Thursday, May 28, 2009

GOVERN AÇORIANO HOMENAGEIA JORGE VICENTE


HOQUISTA JORGE VICENTE

HOMENAGEADO EM TORONTO

Do nosso amigo Zeca Valente, um dos Organizadores da Gala de Desporto Mariense, recebemos com pedido de publicação, um email que nos dá conta da homenagem que o Governo Regional dos Açores vai prestar ao Hoquista Mariense, Jorge Vcente.

Eis o teor do email:

‘’ No dia 1 de Junho ( comemorações do dia dos Açores ) será homenageado pelo Governo Regional dos Açores em Toronto com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, Jorge Eduardo Braga Vicente.

Esta homenagem foi proposta pelos organizadores da Gala de Desporto Mariense que realiza este ano, a 16 de Agosto a sua 4ª Gala.

Os organizadores: Zeca Valente, José de Melo, Humberto Borges e José Moniz.

Com a devida vénia, extraímos do Jornal ‘’Baluarte de Santa Maria’’ um pequeno resumo do artigo da autoria de José Melo, que conta em pormenor a carreira deste excelente hoquista açoriano.

JORGE VICENTE

JORGE EDUARDO BRAGA VICENTE nasceu a 17 de Março de 1947 na cidade de Ponta Delgada, São Miguel, filho de Jácome Dias Vicente ( micaelense ) e Laura Braga Vicente (mariense).

Aos 3 meses de idade foi com os seus pais viver para a Ilha de Santa Maria, onde permaneceu até aos 16 anos.

Frequentou a escola primária e o Externato do Aeroporto de Santa Maria até ao 2º ano do liceu.

Durante a sua juventude em Santa Maria, praticou vários desportos, destacando-se na modalidade de Hoquei em Patins, o clube onde se formou como jogador do Hoquei em Patins e primeiro que representou foi o Clube Asas do Atlântico onde ganhou os torneios realizados nas Ilhas Terceira e S. Miguel, em 1960 e 1961, respectivamente.

Em Setembro de 1962, pelas mãos do Senhor Sarmento, saíu de Santa Maria para Lisboa, tendo logo sido contratado pelo Sport Lisboa e Benfica para jogar hoquei como junior deste Clube, tendo sido campeão nacional, logo no primeiro ano. Dois anos mais tarde, subiu à categoria de Senior, tendo-se sagrado, por sete vezes, Campeão Nacional de Hoquei em Patins.

Permaneceu no Benfica até 1974. Neste período representou também a Selecção Nacional onde foi campeão europeu nos anos de 1971,73.

Foi igualmente campeão mundial em 1968, e 1974.

Em 1975, foi convidado para jogar na Itália, pelo Corradini, conquistando um título nacional, naquele país.

Mais tarde regressou a Portugal onde abraçou a carreira de treinador de váriaas equipas nacionais, com destaque para o FC Porto, SL Benfica e Hoquei C. Barcelos, ganhando suas Super Taças. A primeira no ano de 1991, pel,o FC Porto e a segunda, em 1999, pelo Hoquei de Barcelos.

Como reconhecimento pelo seu trabalho foi chamado a comandar a Selecção Nacional por duas vezes.

Entre as várias condecorações e homenagens, foi homenageado em Santa Maria, 2007 pelo Grupo Promotor da Gala do Desporto Mariense.

Jorge Vicente – ‘’ O Mágico Açoriano do Hoquei em Patins’’ – assim era conhecido.





No comments: