Friday, October 3, 2008

LIGA DOS CAMPEÕES

Sporting de duas caras

vence Basileia

SPORTING, 2 – FC BASEL, 0

O Sporting venceu o Basileia por 2-0, garantindo assim a primeira vitória nesta fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de uma primeira parte algo fraca, foi na segunda parte que o Sporting chegou aos golos por Romagnoli (55 min.) e por Derlei (86 min.). Foi uma vitória bastante importante para a equipa de Paulo Bento, já que no outro encontro o Barcelona foi vencer à Ucrânia o Shakhtar por 2-1, com os golos catalães a aconteceram nos últimos 3 minutos.

O Sporting entrou em campo com o seu onze habitual, ficando Simon Vukcevic no banco de suplentes, dominando desde logo em termos de posse de bola, mas não ia conseguindo converter tal domínio em oportunidades de golo. O Basileia apostava num futebol muito directo, tendo sempre como referência o avançado Marco Streller, sempre apoiado pelo português Carlitos.

Foi uma primeira parte pobre em oportunidades de golo para ambos os lados, sendo o Sporting a equipa que mais procurou algo mais do que o empate. Entretanto o meio-campo do Sporting parecia estar sem ideias, e os adeptos iam entoando o nome de Vukcevic. Foi mesmo em cima do minuto 45 que o Sporting dispôs da melhor oportunidade de golo do primeiro tempo, com Derlei a ganhar a bola ao central suíço, mas permitiu a defesa do guardião adversário.

Para a segunda parte Paulo Bento fez entrar Simon Vukcevic para o lugar de Rochemback. O montenegrino trouxe mais velocidade e dinâmica ao ataque leonino. Logo aos 49 minutos, mais uma vez um oportunidade com Derlei como protagonista. Romagnoli cruzou para a direita, onde surgiu João Moutinho com um pontapé de bicicleta coloca a bola na cabeça de Derlei que atira com estrondo ao poste esquerdo da baliza do Basileia.
O Sporting atravessava a melhor fase do jogo, o foi com alguma naturalidade que surgiu o golo leonino aos 55 minutos. Com os médios do Sporting a tentar penetrar na povoada área do Basileia, surge uma grande confusão na área que a defesa contrária parecia não conseguir solucionar, e onde o defesa David Abraham ao tentar aliviar a bola, faz com que a mesma embata em Romagnoli, fazendo um chapéu ao desamparado guardião suíço.

À medida que o tempo ia avançando, o Basileia ia arriscando mais nas marcações no meio-campo, fazendo subindo a equipa e com isso conseguiu chegar mais vezes à baliza do até então tranquilo Rui Patrício. Mas foi ao Sporting que pertenceu a melhor oportunidade, com Derlei a cabecear com a bola a embater mais uma vez nos ferros da baliza contrária. O tempo ia passando, e cada vez havia menos margem de erro para ambas as equipas, embora a equipa suíça estivesse cada vez mais afoita.

Os últimos minutos da partida foram vividos com grande ansiedade pelos jogadores e adeptos leoninos, demonstrando grande nervosismo quando o adversário se aproximava da partida. E num dos lances em que a equipa suíça se encontrava bastante adiantada, Romagnoli desmarca Derlei com um passe primoroso, e o jogador brasileiro não teve dificuldade em bater o guarda-redes Costanzo.

O apito final acabou por surgir, com o Sporting a vencer o Basileia com duas partes muito distintas. Esta vitória foi importante também do ponto de vista psicológico, já que o Sporting vinha de duas derrotas importantes, frente a Barcelona e Benfica.

In zerozero online

No comments: