Friday, October 3, 2008

TAÇA UEFA


Benfica elimina italianos 23 anos depois

O Benfica venceu o Nápoles por 2-0 e conseguiu eliminar uma formação italiana das competições europeias 23 anos depois. Os golos só surgiram na segunda parte, Reyes aproveitou a velocidade e força de remate para abrir o marcador e Nuno Gomes confirmou a vitória num bom cabeceamento. Os encarnados seguem para a fase de grupos da Taça UEFA.

Na defesa do Benfica destaque para Jorge Ribeiro e Sidnei que mostraram ter segurado o lugar depois das boas exibições desde o jogo com o Paços de Ferreira. Katsouranis, Yebda e Ruben Amorim reforçavam o meio-campo, enquanto Reyes e Di Maria eram os extremos que tentavam servir Nuno Gomes na frente de ataque.

Como lhe competia, o Benfica assumiu as despesas do jogo para anular o atraso na eliminatória. Logo aos seis minutos Yebda e Luisão tiveram possibilidades de fazer o golo, mas os remates não tiveram o rumo desejado. À passagem dos 15 minutos, foi Di Maria que rematou cruzado, mas Gianello defendeu para canto.

A partir dos 30 minutos, o Benfica foi perdendo fulgor ofensivo e foi o Nápoles que criou as melhores oportunidades bem perto do intervalo. Canavarro enviou uma bola ao poste em cima do minuto 45 e Zalayeta na recarga não foi capaz de acertar na baliza deserta. 2 Minutos depois foi Maggio a entrar completamente isolado pela esquerda valendo aos encarnados a má opção do avançado e o bom corte de Luisão.

O estádio da Luz explodiu de alegria aos 56 minutos com o golo encarnado. Katsouranis desmarcou Reyes na esquerda num bom passe comprido, o espanhol recebeu no peito e na passada fuzilou para a baliza italiana. Depois de marcar contra o Sporting, o extremo voltou a marcar no estádio da Luz e na mesma baliza.

O Nápoles mudou de atitude no jogo, mas o Benfica continuou a ter domínio territorial. Di Maria fintou meia equipa acabando por rematar fraco para o guarda-redes italiano. Quique colocou Carlos Martins no lugar do exausto Ruben Amorim e lançou Binya para render Yebda. O camaronês regressou à competição internacional depois de cumprir o castigo após a expulsão em Glasgow.

Com o jogo já adormecido o Benfica ampliou a vantagem. Reyes cruzou cumprido e a bola foi recolhida por Carlos Martins, o médio centrou novamente e Nuno Gomes cabeceou para o poste mais distante com um bom movimento à verdadeiro ponta-de-lança.

Nuno Gomes ainda teve nos pés o terceiro, após uma excelente assistência de Katsouranis, mas o avançado rematou por cima da barra. O Benfica consegue eliminar uma equipa italiana 23 anos depois e segue para a fase de grupos da taça UEFA.

IN ZEROZERO ONLINE

No comments: