Thursday, April 30, 2009

PÁGINA DOS AÇORES

LIGA VITALIS

Boavista bate líder Santa Clara

BOAVISTA, 3 – SANTA CLARA, 1

O Boavista recebeu e venceu o Santa Clara, por 3-1, em jogo da 26ª jornada da Liga Vitalis

Estiveram frente-a-frente duas equipas que lutam por objectivos distintos: o Boavista, que ocupava o último lugar, para não descer de divisão, e o Santa Clara, líder, para subir à Liga principal.

Apesar da situação difícil em que se encontra, o Boavista entrou sem medo, foi para o intervalo em vantagem, consentiu o empate e, por fim, marcou mais dois golos, juntando mais três preciosos pontos aos 25 que já tinha.

Foi através de um canto que o Boavista ameaçou pela primeira vez o Santa Clara, com João Tomás a saltar mais alto do que a defesa açoriana e a cabecear forte, mas à figura do guarda-redes Alemão, que sacudiu a bola para canto.

O Santa Clara respondeu em contra-ataque, mas foi o Boavista que, em lances de bola parada e através do jogo aéreo de François, e, principalmente, João Tomás, criou mais perigo.

Outra boa surpresa, entre os "axadrezados", foi o estreante Pedrosa, defesa esquerdo por troca com Gilberto, desviado para a direita.

Pedrosa – que não tinha ainda qualquer minuto neste campeonato - mostrou-se desinibido e útil na organização do jogo atacante, tendo feito uma boa parceria com o extremo brasileiro Sidnei.

Fruto da sua maior determinação e de um claro ascendente, o Boavista fez o 1-0 graças a um belo remate do esquerdino Rui Lima (32 minutos).

Após num lançamento longo de Pedrosa para Sidnei, que obrigou Alemão a sair da sua baliza e desorganizou a defesa açoriana, a bola sobrou para Rui Lima, que, de longe, desferiu um remate indefensável.

O Santa Clara ressentiu-se e tremeu, tanto que André Pinto quase fez um auto-golo quando procurou cortar um cruzamento tenso de Adriano (40).

No primeiro minuto da segunda parte, Sidnei isolou-se no corredor esquerdo e cruzou para João Tomas, que, sozinho, falhou o 2-0, atirando à barra.

Aos 52 minutos, e sem nada ter feito por isso, o Santa Clara empatou por Neto, que aproveitou bem um cruzamento e cabeceou à vontade para o fundo da baliza boavisteira.

O Boavista já não era o mesmo da primeira parte e o Santa Clara também não, pois os "axadrezados" baixaram muito de produção e os açoreanos tornaram-se cada vez mais perigosos.

Em consequência disso, o Santa Clara acabou mesmo por empatar, através de uma cabeçada de Neto, aos 52 minutos, e pouco depois esteve perto do 2-1, mas Nuno Santos, de cabeça, atirou contra Pedro Trigueira.

O Boavista teve a última palavra e o brasileiro Adriano, na sequência de um canto e de cabeça, redimiu-se da sua pobre exibição, recolocando a sua equipa vencer por 2-1, com um bom golpe de cabeça, aos 70 minutos.

Os adeptos "axadrezados" festejaram, mas ainda houve mais um golo, uma obra-prima de João Tomás, que, de fora da área, disparou forte e sem defesa para Alemão (78 minutos).

O Boavista saiu do Bessa com 28 pontos, ao passo que o Santa Clara continua com 48 e à espera do que vai fazer o Olhanense, segundo classificado, que só joga domingo e pode ascender à liderança.

Lusa/AO

No comments: