Thursday, January 17, 2008

AS NOSSAS ENTREVISTAS - ÁLVARO FREITAS


DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA MESA DE ASSEMBLEIA GERAL DO ORIENTAL ÁLVARO FREITAS


Após a Assembleia Geral do Oriental, o nosso colega Hildeberto Alves falou com o Presidente da Mesa da A. Geral, Álvaro Freitas, que nos disse:

O REMATE- Álvaro, tu como presidente da Mesa da Assembleia Geral do Oriental, como viste esta reunião.?
ÁLVARO FREITAS –
A reunião correu às mil maravilhas, todos os sócios apoiaram e concordaram com a apresentação das contas, e da maneira como trabalhamos durante o ano e ficaram satisfeitos com a situação financeira do clube, como disse tudo decorreu bem, só ficamos tristes porque não apareceu ninguém para formar uma direcção.

O REMATE – Há semanas atrás falava-se que havia duas ou três listas a concorrer, mas afinal no dia da assembleia essas listas não apareceram, estavas seguro que ia aparecer listas.?
ÁLVARO FREITAS –
Eu já estou envolvido com o Oriental à muitos anos, praticamente desde que cheguei ao Canadá, tenho sempre pertencido a várias direcções, e outras vezes, mesmo sem ser director, ajudo no que posso, e sei que acontece muitas vezes uns dois ou três meses antes aparecerem pessoas a dizer que vão formar uma lista, mas é só garganta, porque na hora da realidade nunca há listas. Isso tem acontecido no clube nos últimos quatro ou cinco anos.

O REMATE – A não comparência da maioria dos sócios terá afectado este auto eleitoral.?
ÁLVARO FREITAS –
Olha, os sócios foram todos avisados com antecedência através da rádio, televisão e jornais, portanto se não compareceram não foi por falta de informação, foi porque não quiseram ou não puderam, infelizmente está a aparecer menos sócios nas assembleias.
Nós fizemos o que está nos estatutos do clube que é, se na altura estiverem presentes na sala 30 por cento dos sócios tem mesmo que haver assembleia, como tinha esse número, foi isso que nós fizemos. Os sócios queriam que esta direcção ficasse mais um ano, mas a malta está cansada, e não aceitou continuar. No próximo Domingo dia 20 de Janeiro pelas quatro horas da tarde vamos realizar uma Assembleia Geral Extraordinária e vamos ver se aparece alguma lista a surfrágio, senão temos que formar uma direcção de gestão porque o clube não pode fechar as portas.

O REMATE – Sei que tu como presidente da mesa da Assembleia procuras-te conseguir listas, mas esperavas mesmo não haver essas listas.?
ÁLVARO FREITAS –
Dentro da direcção, isto é, entre a malta eu já estava prevenido porque todos eles diziam que não queriam continuar, quando à questão de não aparecer novas lista, sinceramente não esperava que aparecessem listas porque pedia às pessoas para me apresentarem os nomes e nunca houve quem apresentasse, mas pensava que no dia das eleições ia aparecer alguém que concordasse em formar uma direcção, mas infelizmente não apareceu ninguém.

O REMATE – Verifiquei que os sócios ficaram satisfeitos pelos saldos positivos que o Clube e o Império apresentaram, como conseguiram amealhar essas quantias.?
ÁLVARO FREITAS-
Tudo isso foi feito com muito trabalho e muito sacrifício, tenho uma malta unida, não vou citar nomes porque posso me esquecer de algum, mas dentro da direcção temos muitos trabalhadores que mesmo sacrificando a sua vida familiar trabalharam sábados e domingos, também tivemos sorte de ter as touradas à corda que foi muito bom para o clube, e por isso conseguimos pagar tudo o que deviamos, agora não devemos nada a ninguém, sabes que quando sai uma direcção e entra outra sempre aparece uma ou outra factura para pagar, e de dívidas só temos o pagamento mensal ao banco. O presidente e a direcção está de parabéns e estou orgulhoso de ter trabalhado com esta malta.

O REMATE – O que se passa com o contrato das touradas, parece que nem todos os sócios estão de acordo.?
ÁLVARO FREITAS –
Eu não é que fiz o contrato quem o fez foi outro director, portanto o clube telefonou para os dois ganadeiros para eles fazerem as touradas em conjunto como o fizeram em 2006, só que a ganadaria Sol e Toiros disse logo que não podia, o clube entrou em contacto com o Olé Toiros ele concordou da maneira que as coisas foram feitas, tirámos as licenças porque fazemos as touradas com tudo em dia, depois o senhor Fernando Marques do Olé Toiros pensou que em vez de estar todas as vezes que houvesse touradas a montar a arena, então resolveu fazer uma arena fixa nos terrenos ao lado do campo de futebol que estava desocupado, isto não vem prejudicar em nada o clube, e foi um benefício para o clube porque temos a exploração do bar e temos a parte do restaurante, se entrar uma nova direcção que não concorde, isso depois tem de ser falado porque tudo foi escrito. Se vai haver quatro ou cinco fins de semana de touradas, isso não sei, mas sei que vai começar em Maio e vai até Setembro, em cada mês vai haver duas o que dá 10 touradas, o ganadeiro concordou que dessas 10 num fim de semana, ou seja num sábado e num domingo a receita da porta será para o clube, para além do bar, as outras oito serão a porta para o ganadeiro e o restaurante e o bar é o Oriental que explora. Acho que isto é bom para o Clube, não vou contra ninguém e cada um tem a sua opinião que eu respeito.

O REMATE- É verdade que no dia da Assembleia Geral alguns membros da Direcção entregaram as chaves do Clube.?
ÁLVARO FREITAS –
Eu não vou citar nomes porque a malta toda tinha dito que naquele dia ia entregar as chaves, eu falei com eles pedi por favor para me ajudarem em mais uma semana e não me deixarem sozinho, a malta concordou e ficaram com as suas chaves e cada um vai fazer o seu trabalho e vamos ficar unidos até domingo dia 20 quando houver a nova assembleia às quatro horas da tarde, espero que apareça muitos sócios porque sem a presença deles não podemos resolver qualquer problema.

O REMATE – Se entretanto eles resolverem entregar as chaves o que vais fazer.?ÁLVARO FERITAS – Eu gostava muito de continuar a trabalhar com eles, mas se entregarem a chave não posso pedir a eles para não fazerem isso, temos que esperar até Domingo e se não houver listas o que tenho a fazer é entre os sócios escolher alguns que me queiram ajudar a fazer um grupo para continuarmos com a porta aberta e seguirmos o dia a dia do clube. Com respeito às chaves se eles entregarem é uma decisão deles e eu não os posso obrigar a continuarem na direcção do Oriental.

O REMATE – Se não fosses o presidente da Mesa da Assembleia Geral, qual era a tua posição agora, continuavas ou saías.?
ÁLVARO FREITAS-
Se não fosse presidente da Assembleia Geral, e como o fiz até hoje não abandonava até haver uma nova direcção e é o que a malta está a fazer agora, estamos a tentar aguentar até haver uma nova direcção, e portanto na próxima assembleia este assunto tem de ficar resolvido de uma maneira ou de outra.

O REMATE – Para terminar, queres deixar alguma mensagem aos sócios do Oriental ?
ÁLVARO FREITAS –
Aproveito para agradecer a todos os sócios, simpatizantes e amigos porque não é só os sócios que ajudam o clube, não vou citar nomes, porque como disse à pouco posso esquecer-me de alguém, mas tem muitas pessoas que ajudam este clube e são amigos do clube, às vezes não querem ser sócios por causa de não poderem depois entrar para a direcção e as suas vidas particulares não o permitem, mas quero agradecer a todos eles pela ajuda que nos têm dado, o Departamento de futebol foi incansável e trabalhou muito bem durante a época de futebol, a direcção do Império das Crianças fez também uma óptimo trabalho, os directores do clube não vou dizer que um trabalhou mais do que outro, mas houve três ou quatro pessoas que foram muito sacrificadas, principalmente nos fins de semana a trabalhar no bar e na limpeza da sala, porque o arrendamento é feito mas somos nós que temos que fazer a limpeza, chegou a haver fins de semana em que a sala esteve arrendada na sexta, sábado e domingo e isso dá muito trabalho para uma direcção, uma pessoa quando entra para uma direcção tem de pensar bem o que tem que fazer, não é só por o seu nome como director e depois não fazer nada, felizmente na nossa direcção isso não aconteceu, mas anteriormente tem acontecido de ficarem como directores e depois nunca mais aparecem, para mim mais vale poucos mas bons, eu sempre disse isso. Aproveito a oportunidade que o REMATE me dá para deixar aqui os meus votos de felicidades à nova direcção que entrar para dirigir os destinos do Oriental Sports Clube.

HILDEBERTO ALVES



No comments: