Friday, January 23, 2009

AS NOSSAS ENTREVISTA - MÁRIO BARBOSA


DIRECTOR DA MANUTENÇÃO DO EXTERIOR DO ORIENTAL

O REMATE – Marinho sei que és o responsável pela manutenção do exterior do clube do Oriental, até agora o que foi feito em renovações.?

MÁRIO BARBOSA –Esta direcção quando tomou posse, o senhor Almeida como presidente convidou-me para fazer parte da direcção, eu disse a ele que na parte de dentro do clube eu não podia aceitar, mas para a manutenção estava disposto a ajudar e então começamos a fazer as renovações e começamos pelos jardins da entrada do clube, pintamos os portões, os mastros das bandeiras, as colunas, já eliminamos as árvores que estavam na entrada, o palanquim estava muito mal situado e também foi eliminado, e já pensando no aumento do clube arranjamos o parque para os carros que está praticamente pronto, e senhor Almeida teve a ideia de fazer um pequeno recinto paras os noivos tirarem fotografias, é uma coisa que pode ser boa para o futuro, foi uma boa ideia e está uma excelente obra e tudo começou quando um dia o senhor Almeida falou com o senhor Ângelo Câmara do Cambridge Landscaping e ele disse que ajudava o clube no que fosse preciso, e assim foi o seu pessoal que fez a obra, o Carlos Soares, o Arnaldo Magalhães, o Luís Cura e outras ajudas incluindo algum pessoal da secção das obras do Oriental, com essa obra, com o aumento do salão e os melhoramentos na entrada penso que o Oriental vai ter muito a ganhar.


O REMATE – Um dia estive presente nas obras e vi que estava lá a trabalhar uma média de 15 ou 16 voluntários, para além disso a temperatura estava bastante baixa. Como foi que vocês conseguiram arranjar essas pessoas para trabalhar com este frio, decerto devem ser orientalistas.

MÁRIO BARBOSA – O Oriental é um clube de que muita gente gosta, às vezes por causa de algumas birras um ou outro não ajuda o Oriental, e para bem do clube acho que essa política devia de acabar, o que vi nesta obra foi pessoal que gosta mesmo do clube e nas horas precisas aparecem para ajudar, acho que todos os orientalistas, principalmente agora que o clube vai fazer uma obra grande, devemos nos unir porque agora mais do que nunca o clube precisa de todos, e repito, devem acabar com as birras de direcções antigas e vamos todos ajudar a fazer um Oriental ainda maior, e o aumento do salão era uma coisa que o Oriental estava urgentemente a precisar.

O REMATE – Com o aumento do salão, qual vai ser a capacidade total do mesmo.?

MÁRIO BARBOSA- O que está previsto é ter capacidade para 400 pessoas, e o bar do andar de cima vai acabar e vão fazer um em baixo, assim como uma cozinha grande para o império das crianças e também para alguma organização que esteja interessada em usar as instalações do clube para impérios e outras coisas que queiram fazer.

O REMATE – Esta obra envolve muito dinheiro, o clube contou ou conta com alguma ajuda.?

MÁRIO BARBOSA – Sim, temos tido muitas ajudas como a do senhor Ângelo Câmara do Cambridge Landscaping, do Ricky Martins que dá a madeira, o senhor Frank Rocha que deu a pedra toda e tem ajudado muito ao clube, não gosto de falar em nomes, mas não posso deixar de referir o João Bacalhau que tem sido incansável, apesar de só há 4 ou 5 anos ajudar com mais intensidade ele tem sido mesmo incansável, e outros que têm ajudado são o Luís Pinheiro, o José Maria, o Laudalino, os filhos do João Bacalhau, não esquecendo também o Anthony Excavating, não gosto muito de referir nomes porque posso me esquecer de alguns, mas na verdade estas pessoas têm sido de grande utilidade para o Oriental, e com temperaturas tão baixas como tem feito nestes dias, é preciso gostar mesmo muito do Clube para sair do calor das suas casas para ir ajudar na obra.

O REMATE – Depois das obras concluídas, que esperas futuramente do Oriental.?

MÁRIO BARBOSA – Ora, eu vou pegar num resumo do Oriental e vou buscar uma conversa que disse o presidente do Benfica ‘’ o Sporting vai fazer um campo novo, se o Benfica não tivesse feito também o seu campo novo, ficava atrasado em relação ao Sporting’’, e o Oriental com as instalações que tem e agora com este aumento com possibilidades de poder aceitar casamentos e outras festas grandes acho que isto tudo só vai fazer bem ao Clube porque temos sempre que pensar em crescer, e não parar.

Desde aquela direcção de 1998 em que o senhor João Ferreira, o Victor e o Gilberto Cabral deram início às obras do bar tudo mudou no Oriental. No ano seguinte o senhor João Ferreira continuou como presidente e decidimos aumentar o salão, e desde que o Oriental deixou o bar que tinha na baixa da cidade e construiu o seu os próprio bar, o clube mesmo com alguns percalços que tem acontecido, tem crescido muito e tem melhorado muito as suas instalações.

O REMATE – O que dizem os sócios de mais esta obra.?

MÁRIO BARBOSA –Já se sabe que alguns ficam apreensivos porque com estas obras os juros vão aumentar um pouco, mas é preciso não esquecer que com estas novas instalações vai entrar mais rendimentos, temos sempre que pensar que, para fazer dinheiro temos que investir,e acho que todos os que são sócios e gostam mesmo do Oriental vão gostar de ver com que excelentes instalações o clube vai ficar, lembro-me que antigamente chamavam ás instalações do Oriental a barraca, mas o clube foi crescendo, e com esta direcção e com outras que venham a entrar o Oriental nunca vai parar de crescer e fico muito feliz por isso, e até recordo uma frase do senhor João Ferreira que um dia me disse, o Oriental tem de crescer, e na verdade isso tem acontecido.

O REMATE – O que achas que o clube tem de fazer para que os sócios e os orientalistas frequentem mais as suas instalações.?

MÁRIO BARBOSA –Um dos maiores problemas é que hoje em dia a qualidade do futebol já não chama muitas pessoas a assistir aos jogos, e se não fosse os donativos que o Bairos Almeida conseguiu arranjar o futebol dava sempre saldo negativo, mas com esses patrocínios que o Bairos Almeida angaria a despesa com o futebol tem sido quase nula. O Oriental é um clube de futebol e nunca deve acabar com a equipa, mas na verdade o futebol só traz despesa para o clube, muitas pessoas falam que o clube devia estar numa Liga mais alta, mas nessas ligas as despesas são maiores e não se vê lucros financeiros, por isso acho que o clube está a fazer um bom trabalho e tem mantido as suas equipas de futebol, mas sem entrar em loucuras porque os directores sabem das despesas com as obras e não pode gastar muito dinheiro com o futebol.


O REMATE – Já que falamos do futebol, achas que o Oriental devia ter duas equipas a competir como já aconteceu.?

MÁRIO BARBOSA –Quanto a mim não acho uma boa idéia porque duas equipas dá muita despesa, é preferível o Oriental formar o seu plantel com 17 ou 18 jogadores e os outros jogadores que não tem lugar na equipa, pois esses podem ir jogar em outros clubes, duas equipas é muito dispendioso, e nesta altura o Oriental não pode gastar muito dinheiro com o futebol.

O REMATE –Ainda está longe a nova época do futebol, mas achas que este ano o Oriental vai ter um boa equipa.?

MÁRIO BARBOSA – O senhor Almeida é uma pessoa que gosta que as coisas corram sempre bem, e quanto a mim tem sido um bom presidente com muita vontade e quer que as obras vão em frente, mas não é só ele, é a direcção toda, por isso acho que o clube vai formar uma equipa para não deixar mal o nome do Oriental.

O REMATE –Muitas pessoas falam que esta direcção é uma das melhores que passou pelo clube, estás de acordo com estas afirmações.?

MÁRIO BARBOSA – Nos últimos 10 ou 12 anos, ou seja desde 1998 o Oriental tem tido direcções muito boas, tem havido algum ano com algum problema das direcções, mas o Oriental a partir dessa data tem sempre crescido por isso temos que dar valor a esta, e outras direcções que já passaram pelo clube.

O REMATE –Algumas pessoas tem criticado o contrato que o clube fez com o F. Marques para as touradas no clube. Achas que foi um bom contrato.?

MÁRIO BARBOSA –O contrato que fizeram é bom porque as touradas só trazem dinheiro para o clube, sabemos que dá muito trabalho às direcções, mas como disse é lucrativo, só não é bom é que o acordo tenha sido feito por 10 anos, acho que devia ter sido por cinco anos e depois era renovado, porque depende também do nível de vida e de como as coisas estão, mas fazer o contrato, acho que no tempo do Jerónimo e do Mário Fernandes foi uma coisa muito boa, porque as touradas trazem dinheiro ao clube, e tudo o que trouxer dinheiro ao Oriental é bom.


O REMATE – Então é verdade que se não fossem as touradas o Oriental não tinha dinheiro para pagar certas dívidas que apareceram.?

MÁRIO BARBOSA – Não nos podemos fiar só nas touradas, temos sempre que criar condições para fazer dinheiro e o aumento do salão é uma dessas soluções, e o que vier daí por acréscimo é só lucro para o Oriental.

O REMATE – Para quando achas que o salão esteja pronto a funcionar.?

MÁRIO BARBOSA – Tem havido alguns atrasos devido às licenças, mas em princípio o salão deve ficar pronto nos fins de Abril, se entretanto o bar e a cozinha do império não estiverem ainda prontos não tem problema, queremos é acabar o salão em Abril, mas com o empenho que todos estão a ter acho mesmo que o salão vai ficar pronto na data que queriamos.

O REMATE – Para terminar queres deixar alguma mensagem aos orientalistas e comunidade portuguesa.?

MÁRIO BARBOSA – Quero aproveitar para agradecer a todos aqueles que estão ajudando o Oriental, e o Antonino Excavating que fez as fundações é uma delas e vai fazer também o escoamento das águas, e como ele diz eu faço isto para ajudar o Oriental, não as pessoas, eu não olho ao nome dos presidentes, mas sim olho o clube, estou ajudando o José Almeida como já ajudei o Rui, o João Ferreira e o Jerónimo. É de pessoas como estas que o Oriental precisa, que ajudam sem pensar em ganhar dinheiro, mas com o prazer de ajudar. A todos o nosso muito obrigado.


HILDEBERTO ALVES







No comments: