Friday, January 23, 2009

CRISTIANO RONALDO, O MELHOR DO MUNDO


CRISTIANO RONALDO,GALARDOADO
O MELHOR DO MUNDO

Já correu mundo a notícia de que o português CRISTIANO RONALDO foi consagrado como o melhor futebolista do mundo em 2007 / 2008, mas nunca é demais recordar o feito deste jovem jogador saído das camadas jovens do Sporting.

Prémio: FIFA elege Ronaldo como Melhor Jogador do Mundo

“Espero cá voltar”

"Espero cá voltar para o ano." Passavam sete minutos das 20h00 de ontem quando Cristiano Ronaldo concretizou o sonho de uma vida: ser reconhecido como o Melhor Jogador do Mundo para a FIFA. Há um ano, o português não escondia a desilusão de ser relegado para o terceiro lugar, atrás de Messi (2º) e Kaká (1º). Ontem, na gala realizada em Zurique (Suíça), a emoção tomou conta do craque madeirense. "É um dos momentos mais felizes da minha vida", disse, com lágrimas nos olhos.

As palavras de Ronaldo, após receber o galardão das mãos do brasileiro Pelé, reflectiam algum nervosismo para uma consagração que foi inequívoca. O avançado do Manchester United, de 23 anos, somou 935 pontos dos votos dos seleccionadores e capitães das selecções, superando o argentino Messi (Barcelona), com 678, e o espanhol Fernando Torres (Liverpool), com 203. Ronaldo recebeu 136 votos para melhor jogador (cinco pontos), 77 como segundo (três pontos) e 24 como terceiro (um ponto). Fora do pódio ficaram o brasileiro Kaká (AC Milan) e o espanhol Xavi (Barcelona).

O prémio da FIFA fechou, assim, com chave de ouro um ano inesquecível para o internacional português: campeão inglês, europeu e mundial pelo Manchester United, melhor marcador dos campeonatos europeus, com 31 golos, e vencedor da Bola de Ouro da revista francesa ‘France Football’.

Ronaldo sucedeu, assim, a Luís Figo (2001) como o segundo jogador português a conquistar a distinção maior da FIFA. E iguala ainda a proeza do brasileiro Ronaldo ‘Fenómeno’, em 1997, ao ganhar no mesmo ano a Bota e a Bola de Ouro e o troféu da FIFA.

A alegria pelo prémio deu ainda para o português brincar com os seus familiares, que assistiram à cerimónia pela televisão, na Madeira: 'Já podem largar os foguetes que têm lá guardados.'

DISCURSO DIRECTO

'UM MOMENTO ÚNICO' (Cristiano Ronaldo, Melhor jogador do Mundo)

– Era este momento com que tanto sonhava?

Cristiano Ronaldo – Sim. Ser número um era uma ambição há alguns anos. Um momento único na minha vida e na minha carreira.

– A quem dedica este prémio?

– À minha mãe, pai [falecido], restante família e amigos como o Zé [ex-cunhado] e Jorge Mendes [empresário]. Também aos meus colega de profissão, sobretudo do Man. United e ao meu treinador, Alex Ferguson.

– Um troféu também para Portugal...

– Sem dúvida. Para todos os portugueses, sem eles não conseguia estar motivado para jogar bem. Muito obrigado a todos.

– Sentia-se favorito?

– Tive uma época espectacular. Sei o que fiz em 2008. Este prémio é, naturalmente, a apoteose da temporada.

– Quem destaca na sua formação como jogador?

– Tanto no Sporting, como depois no Manchester, todos os treinadores foram importantes, mas Alex Ferguson e Luiz Felipe Scolari foram os que mais me ajudaram a crescer.


REACÇÕES

'Envio-lhe o testemunho do regozijo com que recebemos a notícia da sua eleição. Aceite os meus parabéns.' (Cavaco Silva, Pres. República)

'Parabéns a Ronaldo. Nenhum outro jogador conseguiu atingir o nível exibicional que ele atingiu em 2008.' (Jorge Mendes, Empresário)

'É um jogador de grande nível e não precisaria deste prémio para ser visto como o melhor do Mundo.' (Alberto João Jardim, Presidente do Governo Regional da Madeira)

'Cristiano Ronaldo está de parabéns. É um prémio justo e merecido e que honra o futebol português.' (Hermínio Loureiro, Presidente da Liga)

'PARABÉNS MEU QUERIDO'

'Parabéns meu querido'. Foi assim que Dolores Aveiro, mãe de Cristiano Ronaldo, felicitou ontem o filho, via telefone, cerca de 30 minutos após a eleição de Melhor Jogador do Mundo de 2008. Com dificuldades em descrever a sua felicidade, Dolores deixou o filho Hugo endereçar as primeiras palavras ao ‘mano’. 'Tenho muito orgulho em ti, é um dos dias mais felizes da minha vida. Mereces pelo que tu és, humilde e boa pessoa', vincou.

A eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do Mundo de 2008 foi celebrada com champanhe, fogo de artifício e espetada, houve ‘tudo’ numa das 'noites mais felizes' da vida da família Aveiro, conforme admitiram todos. Nem faltaram as ‘buzinadelas’ de celebração dos carros que passaram pela casa da família, em São Gonçalo, na Madeira.

'Não é todos os dias que temos o melhor jogador do Mundo', sublinhou Hugo, irmão do craque. E por isso nada faltou para embelezar o momento da consagração. Impedidos de acompanhar na Suíça a cerimónia face ao horário ‘apertado’ de Ronaldo, que hoje terá de se apresentar ao trabalho em Manchester, o ‘clã’ Aveiro (só faltou a irmã Cátia Aveiro, Ronalda no meio artístico), montou a ‘sua’ festa.

'O meu coração já acalmou um pedacinho mas está ainda a trabalhar muito depressa', afirmou Dolores Aveiro, após o anúncio. 'Estava um bocadinho nervosa, mas nunca duvidei. Mas nesta vida tudo pode acontecer...', disse entre lágrimas, reconhecendo: 'Se está onde está, deve-o também a mim e ao pai – falecido Dinis Aveiro'.


OS MELHORES DESDE 1991


1991 - Lothar Matthäus (ALEMANHA)

1992 - Marco Van Basten (HOLANDA)

1993 - Roberto Baggio (ITALIA)

1994 - Romário ( BRASIL)

1995 - George Weah (LIBÉRIA)

1996 - Ronaldo ( BRASIL)

1997 - Ronaldo ( BRASIL)

1998 - Zinédine Zidane (FRANÇA)

1999 - Rivaldo ( BRASIL)

2000 - Zinédine Zidane (FRANÇA)

2001 - Luís Figo (PORTUGAL)

2002 - Ronaldo ( BRASIL)

2003 - Zinédine Zidane (FRANÇA)

2004 - Ronaldinho ( BRASIL)

2005 - Ronaldinho ( BRASIL)

2006 - Fabio Cannavaro (ITA)

2007 – Kaká ( BRASIL )

2008 – Cristiano Ronaldo ( PORTUGAL )


MARADONA ELEGEU CRISTIANO RONALDO

Diego Armando Maradona votou em Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do Mundo, em 2008. O seleccionador da Argentina deu cinco pontos ao extremo português, três ao sueco Ibrahimovic (Inter) e um ao avançado do Togo Adebayor (Arsenal).

Já Carlos Queiroz, que não podia votar em Ronaldo, elegeu o espanhol Xavi (Barcelona), o brasileiro Kaká (AC Milan) e Ibrahimovic, enquanto o capitão da selecção nacional, Nuno Gomes, escolheu o holandês Ruud van Nistelrooy (Real Madrid), o marfinense Didier Drogba (Chelsea) e o marfinense Samuel Eto'o (Barcelona).

Carlos Dunga e Vicente Del Bosque, seleccionadores do Brasil e da Espanha, respectivamente, também consideraram que o extremo do Manchester United foi o melhor jogador do ano passado.

'ENTROU NUMA GALERIA RESTRITA DE JOGADORES'

' Cristiano Ronaldo entra numa galeria restrita de jogadores e este será, seguramente, o melhor incentivo para uma carreira que ainda está no seu início', disse ontem Rui Costa, director desportivo do Benfica, momentos depois de a FIFA ter consagrado o extremo do Manchester United como o melhor jogador do Mundo, em 2008, na gala realizada em Zurique, na Suiça.

“ É uma distinção merecida por tudo o que fez no ano passado e que prestigia o futebol português. Ao talento soube juntar o trabalho e dedicação necessárias para poder merecer a cerimónia que hoje o consagrou como 'melhor do mundo'', concluiu.

Em 2008, o jogador português venceu a Liga inglesa e a Liga dos Campeões, provas em que foi o melhor marcador, e o Mundial de clubes.


No comments: