Friday, January 23, 2009

PÁGINA DOS AÇORES


FAYAL SPORT CLUB comemora um século ao serviço do desporto açoriano

O decano dos clubes do futebol dos Açores assinala no próximo dia 2 de Fevereiro 100 anos ao serviço do desporto com um vasto e diversificado programa.


O centenário do Fayal Sport Club – FSC, que ocorre no dia 2 de Fevereiro próximo, terá como ponto alto, naquele dia, a realização de uma Sessão Solene na sede-ginásio do clube, pelas 21 horas.
Fernando Menezes, ex-presidente da Assembleia Legislativa Regional, será o orador oficial desta sessão, durante a qual actuará o Grupo Coral da Horta e serão entregues diplomas de reconhecimento aos filhos dos 21 sócios-fundadores do histórico Fayal Sport Club.
Entre outras entidades, são esperadas nesta sessão comemorativa as presenças dos presidentes do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, bem como dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, e da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha.
O dia do centenário ficará ainda marcado pelo lançamento do carimbo alusivo aos 100 anos dos “Verdes” da Alagoa, a cargo do Clube de Filatelia “O Ilhéu”, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, e pela inauguração da exposição “Fayal Sport Club – Símbolo do Património Desportivo dos Açores”, numa iniciativa do Museu da Horta.
Estes dois acontecimentos terão como palco as instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, estando o primeiro agendado para as 19:30 horas e o segundo para as 20 horas.
Para dia 1 de Fevereiro, véspera do centenário, o programa comemorativo apresenta como pontos altos a inauguração do Memorial do Centenário (16:30 horas), que ficará implantado no exterior do Estádio da Alagoa, e um beberete na sede-ginásio (20 horas), cerimónias a que presidirá o presidente da Assembleia Legislativa Regional, Francisco Coelho.
Dedicado “Aos que iniciaram a caminhada” a 2 de Fevereiro de 1909, este Memorial, construído em aço e basalto, tem a assinatura dos arquitectos Paulo Macedo e Pedro Porteiro.
Do programa para 1 de Fevereiro fazem igualmente parte um torneio de futebol infantil com todas as equipas do Faial no Estádio da Alagoa (10 horas), uma missa de sufrágio na Igreja da Conceição (10:30 horas) por todos os sócios e desportistas falecidos, seguida de romagem ao Cemitério do Carmo, e o jogo de futebol sénior Fayal Sport Club – Prainha Futebol Clube, no Estádio da Alagoa (14:30 horas).
Este período festivo do decano dos clubes de futebol da Região Autónoma dos Açores arranca, porém, no dia 30 de Janeiro, com a apresentação em ante-estreia, no auditório da biblioteca pública, pelas 21 horas, do documentário da RTP/Açores “Fayal Sport Club – 100 anos de Memórias”, da autoria do jornalista Alexandre Simas.
A 31 de Janeiro, o programa inclui um torneio de futebol com todas as equipas de escolas da ilha do Faial, no Estádio da Alagoa (10 horas), o jogo de basquetebol feminino sénior Fayal Sport Club – Clube ANA de Santa Maria, no pavilhão da Escola Secundária Manuel de Arriaga (19:30 horas), e o lançamento do livro “Aguenta Verdes”, de Armando Amaral, e do CD da Marcha do Fayal Sport Club, da autoria de Victor Rui Dores e Xico Ávila, na sede do Fayal Sport Club (21 horas).

As comemorações dos 100 anos do Fayal Sport Club tiveram início em Julho último e, terminado este “pico” festivo, por ocasião da passagem do centenário, prosseguirão nos meses seguintes, com várias iniciativas.

PROGRAMA
Aqui fica, então, o vasto e variado programa das comemorações dos 100 anos de vida do mítico Fayal Sport Club, o decano dos clubes de futebol das ilhas de bruma:

30 de Janeiro (sexta-feira)
08:30 horas – Içar da Bandeira, na sede-ginásio do Fayal Sport Club.
21:00 horas – Ante-estreia do documentário da RTP/Açores “Fayal Sport Club –100 anos de Memórias”, da autoria do jornalista Alexandre Simas, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.

31 de Janeiro (sábado)
10:00 horas – Torneio de futebol com todas as equipas de escolas da ilha do Faial, no Estádio da Alagoa.
19:30 horas – Jogo de basquetebol feminino Fayal Sport Club – Clube ANA de Santa Maria, categoria de seniores, no pavilhão da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
21:00 horas – Sessão de lançamento, na sede do clube, do livro “Aguenta Verdos”, de Armando Amaral, e do CD da “Marcha do Fayal Sport Club”, da autoria de Victor Rui Dores (letra) e Xico Ávila (música).

1 de Fevereiro (domingo)
10:00 horas – Torneio de futebol com todas as equipas de infantis do Faial, no Estádio da Alagoa.
10:30 horas – Missa de sufrágio na Igreja da Conceição por todos os sócios e desportistas falecidos, seguida de romagem ao Cemitério do Carmo.
14:30 horas – Jogo de futebol Fayal Sport Club – Prainha Futebol Clube, em seniores, no Estádio da Alagoa.
16:30 horas – Inauguração do Memorial do Centenário na frente do Estádio da Alagoa.
20:00 horas – Beberete do Centenário na sede-ginásio do Fayal Sport Club.

2 de Fevereiro (segunda-feira)
19:30 horas – Lançamento do Carimbo comemorativo do Centenário do Fayal Sport Club, pelo Clube de Filatelia “O Ilhéu”, da Escola Secundária Manuel de Arriaga, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.
20:00 horas – Inauguração da exposição “Fayal Sport Club – Símbolo do Património Desportivo dos Açores”, na Sala de Exposições da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.
21:00 horas – Sessão Solene do Centenário, na sede-ginásio do Fayal Sport Club.
DESTAQUE

Altas figuras presentes

Conforme damos conta neste trabalho, o centenário do Fayal Sport Club – FSC ocorre no dia 2 de Fevereiro próximo e terá como ponto alto, naquele dia, a realização de uma Sessão Solene na sede-ginásio do clube, pelas 21 horas.
Fernando Menezes, ex-presidente da Assembleia Legislativa Regional, será o orador oficial desta sessão, durante a qual actuará o Grupo Coral da Horta e serão entregues diplomas de reconhecimento aos filhos dos 21 sócios-fundadores do Fayal
Sport Club.
Entre outras entidades, são esperadas nesta sessão comemorativa as presenças dos presidentes do Governo Regional dos Açores, Carlos César, e da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro, bem como dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, e da Federação Portuguesa de Basquetebol,

In diarioinsular onkine

No comments: