Sunday, June 6, 2010

CAMPEONATO DA KDSL - PREMIER DIVISION


CAMPEONATO DA PREMIER DIVISION
DA KDSL


4ª JORNADA

ORIENTAL, 2- LEÕES,0

Campo de jogos do Oriental SC.

ORIENTAL – ( Titulares e suplentes ): Manny Rego; Eddie Roth, Kevin Andrade, Bruno Bordadagua, Dereck Castro, Jordan Feliciano, Kwadwo Asarfo-Adjei, Steve Hill, Andy Incitti, Kevin Pereira, Mark Ribeiro, Steve Soares, Matthew Zagarrio, Johnny Henry-Hayden e Chris Gomes.

Treinador: Bairos Almeida

LEÕES DE KITCHENER – ( Titulares e suplentes ): Ben, Loyd Cruz, Keith Araújo, J. Pereira, Jorge, Nuno Maceda, Steven, Andrew Sanzole, Vidovic Mladen, Krauter, Pavic, Danny Pacheco, C. Simpson, Shane Lowry, Drew Jeronem, Jovan, Kevin.

Treinador: Lourival Cruz

Antes de iniciarmos a crónica do jogo propriamente dita, queremos deixar aqui uma faceta que nos deixou apreensivos.
Referímo-nos à falta de público presente ao jogo. A tarde estava explêndida para a prática de futebol, a hora era propícia para quem esteve a trabalhar poder comparecer ao jogo, mas infelizmente quer a massa associativa do Oriental, quer dos Leões e mesmo os amantes do futebol primaram pela ausência, o que nos deixa com a ideia de que a paixão pelo futebol está a morrer entre nós, e é pena.

Os primeiros quinze a vinte minutos da partida foi de algum equilíbrio com as equipas a usarem sistemas quase idênticos, isto é, controle da bola no meio campo, e depois lançamentos longos para as alas. Neste aspecto o Oriental explorava melhor esses lançamentos devido à velocidade dos seus extremos, só que os cruzamentos não iam sendo bem aproveitados e a baliza dos leões não passava por maus bocados. Da parte leonina os seus ataques eram mais desgarrados e acabavam quase sempre na defensiva orientalista, neste período só uma ou duas vezes os leões remataram, mas sem perigo.
Aos 23 minutos e após mais um lançamento longo a bola cruzou toda a área leonina, quanto a nós existiu uma carga sobre um defesa dos leões, a bola ficou a saltitar no coração da área e Jordan Feliciano com um remate seco e colocado marcou o primeiro golo da partida.
Os Leões tentaram reagir de imediato, mas os defensores do Oriental controlavam bem a sua retaguarda e não davam chances aos avançados dos Leões para rematarem com êxito, mas mesmo assim aos 29 minutos o perigo rondou a baliza orientalista e Manny Rego teve que se aplicar para afastar com os punhos um cruzamento perigoso. Aos 40 minutos aconteceu o segundo golo, houve um primeiro remate que o guarda-redes leonino defendeu a bola sobrou para Kevin Pereira que cabeceou para o golo. Nesse lance quer o Kevin quer o defensor dos Leões chocaram e ficaram estendidos no relvado, com mais azar para o Kevin que depois de assistido teve que ir ao hospital para fazer tratamento a um golpe na cabeça.
Devido às lesões o jogo esteve parado cerca de 5 minutos, e quando foi reatado o controle do jogo continuou a pertencer ao Oriental, sempre mais afoite e com mais soluções atacantes que o seu adversário.
As equipas foram para o intervalo debaixo de chuva que entretanto começou a cair e com o Oriental na frente do marcador.
A segunda parte foi muito diferente da primeira, os Leões entraram com outra disposição, mais afoites e criaram algum perigo junto da baliza do Oriental, só que a pontaria dos seus jogadores deixava muito a desejar. No entanto manda a verdade que se diga, o Oriental também criava algumas oportunidades, mas descansava mais no resultado e deixou assim o controle do jogo entregue aos Leões.
Enfim, na nossa opinião a vitória orientalista não sofre contestação já que foi a equipa que mais rematou e procurou o golo, principalmente na primeira parte.
Quanto à arbitragem, sinceramente não gostamos, foi muito fraca, o árbitro usou uma dualidade de critérios que deixaram muito a desejar, e neste aspecto os Leões de Kitchener foi a equipa mais prejudicada pelos erros do senhor árbitro e dos seus auxiliares.
No entanto volto a frisar que o Oriental foi um justo vencedor, e se a arbitragem tivesse sido mais equilibrada o resultado poderia até ter sido outro com mais um ou dois golos para cada lado.
Estamos a ver que vai ser mais uma época em que as arbitragens vão deixar muito a desejar.

FOTOS: HILDEBERTO ALVES
CRÓNICA DE: LAURÉNIO RESENDES

No comments: