Saturday, April 18, 2009

AS NOSSAS ENTREVISTAS

ENTREVISTA COM VIRGINIO COSTA, MAIS CONHECIDO POR ‘’MARTELO ‘’





Virginio Costa, mais conhecido por MARTELO, nasceu na freguesia de Santa Clara, Ponta Delgada, São Miguel, Açores


O REMATE – Com que idade começou a jogar futebol.?

MARTELO – Comecei a jogar nos juniores do Santa Clara, depois passei para a equipa senior com 17 anos, mas foi preciso ser com uma autorização do Ministro da Educação.

O REMATE – Em São Miguel jogou sempre no Santa Clara.?

MARTELO – Joguei no Santa Clara e depois fui para a tropa, fiz troca do quartel dos Arrifes para a Terceira para jogar no Lusitânia, mas só fiz um jogo treino.

O REMATE – E porque razão não jogou no Lusitânia.?

MARTELO - Só fiz treinos porque fui para o Continente e de lá fui para o Ultramar.

O REMATE – No seu tempo de Santa Clara quais foram os seus treinadores.?

MARTELO – Tive dois grandes treinadores, o senhor Virginio Moniz e o senhor Henrique Ben David, mais tarde quando voltei do Canadá tive outro treinador que é o meu grande amigo Saúl Cabral e fomos pela primeira vez campeões açorianos.

O REMATE – Lembra-se de alguns bons jogadores do seu tempo quando jogou no Santa Clara.?

MARTELO – Para mim, todos aqueles do meu tempo que jogaram no Santa Clara eram todos grandes jogadores, cada um na sua posição.

O REMATE – Pode relembrar o nome de alguns deles.?

MARTELO – O que lhe posso relembrar é que às vezes nos clubes se dizia que o Paulino foi o melhor jogador, isso era para reinar com a malta, Paulino foi um grande jogador, não há dúvida nenhuma, só o que tem é que nunca jogava a época inteira, como já disse todos eles foram grandes jogadores, ajudar o clube com mais anos de permanência eu conheci dois o Augusto Moniz e o João Alves, conhecido por João ‘’Charrete’’, são jogadores que jogaram lá muito tempo, O Paulino foi bom, o Calisto também foi bom jogador, o Madeirinha também.

O REMATE – Com que idade veio para o Canadá.?

MARTELO – Vim para o Canadá com quase 25 anos em 1969.

O REMATE – Quando chegou aqui ao Canadá qual foi a primeira equipa em que jogou?

MARTELO- Só joguei no First Portuguese Canadian Clube e fomos campeões em 1969.

O REMATE – Nessa altura quem era o treinador do First.

MARTELO - Era o Artur Rodrigues

O REMATE – Quando jogou no FirST Portuguese ganhava alguma coisa.?

MARTELO – O contrato era para ganhar, mas foi só para entrar no Canadá, era oitenta dolares por semana que estava no contrato, mas posso dizer que ganhei bom dinheiro no First, não foi para ficar rico, mas ganhava mais dinheiro a jogar no First do que a trabalhar aqui no Canadá.

O REMATE – Sei que o senhor tinha grande vontade de vir viver para esta cidade de Cambridge, isso é verdade.?

MARTELO – Era a minha maior alegria quando cheguei aqui ao Canadá, nunca mais me esquece para o resto da minha vida, que quando fui a Galt fiz um jogo ou dois pelo Oriental e a minha alegria era ficar em Galt ( Cambridge ), era tudo boa gente, o senhor João Botelho que tinha uma garagem, era os irmãos gémeos, fiquei encantado com Galt só que às vezes as coisas não correm como a gente quer.

O REMATE – Mas houve alguma razão para não poder morar aqui.?

MARTELO - Foi por causa do meu passaporte. O First Portuguese é que tinha o meu passaporte porque quando fomos campeões era para irmos jogar à América e eles precisavam dos passaportes, não me esqueço que o João Botelho e toda a direcção do Oriental vieram cá abaixo, mas eu não tinha o passaporte comigo e nada podémos fazer, mas havia também questões de família, mas para o resto da minha vida nunca me vou esquecer da cidade de Galt. O meu sonho era morar em Galt, não em Toronto.

O REMATE – Como vê actualmente o futebol amador aqui no Canadá.?

MARTELO- Eu tenho acompanhado muito pouco o futebol amador daqui, vejo aqui em Mississauga rapazinhos com 16 ou 17 anos a treinar sozinhos, com grande habilidade, mas não acompanho muito o futebol amador porque a minha vida não me dá muito tempo para isso.

O REMATE – Mas acha que actualmente há aquela garra e amor à camisola como havia antigamente.?

MARTELO – Isso é impossível e é o problema que há hoje, não há aquele amor de jogar pela camisola como havia naquele tempo hoje não há, pode haver um bocadinho de garra porque ninguém gosta de perder, mas amor não há porque hoje só se fala em dinheiro.

O REMATE – E o futebol português tem acompanhado.?

MARTELO – Sim acompanho às vezes na televisão, vejo o Benfica que é a minha equipa, o Sporting e o Porto, por isso às vezes quando nos encontramos, jogadores antigos do Santa Clara como eu, Paulino, Madeira, Augusto e outros mais, dizemos que nascemos numa data errada porque se a gente nasce há 17 ou 18 anos atrás, hoje não precisavamos de sair de São Miguel e vir para o Canadá, naquele tempo jogavamos futebol e trabalhavamos. Não me esqueço que quando fomos jogar ao Faial, o descanso e os treinos faziam bem, como foi o caso de quando fui à Bermuda com a selecção que foram duas semanas a comer, dormir e e treinar, é uma diferença enorme, não estou a falar mal dos jogadores que estão lá, mas esses jogadores dos anos que eu joguei no Santa Clara, João Charrete, Paulino, Saldanha, Fernandinho a guarda-redes, Calisto, Augusto Moniz, Madeirinha, eu tenho a certeza absoluta que a gente para sair da primeira divisão, da primeira Liga, ia levar muitos e muitos anos.


O REMATE – No seu tempo havia condições para treinar e jogar como eles têm agora.?

MARTELO - Não, naquele tempo não havia boas condições, tinhamos o Marquês Jácome Correia que aquilo não era campo de futebol nem era nada, aquilo era uma vergonha, o único campo que tinha mais ou menos condições para treinar e jogar era na Ribeira Grande, nem na Lagoa que tinha uma grande equipa, o Operário havia boas condições, havia era a nossa boa vontade e bons treinadores e assim é que a coisa ia para a frente, mas condições não havia e quando chovia era uma desgraça não se podia jogar futebol.

O REMATE – Para terminar, quer deixar alguma mensagem aos seus amigos daqui de Cambridge que jogaram consigo, e aqui tem muitos.

MARTELO – Tenho aí muitos amigos sim, o Paulino, mais velho do que eu mas um grande amigo, tenho muita consideração por ele porque foi um grande jogador, não há dúvida nenhuma, o José Manuel Vicente que infelizmente já não vejo à muitos anos que foi um grande defesa no Santa Clara, tem o senhor João Batista que jogou hoquei e que é uma excelente pessoa, o Armando que jogou no Braga e que também jogou no Oriental, são tantos amigos, para eles quero mandar um abraço e para o Saúl também um grande amigo, amigo assim mais do coração para jogar, conversar, brincar é o Paulino. Há muita gente em Galt que é meu amigo, o senhor João Botelho, os irmãos Gémeos, sei lá tanta gente, são estes que me lembro mais ou menos, o Germano que jogou na União Sportiva que o Veríssimo deve conhecer bem, enfim tenho aí muitos e bons amigos a quem desejo muitas felicidades.

HILDEBERTO ALVES

No comments: