Monday, November 29, 2010

ENTREVISTA COM O JORNALISTA MATEUS ROCHA



MATEUS ROCHA


JORNALISTA DESPORTIVO DO

DIÁRIO INSULAR ( ILHA TERCEIRA )



Ligado ao jornalismo Desportivo à mais de 10 anos, dedica-se todos os dias ao jornal uma vez que tem que garantir todos os dias pelo menos duas páginas de Desporto, além do Suplemento há segunda –feira. Adora o que faz na área desportiva, comentar e divulgar. Quanto ao futuro acredita que na area de formação merecem também maior cobertura mas vêm-se condicionados na vertente humana. Todavia acredita fazer mais e melhor.

O Remate -- Há quantos anos está ligado ao jornalismo na area Desportiva ?
Mateus Rocha -- Ao jornalismo Desportivo estou ligado há 13 anos .

O Remate -- O teu trabalho, a tua faceta no Diário Insular tem sido permanete ou esporádica ?
Mateus Rocha – Olha, eu comecei no Diário Insular, depois tive uma passagem pela A União, voltei ao Diário Insular aonde já estou a alguns anos, embora trabalhe em part-time porque tenho que conciliar o jornal com a actividade de funcionário da Junta de Freguesia da Conceição, a verdade é que é um trabalho que me obriga a dedicar todos os dias ao jornal, uma vez que nós temos que garantir diariamente pelo menos duas páginas de desporto para além do Suplemento à Segunda –Feira, portanto todos os dias, embora não tanto a tempo inteiro no jornal .

O Remate -- Acha que o seu trabalho na area desportiva tem sido até aqui bem compensado daquilo que vocês fazem diariamente, embora como diz, não a tempo inteiro ?
Mateus Rocha -- É assim, a nossa equipa de desporto no Diário Insular é constituida por 5 elementos, todos eles tem a sua actividade profissional extra jornalismo, mas em termos de empenho, dedicação e de atitude perante o jornal e perante o desporto são autênticos profissionais, portanto nós damos o melhor de nós próprios ao Diário Insular, ao desporto e neste caso ao jornalismo, independentemente de termos ou não outras actividades, no caso concreto, quer eu e os meus colegas na secção desportiva do Diário Insular, pois estamos a trabalhar para o jornal cima de tudo a paixão que temos pelo desporto, pelo Jornalismo pois a nossa grande preocupação é servir bem o desporto da nossa terra, da nossa Região divulgando as actividades das mais diversas modalidades embora obviamente dando maior efeso às equipas que disputam as provas Nacionais, portanto a maior recompensa digamos que será esta, o gosto que temos em colaborar com a promoção do desporto da nossa terra com cobertura possível, embora o jornal não seja dedicado totalmente ao desporto, o Diário Insular é um jornal de informação geral e tem como disse um suplemento Desportivo à Segunda –Feira, depois estamos condicionados pela vertente humana, pois não há muita gente disponível para trabalhar nesta area e depois a vertente financeira, portanto o jornal não tera capacidade ,para investir numa secção desportiva profissional a tempo inteiro e que possa ser reforçada com mais elementos, obviamente que eésempre possível fazer mais e melhor, nós temos sempre consciência disso.

O Remate -- No futuro em que area no desporto merece uma cobertura mais acentuada ?
Mateus Rocha -- A nossa grande preocupação, a nossa grande aposta para o ano é tentar sermos mais abrangentes na cobertura das modalidades que nós temos, e claro dentro do meios que nós temos , tentar chegar com uma cobertura mais completa das provas Regionais e também da formação, portanto são duas lacunas que nós temos .

O Remate -- Qual a mensagem que gostaria de deixar aos nossos desportistas que vivem pela América do Norte e Canadá, e não se esquecem do seu torrão natal, e se preocupam em saber as notícias da sua equipa ?
Mateus Rocha -- A mensagem que eu gostaria de deixar, de todo o trabalho que nós fazemos é para quem nos lê, para o caso do Jornaj.
A nossa preocupação é servir cada vez mais e melhor não só os residentes da Ilha e da Região, mas também aqueles que estão, como ouvi à pouco, os nossos emigrantes, estamos sempre abertos a qualquer sugestão, o que possa melhorar da cobertura daquilo que fazemos e também estamos sempre a receber qualquer notícia que venha dos nossos emigrantes, relacionadas com a actividade desportiva, que se possa ligar à nossa terra .
A mensagem fundamental, era deixar perceber que esse projecto, esse trabalho só tem validade se houver leitores, quando falo dos nossos leitores, não só de cá, mas também aqueles por razões várias da vida foram obrigados a deixar a sua terra, mas que mantem certamente ligações muito próximas, muita afinidade em relação à Terra que os viu nascer.
Agradeco a oportunidade e desejo as maiores felicidades ao Remate, e quero deixar mais uma vez bem claro que a secção Desportiva do Diário Insular e tambem acredito que o jornal numa forma geral, está sempre disponível para colaborar com todos os nossos leitores emigrantes, quer com O Remate, ou qualquer outro orgão de comunicação que assim entenda.
Obrigado.

O Remate gradece a disponibilidade que teve para connosco, e desejamos os maiores sucesso ao Mateus Rocha na sua actividade de jornalista Desportivo.


DURVAL PEREIRA

No comments: