Thursday, November 27, 2008

TAÇA UEFA

Tragédia grega

OLYMPIAKOS, 5 - BENFICA, 1

A deslocação do Benfica à Grécia foi uma autêntica tragédia, com a equipa de Quique Flores a sair goleada de Atenas com um resultado de 5-1. Foi uma noite catastrófica para os encarnados que, depois da vitória do Metalist na Turquia sobre o Galatasaray por 1-0, ficam colocados no último lugar do grupo quando lhes falta apenas um jogo para disputar, precisamente frente aos ucranianos no estádio da Luz.

O Benfica entrou praticamente a perder, já que aos 40 segundos de jogo o Olympiacos chegou à vantagem por intermédio de Luciano Galletti, que aproveitou um passe longo da defesa, que cruza para a área onde Quim se atrapalha e a bola volta para Galletti que remata forte para a baliza encarnada. Foi uma entrada de rompante da equipa grega, que iria condicionar em muito a exibição da equipa portuguesa.

O Benfica acusou bastante o golo madrugador e ia sentido grandes dificuldades para chegar à baliza grega. Aos 17 minutos o Olympiacos volta a marcar um golo, com um passe para o interior da área à procura do avançado grego e Maxi Pereira faz um corte defeituoso, sobrando a bola para Patsatzoglou que bate Quim.

A equipa da Luz estava completamente desorganizado em campo e os gregos iam aproveitando esse facto, e passados 6 minutos chegavam ao 3-0 por intermédio de Diogo que recebe a bola ainda fora da área, deixa para trás Sidnei e David Luiz, e já isolado bate Quim para fazer o terceiro golo.
A equipa de Quique Flores parecia que não estava em campo, com os jogadores a fazerem praticamente figura de corpo presente.

O Benfica só de bola parada conseguia criar relativo perigo, e aos 34 minutos na sequência de um canto apontado por Reyes, David Luiz «fuzila» Nikopolidis reduzindo para 3-1. Este golo trouxe que uma nova esperança para o Benfica, mas a defensiva do Benfica mais uma vez a facilitou bastante, e o Olympiacos ainda antes do intervalo aumentou o resultado para 4-1, com Luciano Galletti a receber a bola já bem dentro da área, e cruzou à vontade sobre a linha final para aparecer completamente à vontade Beluchi para empurrar para a baliza de Quim.
Depois do golo apontado por David Luiz o Benfica parecia que tinha voltado ao jogo, mas mais uma vez a defensiva encarnada deitou tudo a perder e o Olympiacos não desaproveitou.

Para a segunda parte esperava uma reacção encarnada e uma consequente subida de produção dos seus jogadores. Quando o jogo parecia mais equilibrado, mas uma vez mais a defensiva do Benfica continuava a falhar, e Luciano Galletti conseguiu passar por Jorge Ribeiro e desmarcou Diogo, que se desmarcou numa diagonal, surgindo isolado para bater o desamparado Quim.

Certamente que na cabeça dos adeptos começava a pairar no pensamento a goleada sofrida em Vigo por 7-0, também para a Taça UEFA. Pelo seu lado os jogadores gregos, um pouco entusiasmados pelo resultado volumoso, iam aprimorando os lances perdendo muitas vezes a objectividade que tiveram até ali.
O Benfica ia tentando desenvolver jogadas de perigo, mas a motivação dos jogadores era praticamente nula e assim era muito fácil para os defesas gregos anularam as jogadas dos avançados portugueses. Nos últimos 20 minutos de jogo, depois da entrada de Kovacevic para o Olympiacos, foi notório que a equipa grega tinha como prioridade jogar para o avançado sérvio, perdendo muito objectividade, que até ali tinha sido a sua principal arma.

Esta pesada derrota, que pode ter implicações na equipa para os próximos jogos, deixa o Benfica em último lugar do grupo apenas com 1 ponto, quando lhe falta apenas disputar um encontro nesta fase de grupos, que será a recepção na Luz aos ucranianos do Metalist.

IN ZEROZERO ONLINEMetalist.

No comments: