Friday, October 3, 2008

AS NOSSAS ENTREVISTAS - JOE CAMACHO


JOE CAMACHO

RESPONSÁVEL DA ONTÁRIO CUP

O REMATE – Sei que durante alguns anos foste o presidente da Southewst, actualmente qual a tua posição na Ontário Soccer Association?

JOE CAMACHO – Fui presidente da Southwest durante seis anos e como para tudo há um fim, chegou também ao fim o meu mandato, mas nessa altura eu já fazia parte do Competition Community na Ontário Soccer Association, quando saí da Southwest o presidente da Ontario Soccer Association perguntou-me se eu estava interessado na posição de responsável por aquele departamento, uma coisa que eu sempre queria ser era Chairman da Competition Community, depois de conversar-mos eu disse que estava interessado , a própria direcção da O.S.A. nomeou-me então chefe desse Departamento. Esse departamento tem vários pontos, organiza entre eles o torneio que todos conhecem que é a Ontário Cup onde para além do futebol na rua temos também torneios de Indoor soccer e há 3 anos começámos com o futsal.

O REMATE – Então és um dos responsáveis pela Ontário Cup.
JOE CAMACHO
– Sim, sou o responsável da Ontário Cup e tenho uma comissão formada por cinco elementos, e um rapaz e uma rapariga que trabalham a tempo inteiro para a O.S.A. Todas as leis que existe na Ontário Cup somos nós que as iniciamos, a disciplina também está sobre a nossa alçada porque durante o verão aparecem sempre protestos e somos nós que os resolvemos.

O REMATE – Qual o nome desse Torneio que vai ter lugar entre os dias 8 e 11 de Outubro em Toronto.?
JOE CAMANHO –
Este torneio é chamado de Canadian National Championships e é disputado por todos os vencedores da Ontário Cup, em idades pares a partir dos 14 anos, portanto entram equipas de 14, 16 e 18 anos, e ainda os seniores, há dois anos começamos também a ter a participação das velhas guardas, há um torneio pelo Canadá todo que é chamado Canadá Nationals. A gente aqui no Ontário de dois em dois anos organizamos esse Torneio, por acaso este ano temos os jogos dos 18 anos em rapazes e raparigas.

O REMATE – Aqui no Ontário as equipas participantes são os vencedores da Ontário Cup, e as outras províncias como selecionam as equipas para participar.?
JOE CAMACHO -
As outras províncias mandam os vencedores das suas ligas.

O REMATE – Todas as províncias do Canadá vão estar representadas neste Torneio.?
JOE CAMACHO –
Todas vão estar representadas só a Northwest Territories é que de dois em dois anos é que comparece com uma equipa de 14 anos. A Northwest Territories tem uma população a jogar futebol só com 300 jogadores, por isso é muito difícil eles terem equipas para participarem nestes Torneios, por isso eles entram nos Nationals só de dois em dois anos.

O REMATE – No Ontário o torneio é sempre realizado em Toronto.?
JOE CAMACHO –
Aqui no Ontário é sempre no Soccer Centre, como muita gente sabe é onde nós temos os nossos escritórios, temos dois campos com relva natural e outros dois com relva artificial e temos um campo para futebol de salão por isso temos todas as condições para realizar este torneio em Toronto.

O REMATE – Qual a duração deste Torneio.?
JOE CAMACHO –
O Torneio tem o seu início a partir da quarta-feira, dia 8 de Outubro e acaba na 2ª feira com a final das raparigas.

O REMATE - E é disputado por eliminatórias.?
JOE CAMACHO –
Portanto tem dois grupos de rapazes e dois de raparigas, as quatro melhores equipas disputam depois os quartos de final, meias finais e final. Na 2ª feira jogam todas as equipas que é para designar os lugares, do primeiro ao último. Para quem gosta de futebol a 2ª feira vai ser um dia cheio de futebol, começa às oito horas da manhã e o último é à uma hora da tarde, com dois ou três jogos à mesma hora.

O REMATE – Os jogos tem a duração normal de 90 minutos.?
JOE CAMACHO –
Sim, cada jogo tem a duração de 90 minutos por isso é que o Torneio é longo e demora 4 dias a realizar e as equipas têm que ter um certo tempo de descanso entre os jogos.

O REMATE – E qual o preço de entrada.?
JOE CAMACHO-
Um bilhete custa 5 dólares para um dia inteiro, se quiser ir às oito da manhã e estar até às 8 horas da noite, só paga 5 dólares, e temos também um passe para os jogos todos e custa 20 dólares, a pessoa vai lá vê os jogos que quer e no outro dia pode voltar com o mesmo bilhete. Penso que não é caro, e é apenas para ajudar a cobrir as despesas.

O REMATE – Joe tens mais alguma coisa a acrescentar?
JOE CAMACHO –
Faço um convite aos amantes do futebol para irem até Vaughan, ao nosso Soccer Centre assistir aos jogos, e tenho a certeza que vai haver bom futebol, não quero dar o favoritismo ao Ontário, mas neste Torneio vai entrar boas equipas e muito fortes que podem ganhar o Torneio que são equipas do Ontário, do Quebec, da Colômbia Britânica e de Alberta. Para além do futebol podem apreciar no Soccer Centre o Museu do Futebol do Canadá, embora o Canadá não seja um potência no futebol podem ver lá muito da história do futebol daqui. O Torneio é feito num fim de semana longo, e como já é em Outubro e não dá para ir à praia podem muito bem ir até Vaughan ver este torneio que vale a pena, é de equipas de 18 anos, mas vão estar lá muitos jogadores que em breve serão o futuro do futebol canadiano quer em homens quer em senhoras.

O REMATE – Joe, os meus agradecimentos por teres aceite o meu convite para falares deste Torneio, e desejo que tudo corra bem.
JOE CAMACHO –
Agradeço a ti e ao REMATE por mais esta oportunidade que me deram e como responsável pela Ontário Cup estou sempre pronto para prestar alguns pormenores e desejo ao REMATE as maiores felicidades, nestes oito anos de vida do Remate leio sempre e fico entusiasmado com o trabalho que vocês fazem porque além de serem amadores e com pouco tempo vocês têm feito um bom trabalho para a nossa comunidade, e peço que continuem com o mesmo esforço e vontade como o têm feito nestes últimos 8 anos.

LAURÉNIO RESENDES

No comments: