Thursday, November 27, 2008

LIGA DOS CAMPEÕES

FC PORTO, NOS OITAVOS DE FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES

O FC Porto venceu o Fenerbahçe por 2-1, com os dois golos a serem apontados por Lisandro Lopez (19 e 28 min.), sendo que o golo turco foi apontado por Kazim Kazim, aos 63 minutos. Num jogo em que a equipa portuguesa esteve muito bem tacticamente, conseguindo colocar-se em vantagem nos momentos certos. Esta vitória, conjugada com a vitória do Arsenal sobre o Dinamo Kiev, permite ao FC Porto a presença nos oitavos-de-final da Ligados Campeões, deixando para o jogo final contra o Arsenal a decisão de quem fica em primeiro lugar no grupo.
Apesar da boa qualidade da pressão do meio-campo do FC Porto, assitiu-se a uma anormal perda de bolas por parte do Fenerbahçe na sua intermediária, o que em competições deste nível é quase sempre fatal. E o FC Porto foi, durante a primeira parte, muito inteligente em aproveitar essas falhas para chegar por várias vezes à baliza contrária.
Aos 19 minutos o FC Porto beneficiava de um pontapé de canto, que é mal aliviado pela defensiva turca para a entrada da área, Fernando recupera a bola a coloca em Bruno Alves, que depois de uma bela recepção, cruza novamente para a área e Lisandro aproveita a falha do guardião turco e colocava o FC Porto em vantagem. O FC Porto conseguia assim uma importante vantagem, num jogo que se antevia bastante complicado.
Com o Fenerbahçe a praticar um futebol muito directo, só depois de alguma desatenção da defensiva portista é que os turcos conseguiam chegar à baliza de Hélton, mas sempre sem causarem grande perigo.
E aos 28 minutos, e depois de mais uma pera de bola no seu meio-campo, o Fenerbahçe vê Lisandro ganhar uma bola dentro da área e consegue bater o guarda-redes e apontar o segundo golo na partida. Ao que parecia ser um jogo complicado, o FC Porto agora a oportunidade de ter um jogo mais tranquilo.
Aos 34 minutos na sequência de um grande passe da defensiva, Tomás Costa surge isolado e ainda bem fora da área realiza um chapéu a Volkan, mas com grande infelicidade a bola embate no poste esquerdo da baliza turca.
Para a segunda parte o treinador espanhol Luis Aragonés fez entrar Kazim Kazim para o lado direito e notou-se que a equipa turca vinha com uma disposição diferente da primeira parte. E desde logo o FC Porto começou a sentir isso, com o jogo a desenrolar-se mais no meio-campo portista.
Aos 60 minutos o FC Porto podia ter acabado com o jogo, com Hulk a desmarcar-se e perante Volkan não conseguiu bater o guarda-redes turco. Como que a castigar o desperdício portista, o Fenerbahçe chega ao golo por intermédio de Kazim Kazim, que disfere um remate que parecia inofensivo, mas que bate em Bruno Alves e trai Hélton.
O golo teve o condão de moralizar a equipa turca, que continuou a investida sobre a defensiva portista. Os jogadores do FC Porto acusaram um pouco o golo sofrido, e demoraram alguns minutos a reagir ao golo sofrido. Entretanto o técnico Jesulado Ferreira fez entrar Guarín, Mariano Gonzalez e Pelé para refrescar o seu meio-campo.
Até ao final do encontro o FC Porto conseguiu com maior ou menor dificuldade afastar o perigo da sua baliza, aproveitando a falta de descirnimento dos jogadores turcos, que jogavam mais com o coração do que com a cabeça.
O FC Porto com duas vitórias fora do seu estádio, consegue qualificar-se para a fase seguinte de prova, e vai discuitr com o Arsenal no Estádio do Dragão quem vai ficar em primeiro lugar do grupo.
In zerozero online''

No comments: