Sunday, July 1, 2007

ORIENTAL - BOAVISTA BRAMPTON - REPORTAGEM

CAMPEONATO DA REGIONAL LEAGUE


Oriental, 2 – Boavista Brampton, 2

Campo de jogos do Oriental Sports Club.

ORIENTAL: Manny Rego; Zakery Tait, Rob Burger, Zoran Kukic, Eddie Roth, Stefan, Kevin Karn, Afrim, Richard Martins, Chris Gomes, Kevin Pereira.

SUPENTES: Mark MacQuade, Steve Soares, Surej.

TREINADOR: Humberto Pereira

Golos: Chris Gomes e Afrim

BOAVISTA BRAMPTOn: ( titulares e suplentes): Edson Lopes; Aaron Vieira, Adam Pacheco, Brain Nogueira, Chris Shelton, Claudio Dias, David Dias, Jason Sousa, Kevin de Sousa, Lanny Tavares, Michael Sousa, Steve Pacheco, Steven Oliveira, Jimmy Baduras.

TREINADOR: Jason Aguiar.

Golos: Aaron Vieira e Adam Pacheco

Numa tarde de sol e muita humidade, porque será que os jogos começam às 04:00 horas da tarde.?, Oriental e Boavista de Brampton lutaram contra as altas temperaturas que se faziam sentir, mas mesmo assim proporcionaram um razoável espectáculo de futebol ao pouco público presente.
Principalmente nos primeiros quarenta e cinco minutos foi um jogo muito táctico, com as equipas a não arriscarem em demasia, mas a turma do Boavista foi sempre mais afoite atacando com algum perigo, embora sem tirar grandes dividendos dessas suas iniciativas atacantes, por sua vez o Oriental ia respondendo, como lhe competia, mas também sem criar lances de verdadeiro perigo.
Nesta 1ª parte, e até ao minuto 40 anotamos apenas 4 ou 5 situações de algum perigo sendo a equipa do Boavista aquela que mais perigo criou, e quando se esperava chegar ao intervalo sem alteração no marcador, nos espaço de dois minutos o Oriental virou o resultado a seu favor, aos 43 minutos numa boa jogada de combinação entre Steve Soares, acabado de entrar, e Chris Gomes este rematou forte não dando hipóteses ao guardião contrário. Ainda não refeita da surpresa do 1º golo a turma do Boavista viu as suas redes de novo violadas desta feita após um remate bem colocado do médio Afrim, outra vez sem hitóses de defesa, assim, no espaço de dois minutos o Oriental alcançava uma vantagem tranquila para poder enfrentar a segunda metade da partida sem grandes preocupações.

A segunda parte foi toda ela diferente da primeira, o Oriental entrou muito vagaroso, mas mesmo assim ainda podia ter ampliado a contagem se o àrbitro tivesse assinalado uma grande penalidade, quanto a nós existente, por empurrão ao Chris Gomes dentro da área.

A partir daqui o jogo conheceu outros contornos, o Boavista de Brampton veio para a frente e o meio campo orientalista aos poucos foi perdendo o fulgor, talvez devido ao cansaço, e não surpreendeu que aos 10 minutos o Boavista tivesse reduzido para 2-1 depois de uma fifia monumental dos centrais orientalistas. Cheirava a mais golos e a empate já que o comando da partida pertencia aos forasteiros, e aos 20 minutos o Boavista chegou merecidamente ao empate devido a uma nova atrapalhação da defensiva do Oriental que não conseguiu afastar a tempo bola do interior da sua área.
T udo voltava à estaca zero, isto é, o jogo conhecia uma igualdade que decerto não estava nas previsões dos orientalistas quando foram para o descanso, mas diga-se de passagem que esta igualdade era merecida por aquilo que o Boavista tinha feito até ao minuto vinte e por aquilo que o Oriental não fez nesse espaço de tempo. A emotividade cresceu e foi mesmo o Boavista que esteve à beira de se adiantar no marcador quando ao minuto 32 um defesa da casa safou sobre o risco da baliza uma bola que levava o selo do golo.

O último quarto de hora foi jogado com mais intensidade e qualquer das equipas podia ter desempatado já que depois de uma pequena quebra, principalmente do seu meio-campo, o Oriental conseguiu de novo equilibrar o jogo e aproximar-se também com algum perigo da baliza de Edson Lopes que em duas ocasiões salvou a sua equipa da derrota com duas estupendas defesas.
Apesar do empenho das duas equipas, o resultado não se alterou acabando o empate a dois golos por ser um resultado justo por aquilo que as duas equipas fizeram durante os 90 minutos. Uma vez mais gostamos de ver evoluir a turma orientalista, mas neste jogo, não sabemos se por cansaço ou por outro motivo qualquer, o seu meio campo durante largo tempo da segunda parte perdeu lucidez, e entregou essa faixa do campo ao Boavista de Brampton que mostrou ser uma boa equipa, com jogadores com um alto grau de tecnicismo e ser uma turma com muito traquejo.

Quanto à arbitragem, sinceramente não gostamos, o árbitro, algo pesado, não acompanhava as jogadas de perto, usando dualidade de critérios na amostragem dos cartões amarelos, quatro para jogadores do Oriental, nenhum para o Boavista, tendo inclusivé feito vista grossa a uma grande penalidade numa carga fora do tempo a Chris Gomes.
Para além dos referidos deslizes, o árbitro também não soube controlar correctamente o tempo jogado tendo terminando o encontro sobre o minuto 90, isto apesar de minutos antes ter havido uma interrupção de mais de 5 minutos, devido a uma pequena discusão entre dois jogadores e a consulta ao arbitro auxiliar que acompanhava o ataque do Oriental.

Enfim, não é novidade para nós porque já estamos habituados a assistir a arbitragens muito fracas quer nesta Regional Division, quer na Provincial Division.

LAURÉNIO RESENDES



No comments: