Thursday, November 13, 2008

HISTÓRIA DO ORIENTAL

HISTÓRIA DO ORIENTAL SPORTS CLUBE INC.

II PARTE

O NOVO ORIENTAL

O CLUBE COMEÇA

A CRESCER

A nível sócio cultural para além dos eventos que o clube anualmente realiza, incluindo o Império das Crianças, é de referir que muitos dos artistas nacionais e estrangeiros que por cá actuaram muitos deles o fizeram a convite do clube, factor que foi de extrema importância pois contribuiu, e de que maneira, para uma maior divulgação do nome do ORIENTAL SPORTS CLUB além fronteiras.

Apesar de todos os brilharetes desportivos e culturais que ia realizando e registando no seu historial, algo faltava fazer para enriquecer ainda mais o seu património.

Felizmente essa lacuna está preenchida com a construção da Sede-Bar e Salão de Festas

Possuir uma Sede própria foi decerto o sonho de muitas direcções que sucessivamente foram dirigindo os destinos do clube, só que, por este ou aquele motivo o ambicioso projecto nunca teve a concretização desejada, mas, quando o homem quer a persistência humana consegue ultrapassar os obstáculos que se opõem aos seus anseios, o impossível acontece e foi isso que realmente sucedeu e o velho sonho é hoje uma realidade.

A derradeira tentativa para a realização da obra ganhou forma no Outono de 1997 durante a gerência do senhor João Ferreira.

Nessa ocasião foi decidido que seria formada uma Comissão de Obras liderada pelo Gilberto Cabral, grande impulsionador do projecto, e da qual faziam parte Joe Puim, Jeremias Lopes, Manuel Oliveira, Manuel Humberto Resendes e Vitor Fernandes.

Inicialmente o empreendimento era para ser entregue a uma companhia de construção, mas como os altos preços apresentados não agradaram à referida Comissão esta tomou a seu cargo a efectivação da mesma e resolveram dividir a obra em duas partes distintas:

Primeira fase teve como objectivo principal a construção da Sede-Bar.

Segunda fase foi dedicada ao Salão de Festas, e a outros melhoramentos.

Depois de conseguido o necessário empréstimo bancário, e ultrapassados que foram alguns problemas burocráticos, em Fevereiro de 1998 com a demuliação do velho barracão anexo ao edifício existente no parque de jogos, teve início a construção da Sede – Bar que, devido aos rigores do inverno se prolongou até finais do mês de Agosto desse ano

No primeiro piso estão instaladas uma cozinha, casa de banho para deficientes, balneários para atletas e árbitros, e arrecadações.

O piso superior é composto por uma ampla sala com chão em cerâmica e tem quarto grandes janelas que nos oferecem uma visão total do campo de jogos, duas casas de banho, cozinha e o respectivo bar.

Todo o imóvel possui sistema de ar condicionado central, e foi inaugurado em Setembro quando a segunda fase das obras estava já em franco progresso.

AS AJUDAS

Desde a a primeira hora o clube contou com a ajuda de muita gente, nomeadamente na mão de obra, mas é de toda a justiça destacar todo o trabalho e entrega total patentiada por todos os membros da referida Comissão de Obras aos quais devemos juntar o senhor João Amaral, um pedreiro com largos anos de experiência, o mestre João Soares sempre pronto a colaborar em tudo, o Anthony Resendes da firma Anthony Excavations, o Jimmy Monteiro que com alguns dos seus trabalhadores ajudou a erguer as paredes do prédio, os pedreiros José Câmara e Hermínio Amaral, e ainda o incansável Manuel Medeiros, isto, sem desprimor por aqueles que não foram aqui mencionados, mas que de uma maneira ou de outra também deram a sua valiosa colaboração.

Observação: Na época em que comecei a elaborar estes artigos, foi precisamente na altura que foram dadas por concluídas as obras. Nos anos seguintes muitas mais ajudas e novos projectos foram realizados.

Na próxima edição irei falar da construção do Salão de Festas.

CONTINUA

LAURÉNIO RESENDES


No comments: