Friday, April 3, 2009

AINDA O FAMIGERADO '' PENALTY''

O FAMIGERADO PENALTY



Desde o Sábado dia 21 de Março, ninguém fala de outra coisa senão no penalty ( que não existiu ) mas que o árbitro Lucílio Batista marcou e que deu o empate no jogo Sporting- Benfica na final da Taça da Liga.
Como acima citei esse penalty não existiu, porque não houve braço ou mão na bola, e existe outro pormenor bastante importante, a ter existido uma falta essa teria ocorrido fora da grande área, portanto não seria mesmo penalty.
A onda de protestos dos jogadores, treinadores, directores e adeptos sportinguistas não se fez esperar, e mais uma vez digo, com toda a razão, embora alguns protestos tenham sido exgerados. Mas pronto, cada qual protesta consoante o seu sentimento e a sua educação.
Mas agora, e sem facionismos clubistas, vamos a uns outros factos relacionados com o jogo.
Quando o famigerado penalty foi marcado ainda faltavam 17 minutos para o termo do encontro, alguém pode provar que o Benfica nesse espaço de tempo, e num momento de sorte não podia ter marcado um golo? É verdade que os encarnados até podiam ter sofrido mais um ou dois golos, mas isso também ninguém pode categoricamente afirmar.
Outros factos, o penalty, que não existiu, não foi o chamado ‘’ golo de ouro’’ como em algumas provas internacionais é usado, isto é, golo marcado, jogo finalizado; o golo apenas empatou o jogo, esse golo não colocou o Benfica na frente do marcador, portanto ainda havia tempo para, de parte a parte desempatar o jogo sem recorrer às grandes penalidades.
Sei que muitos vão dizer que o Sporting estava na frente do marcador e sem o penalty fantasma acabaria por ganhar o jogo, acredito que podia até acontecer.
Mas, há sempre um mas na vida, os adeptos sportinguistas cruxificaram o árbitro, correcto, mas esqueceram de chamar nomes a outros participantes do jogo, e quem são elas? Rochemback, Derley e Helder Postiga jogadores do Sporting que desperdiçaram os penalties, e claro o guarda –redes Quim que defendeu os remates.
Desses jogadores ninguém fala, mas afinal no meio de tudo isto eles também fizeram o Sporting perder a taça, ou não será.?
Finalizando, de uma coisa tenho absoluta certeza, se o Sporting tinha ganho o jogo, mesmo nas grandes penalidades, o erro de Lucílio Batista não seria tão comentado, como está a ser. Portanto, os seguidores dos Leões podem achincalhar o árbitro pelo erro cometido, mas ao mesmo tempo insultar também os seus jogadores por não terem convertido em golo as penalidades que foram escolhidos para marcar, azelhices dos jogadores, mas disso ninguém fala.


LAURÉNIO RESENDES

No comments: