Saturday, December 25, 2010

HOJE JOGO EU........ JOÃO G. SILVA




JOÃO G. SILVA

JORNALISTA

BRAMPTON, ONTÁRIO


FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO 2011


Estamos a chegar ao final de mais um ano, o de 2010 que se passou tão rápido, para darmos as boas-vindas ao novo ano de 2011.
A quadra festiva chegou e, com ela, a velha tradição anual de troca de felicidades entre amigos e familiares.
No que diz respeito ao desporto-rei, como todos sabem o glorioso Sport Lisboa e Benfica foi o campeão, após alguns anos de jejum, mas no corrente campeonato tem sido pura desilusão, para não falar na precose eliminação da Liga dos Campeões, onde foram relegados para a Liga Europa. No sorteio realizado esta semana, o Benfica vai defrontar a equipa alemã do Estugarda, uma pêra nada doce, mas agora é a eliminar em dois jogos. A outra desilusão tem sido o Sporting CP, que fez pela vida na Liga Europa, mas vai mal a nível de campeonato.
A grande surpresa, ou não, tem sido a caminhadoa vitoriosa do FC Porto, que termina o ano sem derrotas e leva oito pontos de avanço na Liga Sagres sobre o Benfica 2º classificado.
A nível Açores, o Santa Cara, mais uma vez, não conseguiu subir ao escalão maior do futebol em Portugal, e vai nesta nova época pelo mesmo caminho, pois falta o homem golo para fazer a difereça na Liga Orangina, num campeonato muito disputado.
Na Série Açores - III Divisão, o FC Madalena foi o campeão e voltou a subir á 2ª Divisão, e segue na 5ª posição na Zona Sul, e o Operário na 6ª lugar, enquanto o Sport Praiense segue na cauda da tabela na 14ª. posição na tabela classificativa.
Sobre os campeonatos regionais, na ilha Terceira o SC Vilanovense foi o campeão da AFAH. No campeonato da AFH - Faial /Pico, o vencedor foi o Prainha FC da ilha do Pico, enquanto que em São Miguel o campeão foi o Sporting Ideal da Ribeira Grande. Todas estas equipas subiram á III Divisão Nacional. Já no decorrer desta temporada, na ilha de S. Miguel, o Desportivo de São Roque conquistou a Taça de Honra da AFPD, e o Águia dos Arrifes conquistou a taça Aniversário. Na ilha Terceira a equipa de Os Marítimos venceram o torneio da Abertura. Na Graciosa o Sporting de Guadalupe conquistou o primeiro tróféu da época ao vencer o torneio de Abertura. Em São Jorge foi o Desportivo Velense que arrecadou o respectivo trófeu. Nas provas da AFH- Faial/Pico, o Desportivo Lajense venceu o torneio de Abertura. Muito mais tinhamos a informar em retrospetiva, daquilo que aconteceu a nivel desportivo ao longo do ano, mas preferimos ficar por aqui.
Nesta quadra festiva, quero desejar aos leitores do boletim ''O Remate'', votos de um Bom Natal e um Feliz Ano Novo de 2011, cheio de paz e felicidades, saúde e desporto!


João G. Silva (Brampton).

No comments: