ganhar em Santa Maria da Feira ao Feirense, e no Domingo seguinte perdeu em casa com o antepenúltimo, o Penafiel por 0-3.
PORTELA –
É o que te acabei de dizer, nesta Liga o último pode muito bem ganhar ao primeiro, por isso já não há resultados certos antecipadamente e não podemos dizer que aquele ganhou com facilidade e ou aquele perdeu com facilidade. Em relação ao jogo que fizemos com o Penafiel jogamos bastante desfalcados e numa equipa onde a quantidade não abunda a falta de 3 ou 4 jogadores origina quebras a nível de rotina e de muita coisa, temos de dar também mérito à outra equipa que soube aproveitar muito bem esse elo mais fraco que nós tinhamos.

O REMATE- No teu caso pessoal sei que estás lesionado, há quanto tempo.?

PORTELA – Lesionei-me a semana passada, penso que não é nada de grave e entretanto até tenho estado aqui a treinar no ginásio e penso que quando chegar lá já estarei completamente recuperado e às ordens do treinador.

O REMATE – Para quando vamos ter a alegria de ver o Santa Clara de novo na Bwin Liga.?
PORTELA –
Bem, se formos perguntar a qualquer jogador ele diz que é já para o ano, temos a nossa ambição pessoal que é melhorar cada vez mais, embora saibamos que não é fácil subir numa divisão destas, não só pela maneira como está o clube, mas também como está o futebol português, penso que temos que ter os pés bem assentes na terra, o Santa Clara tem um passado em que se calhar o sonho acabou por se tornar um pesadelo e penso que se houver uma subida que seja o mais rápido possível, mas que seja bem pensada e que não se cometa os erros do passado, essencialmente isso.

O REMATE – De quem partiu a ideia de ser tu e o Mariano Raposo as pessoas indicadas para vir até Cambridge em representação do Santa Clara.?
PORTELA –
Por aquilo que eu sei foram as pessoas daqui é que escolheram quem viesse cá, no meu caso só 3 ou 4 dias antes é que tive conhecimento que tinha que vir ao Canadá, portanto eu penso que foram as próprias pessoas daqui que pediram e insistiram para que fosse eu e o senhor Mariano a vir aqui representar o Santa Clara.

O REMATE – Quantas vezes já tinhas estado aqui no Canadá.?
PORTELA –
Já vim aqui umas cinco ou seis vezes já quase perdi a conta e sempre em representação do Santa Clara.

O REMATE – Há dois anos o Santa Clara fez a pré-época aqui no Canadá, em Toronto, vieram numa época de muito sol e calor, agora vens em pleno inverno canadiano, o que achas do inverno daqui?
PORTELA –
Para quem vem cá por uma semana acho que é muito bonito, agora para quem trabalha e faz a sua vida aqui é difícil, nos últimos dois dias fiquei com a sensação de que a neve atrapalha, e muito, a vida das pessoas, essa é a sensação que eu tenho, e eu, como só vim por uma semana acho isto muito bonito.

O REMATE – Sei que casou nos Açores com uma açoriana, uma jovem da Ilha de Santa Maria, será que é o teu casamento que te está a aguentar mais nos Açores.?
PORTELA-
Até pode ser que tenha interferência na minha estadia nos Açores, mas tenho que referir que sempre fui bem tratado em São Miguel, não só o casamento me faz ficar, que como referiu a minha esposa é de Santa Maria, mas tudo o que envolve a minha estada em São Miguel onde fui bem recebido, já ganhei rotina, os meus filhos nasceram em São Miguel, por isso tudo me leva a crer que ficarei por São Miguel e pelos Açores.

O REMATE – Achas os sócios e simpatizantes do Santa Clara exigentes.?
PORTELA –
Isto é como em todo o lado, os sócios e simpatizantes quando vão ver um jogo do clube querem é que a equipa ganhe, não importa como, as pessoas sabem muito bem os problemas que o clube tem, e por tudo aquilo que nós jogadores estamos a passar principalmente nestas últimas semanas, e têm que compreender que com todos esses problemas chegarmos ao Domingo ou durante a semana desenvolvermos o nosso trabalho na melhor das capacidades, é difícil, é costume dizer-se que ‘’ quando a cabeça não trabalha, o corpo também não reage’’, portanto é muito complicado, compreendemos os desejos dos sócios e simpatizantes, mas se eles querem vitórias, muito mais nós que andamos lá dentro a dar o corpo ao manifesto, é o nosso trabalho, a nossa valorização profissional e pessoal, portanto nós todos estamos com o sócios e simpatizantes, mas por vezes sentimos que nem todos estão com a gente.

O REMATE – Esta crise financeira do Santa Clara está a ter reflexos negativos na equipa.?
PORTELA –
Mexe sempre, não vamos esconder isso, claro que uma crise sempre afecta, mas temos confiança nas pessoas que estão à frente do clube porque achamos que estão a fazer um grande trabalho, também gostaríamos de ver e nesta altura já vemos uma maior abertura do clube em diversas iniciativas, as pessoas a voltarem ao clube porque durante alguns anos e também devido à humildade que faltou neste clube, quando o dinheiro abunda a humildade também se vai embora, as pessoas fartaram-se da muita porcaria que aconteceu ali, as pessoas fugiram mas penso que devagar essas pessoas estão a regressar com entusiasmo e com força e é preciso esse simbiose do clube, dos adeptos e dos simpatizantes para que as coisas funcionem, sabemos que o clube está numa situação complicada, já esteve pior como disse temos confiança nas pessoas que muitas vezes deixam para trás as suas vidas pessoais em detrimento do Santa Clara e pronto, sentimos é que as forças vivas têm que ajudar este clube porque o Santa Clara representa muito não só nos Açores como aqui no Canadá, na América, onde existe um açoriano certamente estará sempre à espera de ouvir notícias dos Açores e o futebol é um grande veículo disso mesmo e portanto o Santa Clara também faz a alegria de muitos açorianos.

O REMATE – E o clima nos balneários, é calmo e estão unidos.?
PORTELA –
Agora é assim, dentro do campo temos de estar unidos, é a nossa profissão e temos de ser profissionais acima de tudo, mas temos que ver que cada pessoa é um caso diferente devido a variadas circunstâncias ou porque é solteiro ou é casado, tem família, ou menos família, portanto cada caso é um caso e temos de respeitar a vontade de cada pessoa, sabendo que quando é para representar o clube, quer em treino quer em jogo as cabeças tem que alhear-se desses problemas e tem que estar a cem por cento para desenvolver a sua profissão.

O REMATE – E não há pagamentos em atraso no clube.?
PORTELA –
Como é público há ordenados em atraso, houve um que foi pago a semana passada, penso que na próxima semana será pago outro mês de ordenados em atraso, mas já está outro mês a vencer, portanto como já disse reafirmamos a nossa crença nesta direcção e certamente eles irão resolver os problemas com a ajuda das pessoas, dos populares e das forças vivas da cidade e da Região.

O REMATE – Quando soar a hora de dizeres adeus ao futebol, quais são os teus planos para o futuro.?
PORTELA –
Olha, eu já precavendo isso estou a frequentar a universidade e estou a tirar o curso de bio-medicina, o futebol sempre foi a minha paixão e penso um dia mais tarde quando deixar de jogar futebol, seguir, não como director porque não me entusiasma, mas ficar ligado como director desportivo ou qualquer cargo que esteja relacionado com o campo, directamente com os jogadores, e até mesmo treinador porque não, já tenho o segundo nível de treinador, mas penso que ainda é cedo para pensar nisso. Apesar de ter 32 anos sinto-me bem, e hoje em dia a gente vê jogadores com 37-38 anos e mais a jogar ao mais alto nível, portanto acredito e tenho a convicção que irei jogar mais três ou quatro anos.

O REMATE – Sempre no Santa Clara.?
PORTELA –
Se possível sempre no Santa Clara.

O REMATE – Portela, para terminar esta nossa longa conversa, queres deixar alguma mensagem através das páginas do REMATE.?

PORTELA – Sim, queria acima de tudo agradecer a grande hospitalidade que toda a gente deu a nós, e principalmente o senhor Saúl Cabral que é um dos responsáveis por esta organização, queria agradecer a todas as pessoas que tornaram possível esta festa da comemoração do aniversário do Santa Clara, e deixar um grande abraço para todo aqueles que lerem esta entrevista.

Desejo ao Nuno PORTELA muitas felicidades quer a nível familiar, quer a nível desportivo e desejando que o Santa Clara entre na senda dos bons resultados para alegria, não só dos simpatizantes e sócios do Santa Clara mas também para alegria dos milhares de santaclarenses espalhados pela diáspora.

LAURÉNIO RESENDES




No comments: